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Ideias de negócios

Como montar fábrica de Brindes. Passo a Passo

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Saiba como montar uma fábrica de brindes gastando pouco e  sem cometer erros, ganhe muito dinheiro comm confecção de brindes promocionais. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Fábrica de brindes

FICHA TÉCNICA
Setor: Secundário.
Tipo de Negócio: Confecção de brindes promocionais.
Produtos: jogos americanos, mochilas, porta-lápis, quebra-cabeças, jogos-da-velha, porta-trecos, mini-vasos, saquinhos porta-biquíni, risque-rabisque, CD’s, pranchetas decoradas, etc.

Apresentação

Diz-se que o milionário John Rockefeller teria afirmado, certa vez, que se lhe sobrasse apenas um dólar de toda a fortuna, não teria dúvida: investiria em propaganda. Pode não ser uma verdade histórica, mas dramatiza o fato de que o retorno de cada dólar (ou real) investido em propaganda pode ser maior do que qualquer aplicação no mercado financeiro. E é verdade. Quem não lembra daquela régua, daquele calendário ou ainda daquele providencial porta-níqueis ganhos na última campanha eleitoral? Mania em época de eleição, esses brindes ajudam muitos políticos a vencer pleitos disputados, reforçam o marketing das empresas. Mas é sempre bom lembrar que sobressair nesse segmento exige mais do que um produto diferenciado. É preciso prestar um atendimento personalizado, surpreender o cliente com qualidade e pontualidade. Conclui-se enfim, que o segredo do sucesso, muitas vezes está em aliar simplicidade com criatividade. Quem não gosta de impressionar gastando pouco ? Afinal, a distribuição de brindes custa menos do que parece, isso sem falar no retorno desse investimento.

Mercado

Embora esse seja um mercado bastante concorrido, acredita-se que ainda exista espaço, principalmente fora dos grandes centros, para quem desenvolver peças baratas, úteis e criativas. No mercado de brindes há oportunidades para empresas de diferentes perfis. Num cenário de carência de recursos financeiros e de disputa acirrada entre as empresas pela fidelidade dos seus clientes, uma ferramenta de marketing continua a ter grande poder de sedução: o brinde.

Sazonalidade

A grande desvantagem do segmento é a sazonalidade – o maior volume de negócios concentra-se no fim do ano. Daí a necessidade de trabalhar com uma estrutura enxuta e boa administração do capital de giro. Entretanto, a tendência é que, com o crescimento do uso promocional do brinde, a oscilação diminua.

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Perfil do produto

O brinde no Brasil está vinculado à imagem de lembrança de fim de ano, mas em outros países, ele é usado especialmente como estratégia de promoção da marca. Na Europa e nos Estados Unidos quase todo produto é vendido com um brinde. O brinde representa apenas um reforço na divulgação. Significa dizer que se a marca não for conhecida, é melhor investir em outras estratégias de marketing.

Quando o brinde tem poder. Conquistar clientes fiéis sempre é o maior objetivo de qualquer empresário. A tarefa não é fácil, mas existe uma arma com bom poder de fogo: os programas de fidelização, que distribuem brindes aos consumidores mais assíduos e gastadores. Até pouco tempo atrás restritos às grandes empresas, eles começam a ser adotados pelas pequenas, que usam cupons ou tecnologias simples, como cartões com código de barras, e etc.

Por Trás do Brinde. Brinde deve lembrar perfil da empresa. Usar a criatividade e verificar se o brinde escolhido será útil ao cliente. O brinde precisa carregar o perfil da empresa, a dica é que o cliente sinta que aquilo foi feito para ele. Deve ser algo que ele possa usar no dia-a-dia. A intenção é de que a pessoa que receber um brinde com essas características vá utilizá-lo, principalmente, em momentos de descontração e lazer. A idéia é que ela lembre de maneira positiva da marca da empresa que o enviou. Essa constatação reforça a idéia de que o brinde deve vir sempre acompanhado de um texto que estabeleça um paralelo entre as regras (devidamente explicadas) do jogo e a filosofia da empresa que o está enviando.

Escolhendo o Brinde Certo. Mais que uma forma elegante de cativar, o brinde também é uma parte importante da estratégia de comunicação, já que tem como objetivo gravar com eficiência a marca na mente e no coração do consumidor, a criatividade na escolha do “presentinho”. conta mais do que a verba empregada.

Público alvo

São empresas de todos os setores, candidatos a cargos políticos, políticos, campanhas sociais, etc. Mas é importante reforçar que o brinde representa apenas um reforço na divulgação. Significa dizer que se a marca não for conhecida, é melhor investir em outras estratégias de marketing.

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Parcerias

Um sugestão é que o empreendedor do ramo de confecção de brindes se antecipe à tendência dos pequenos em estabelecer parcerias e procure inclusive induzi-las. Contribui para essa prática o fato de que, pressionados pela escassez de verbas para divulgação, alguns pequenos empresários adotem providências inteligentes, realizando promoções casadas com o objetivo de diluir custos.

Equipamentos

Para começar um pequeno negócio nesse ramo, o ideal é comprar máquinas manuais, que podem ser montadas em casa, porém se o futuro empreendedor preferir ter uma estrutura maior terá de se ter equipamentos mais específicos, tais como:

– Mesas cilíndricas de impressão, de luz a vácuo e de impressão de agendas;
– Computadores com programas gráficos;
– Impressoras cilíndricas manuais e a laser de alta definição;
– Secadoras;
– Outros equipamentos e instalações, tais como: fax, telefone, computador, automóvel, etc..

Matéria prima

São vários os tipos de matéria prima que são utilizadas na produção das brindes, tais como: Borracha EVA colorida, papéis, alumínio, vidro, madeira, tecidos, etc.

Produtos

Vão de jogos americanos, mochilas, porta-lápis, quebra-cabeças, jogos-da-velha, porta-trecos, minivasos, saquinhos porta-biquíni, risque-rabisque e pranchetas decoradas até onde a imaginação e o bolso do empreendedor puderem ir (e os clientes solicitarem). De qualquer modo, a ordem é que o cliente sinta que aquilo foi feito para ele; algo que ele possa usar no dia-a-dia.

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Cartões-raspadinha

Um bom impacto também pode ser obtido com a distribuição de cartões-raspadinha, aqueles cupons que escondem brindes, os prêmios podem ser peças mais sofisticadas ou até mesmo mercadorias da loja, sendo que o ideal é deixar premiado pelo menos um terço dos cupons.

Calendários de Mesa

Com estrutura de PVC, esses calendários podem ser usados como suporte para refil, onde serão impressos o calendário propriamente dito e a logomarca do cliente. O iniciante pode comprar essas estruturas prontas ou terceirizar a produção. Pode-se associar também a produção de displays para o comércio, que têm procura o ano inteiro.

Chaveiro

Outro exemplo de produto utilizado para distribuição como brinde são os chaveiros. A tipos de chaveiros.

  • Chaveiro de Couro. O couro utilizado é o “vaqueta cristal”. Através de um equipamento denominado balancim, o couro é cortado no formato desejado para os ser utilizado nos chaveiros, de acordo com o projeto do cliente; Normalmente, as chapas de metal utilizadas são as chapas de latão, que são cortadas no formato desejado em uma prensa de fricção. Posteriormente, pode ser realizado um acabamento nas peças, retirando as rebarbas e polindo-as; As chapas recebem a impressão do logotipo da empresa e para o acabamento final, utiliza-se uma resina de poliuretano bicomponente transparente (que, além de proteger a chapa, confere brilho e valor aos chaveiros), que é aplicada com equipamento específico, e o fornecedor deste equipamento pode estar prestando todo o auxílio necessário ao cliente. As argolas utilizadas nos chaveiros são fabricados com arame BTC (Baixo Teor de Carbono) galvanizado.
  • Chaveiro de Eva. A fabricação de chaveiros em EVA é mais simples. Basta cortar as placas de EVA num balancim, no formato desejado, seguindo-se a impressão nos chaveiros, que pode ser feita por serigrafia. O fornecedor indicado possui um representante no Estado de Goiás.

Imantados

Produtos com ímã atraem empresas. Enfeite de geladeira, brinde promocional, produto terapêutico e material de sinalização. Eles têm em comum mais do que a matéria-prima (ímãs). São produtos que atraem cada vez mais consumidores e abrem oportunidades a pequenos empresários. Os magnetos também podem ser fonte de renda para produtores de enfeites artesanais a um custo bem mais baixo.

CD’s

É inusitado, mas Compact Disc também é brinde. Considerados pelas gravadoras um mercado paralelo com grande potencial de crescimento, as empresas estão começando agora a descobrir esse filão como estratégia para alavancar as vendas.

Inspiração

As idéias para desenvolvimento de brindes devem partir do princípio de sua utilidade. A inspiração pode vir de vários meios, mas a pesquisa (até mesmo em museus) é sempre a mais eficaz. É através dela que são desenvolvidos produtos úteis que, transformados em brindes, visam ao atendimento exclusivo do objetivo de cada empresa.

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Propaganda

A principal é a feita boca-a-boca, mas pode ser reforçada com a inscrição do nome e do telefone da empresa em algum cantinho discreto do brinde.

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário,

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0 Comments

  1. claudemir

    19/10/2016 at 18:11

    pretendo montar uma pequena fabrica de chaveiros e brindes de modo geral e quanto me custaria as maquina s e equipamentos ou uma franquia

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