Connect with us

Ideias de negócios

Como montar Lanchonete gastando pouco

Saiba como montar uma lanchonete ou fast food de sucesso gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Lanchonete ou Fast food

Ficha Técnica
Setor da economia: Terciário
Ramo de atividade: Comércio
Principal Produto: Comércio varejista de lanches e acessórios complementares.

Apresentação

Quando o empreendedor se pergunta, que tipo de negócio montar, lanchonete é uma das respostas mais frequentes. Por ser um dos últimos setores a ser abalado por crises econômicas – o que pode ser traduzido para dinheiro em caixa diariamente e adaptação a todo tipo de público e investimento – a área de alimentação é opção frequente entre empreendedores, que procuram começar um negócio.
O ramo é bastante receptivo por oferecer um item de consumo que atinge todas as camadas da população, abrindo para o empreendedor um amplo leque de possibilidades.

Mercado

O setor de alimentação é bastante competitivo, mas há cordialidade entre os empreendedores. Pode-se encontrar bares e lanchonetes convivendo lado a lado, criando mais opções para o consumidor.

Localização

A escolha do ponto comercial é, seguramente, um dos aspectos mais importantes para o sucesso do empreendimento. Estar próximo de escolas, comércio ou escritórios, em geral, traz bons resultados, é importante frisar que a escolha do local deve estar associada à linha de produtos e serviços oferecidos, visto que, este é quem vai determinar a formação de um público específico.

Estrutura

A estrutura deverá ter seus espaços bem definidos e distribuídos, ou seja, a distribuição dos equipamentos será bastante importante, pois dela dependerá a facilidade de locomoção dos funcionários, além disso, devido ao tipo e número de equipamentos utilizados, deve-se dar especial atenção à instalação elétrica. O objetivo é evitar sobrecarga.

A área destinada ao público terá 02 banheiros (masculino/feminino), sendo que o banheiro de funcionários deverá ser instalado distante da área de atendimento. Para instalações em áreas mais reduzidas, com pequeno balcão e sem lugar para sentar, poderá haver apenas um lavabo. A área reservada para estoque deverá ser bem protegida, arejada e separada do público.

Equipamentos básicos para a implantação

  • Freezer horizontal com geladeira, Balcão frigorífico, Chapeira, Exaustor, Espremedor de frutas, Liquidificador, Vitrine quente, Estufa, Fritadeira elétrica, Forno microondas, Forno elétrico, Louças em geral (talheres, pratos, copos, etc.);
  • Prateleiras para exposição de bebidas, banquetas, mesas, cadeiras;
  • Prateleiras para estocagem;
  • Caixa registradora, equipamentos, móveis e utensílios.
Leia  Como criar Gado em Confinamento

Pessoal

Serão necessários, além de considerarmos o empreendedor gerenciando, pessoalmente, o estabelecimento, alguns outros funcionários, tais como:

– Chapeiro;
– Responsável pelos pratos rápidos e lanches;
– Copeiros que farão o atendimento ao público e ajudarão no preparo de lanches simples, sucos e coquetéis, etc.

Dependendo do horário de funcionamento do estabelecimento, será necessário adotar dois turnos de trabalho, o que implica no aumento do número de funcionários. A oferta deste tipo de mão-de-obra é grande, mas o empreendedor deverá ser criterioso na seleção dos funcionários, porque eles terão influência direta no sucesso de seu negócio, uma vez que serão responsáveis pela preparação dos pratos, e o que é mais importante, estarão em contato com a clientela.

Algumas características são particularmente importantes para estes profissionais:

– Preocupação com o asseio pessoal e higiene;
– Boa aparência e bom contato pessoal;
– Ser paciente e gentil, etc.

Funcionamento

A escolha do horário de funcionamento dependerá do público que se pretende atingir, além da localização do estabelecimento. Geralmente, trabalha-se além do horário de funcionamento da casa.

Fornecedores

Não constituem problema, já que existem inúmeras opções de fornecedores. Mas é importante realizar uma pesquisa de mercado a fim de montar um cadastro dos fornecedores que melhor se adequem às necessidades. A gama é enorme: atacadistas, distribuidores, importadoras, supermercados, feiras-livres, açougues, casas de frios, panificadoras, adegas. Outra alternativa são as visitas a hipermercados, que muitas vezes oferecem produtos a preços mais baixos que o distribuidor.

Frutas, legumes e vegetais deverão ser comprados em menores quantidades e maior frequência para evitar perdas e garantir produtos sempre frescos. Grandes distribuidores, como por exemplo as CEASA , devem ser bem analisados, pois nem sempre são os mais adequados representando muitas vezes operações inadequadas se levarmos em consideração os fatores distância x tempo x volume de compras, e portanto sem compensação.

Produtos não perecíveis ou congelados, poderão ser comprados dentro de prazos mais elásticos.
São questões a serem estudadas após a definição do cardápio e consequentemente do tipo de produtos com os quais se pretende trabalhar, logo no início do negócio.

Estoques

A própria rotina do estabelecimento é que fornecerá dados para a estruturação do programa de compras. Embora o sistema de trabalho varie de um estabelecimento para outro, algumas rotinas são comuns a todos eles. Diariamente, o empreendedor deverá certificar-se de que todos os itens do cardápio estão disponíveis e de que a casa está em perfeitas condições de higiene. É recomendável que a verificação de estoque seja feita logo após o fechamento do estabelecimento, quando também será feita a limpeza. No dia seguinte a rotina prosseguirá com a realização das compras necessárias, seguidas de armazenagem dos produtos.

Leia  Como montar uma Mercearia

Características deste negócio

  • Versátil: é necessário ter criatividade e flexibilidade para acompanhar as oscilações de mercado e solicitações da clientela;
  • Comportamento: o empreendedor deve estar preparado para, em algumas situações, lidar com clientes que poderão se tornar inconvenientes, em função de certo exagero no consumo de bebidas. Outro fato, é está atento para não servir indevidamente bebidas a menores de idade, o que é proibido por lei.

Conclui-se a partir de então, que a forma desejável de proceder dentro deste contexto, compreende características flexíveis, que tenha jogo de cintura , paciência, habilidade no trato interpessoal, simpatia, firmeza e principalmente, disposição.

Dicas importantes para ajudar a decidir pelo negócio:

  • Conversar com outros profissionais;
  • Visitar estabelecimentos similares;
  • Definir o público alvo (o que determinará o estilo do negócio);
  • Realizar pesquisa de mercado a fim de identificar o potencial da região, carências no mercado, tendências, etc.

Linha de atuação

Há no mercado desde estabelecimentos bastante simples, que têm como carro chefe o popular PF (Prato Feito) e bebidas populares (cachaça, vermute, etc.), até aqueles que desenvolvem uma linha de sanduíches especiais e bebidas de primeira linha , voltados para o chamado público classe A . Enfim, tudo será determinado pelo público alvo, que por sua vez é resultado de uma reunião de fatores como: localização do estabelecimento, tipo de produtos e serviços ofertados.

Cardápio

Montar uma lanchonete significa poder trabalhar num nível intermediário de oferta de produtos, não se fica limitado aos sanduíches e, ao mesmo tempo, pode-se produzir outros pratos, sem a necessidade de ter a infra-estrutura de um restaurante. É por isto que um dos itens de grande importância para o sucesso da lanchonete, juntamente com a qualidade dos produtos, é o cardápio oferecido. É fundamental para o sucesso do negócio que ele seja bem planejado.
Uma sugestão para evitar sobrecarga nos horários de maior movimento e falhas no cardápio, é o preparo antecipado de alguns lanches e pratos de maior saída (principalmente se for adotado o sistema de prato do dia ), sem esquecer jamais dos cuidados com a conservação e a higiene dos alimentos.

Leia  Como montar um serviço de lavagem de tapetes e estofados

Sugestões de cardápio

– Bebidas: Refrigerante, Água Mineral, Cerveja, Suco, Vitamina, Chocolate Quente.
– Café: Expresso, Pingado, Capuccino.
– Doces: Doces, Bolo.
– Porções: Batata Frita, Calabresa, Provolone.
– Sanduiches: Frango, Queijo, Misto, Completo.
– Pizzas: Mussarela, Frango, Milho, Calabreza.
– Salgados: Pizza Frita e Assada, Esfiha, Rissoles, Coxinha, Kibe, Empada, Pão de Queijo.
– Sorvetes: Chocolate, Creme, Coco, Morango.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do
Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Sites afins

Casa do Alemão: http://www.casadoalemao.com.br
Trutas do Rócio: http://www.trutas.com.br
Caminho Real Resort: http://www.caminhoreal.com.br

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba Artigos e Vagas por E-mail

Insira seu e-mail:

Click to comment

0 Comments

  1. Alexandre dos Santos Amaral

    2 de setembro de 2015 at 16:27

    Estou aprendendo muita coisa

  2. HELIO DE AZAMBUJA RODRIGUES

    23 de janeiro de 2016 at 16:50

    Gostei muito das dicas de como montar sua lanchonete (negócio). Gostaria de saber se é possível obter dicas de montagem e preço de pratos básicos para uma lanchonete tipo FIT com sanduíches, pratos simples para uma pessoa com preços módicos, sucos e frutas.
    exemplos de básico seria:salada de folhas, arroz branco, purê de batata baroa e uma proteína.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro5 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro5 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro5 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro5 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro5 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro5 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro5 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro5 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro5 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro5 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Advertisement

Tendências