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Ideias de negócios

Como montar Lanchonete gastando pouco

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Saiba como montar uma lanchonete ou fast food de sucesso gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Lanchonete ou Fast food

Ficha Técnica
Setor da economia: Terciário
Ramo de atividade: Comércio
Principal Produto: Comércio varejista de lanches e acessórios complementares.

Apresentação

Quando o empreendedor se pergunta, que tipo de negócio montar, lanchonete é uma das respostas mais frequentes. Por ser um dos últimos setores a ser abalado por crises econômicas – o que pode ser traduzido para dinheiro em caixa diariamente e adaptação a todo tipo de público e investimento – a área de alimentação é opção frequente entre empreendedores, que procuram começar um negócio.
O ramo é bastante receptivo por oferecer um item de consumo que atinge todas as camadas da população, abrindo para o empreendedor um amplo leque de possibilidades.

Mercado

O setor de alimentação é bastante competitivo, mas há cordialidade entre os empreendedores. Pode-se encontrar bares e lanchonetes convivendo lado a lado, criando mais opções para o consumidor.

Localização

A escolha do ponto comercial é, seguramente, um dos aspectos mais importantes para o sucesso do empreendimento. Estar próximo de escolas, comércio ou escritórios, em geral, traz bons resultados, é importante frisar que a escolha do local deve estar associada à linha de produtos e serviços oferecidos, visto que, este é quem vai determinar a formação de um público específico.

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Estrutura

A estrutura deverá ter seus espaços bem definidos e distribuídos, ou seja, a distribuição dos equipamentos será bastante importante, pois dela dependerá a facilidade de locomoção dos funcionários, além disso, devido ao tipo e número de equipamentos utilizados, deve-se dar especial atenção à instalação elétrica. O objetivo é evitar sobrecarga.

A área destinada ao público terá 02 banheiros (masculino/feminino), sendo que o banheiro de funcionários deverá ser instalado distante da área de atendimento. Para instalações em áreas mais reduzidas, com pequeno balcão e sem lugar para sentar, poderá haver apenas um lavabo. A área reservada para estoque deverá ser bem protegida, arejada e separada do público.

Equipamentos básicos para a implantação

  • Freezer horizontal com geladeira, Balcão frigorífico, Chapeira, Exaustor, Espremedor de frutas, Liquidificador, Vitrine quente, Estufa, Fritadeira elétrica, Forno microondas, Forno elétrico, Louças em geral (talheres, pratos, copos, etc.);
  • Prateleiras para exposição de bebidas, banquetas, mesas, cadeiras;
  • Prateleiras para estocagem;
  • Caixa registradora, equipamentos, móveis e utensílios.

Pessoal

Serão necessários, além de considerarmos o empreendedor gerenciando, pessoalmente, o estabelecimento, alguns outros funcionários, tais como:

– Chapeiro;
– Responsável pelos pratos rápidos e lanches;
– Copeiros que farão o atendimento ao público e ajudarão no preparo de lanches simples, sucos e coquetéis, etc.

Dependendo do horário de funcionamento do estabelecimento, será necessário adotar dois turnos de trabalho, o que implica no aumento do número de funcionários. A oferta deste tipo de mão-de-obra é grande, mas o empreendedor deverá ser criterioso na seleção dos funcionários, porque eles terão influência direta no sucesso de seu negócio, uma vez que serão responsáveis pela preparação dos pratos, e o que é mais importante, estarão em contato com a clientela.

Algumas características são particularmente importantes para estes profissionais:

– Preocupação com o asseio pessoal e higiene;
– Boa aparência e bom contato pessoal;
– Ser paciente e gentil, etc.

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Funcionamento

A escolha do horário de funcionamento dependerá do público que se pretende atingir, além da localização do estabelecimento. Geralmente, trabalha-se além do horário de funcionamento da casa.

Fornecedores

Não constituem problema, já que existem inúmeras opções de fornecedores. Mas é importante realizar uma pesquisa de mercado a fim de montar um cadastro dos fornecedores que melhor se adequem às necessidades. A gama é enorme: atacadistas, distribuidores, importadoras, supermercados, feiras-livres, açougues, casas de frios, panificadoras, adegas. Outra alternativa são as visitas a hipermercados, que muitas vezes oferecem produtos a preços mais baixos que o distribuidor.

Frutas, legumes e vegetais deverão ser comprados em menores quantidades e maior frequência para evitar perdas e garantir produtos sempre frescos. Grandes distribuidores, como por exemplo as CEASA , devem ser bem analisados, pois nem sempre são os mais adequados representando muitas vezes operações inadequadas se levarmos em consideração os fatores distância x tempo x volume de compras, e portanto sem compensação.

Produtos não perecíveis ou congelados, poderão ser comprados dentro de prazos mais elásticos.
São questões a serem estudadas após a definição do cardápio e consequentemente do tipo de produtos com os quais se pretende trabalhar, logo no início do negócio.

Estoques

A própria rotina do estabelecimento é que fornecerá dados para a estruturação do programa de compras. Embora o sistema de trabalho varie de um estabelecimento para outro, algumas rotinas são comuns a todos eles. Diariamente, o empreendedor deverá certificar-se de que todos os itens do cardápio estão disponíveis e de que a casa está em perfeitas condições de higiene. É recomendável que a verificação de estoque seja feita logo após o fechamento do estabelecimento, quando também será feita a limpeza. No dia seguinte a rotina prosseguirá com a realização das compras necessárias, seguidas de armazenagem dos produtos.

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Características deste negócio

  • Versátil: é necessário ter criatividade e flexibilidade para acompanhar as oscilações de mercado e solicitações da clientela;
  • Comportamento: o empreendedor deve estar preparado para, em algumas situações, lidar com clientes que poderão se tornar inconvenientes, em função de certo exagero no consumo de bebidas. Outro fato, é está atento para não servir indevidamente bebidas a menores de idade, o que é proibido por lei.

Conclui-se a partir de então, que a forma desejável de proceder dentro deste contexto, compreende características flexíveis, que tenha jogo de cintura , paciência, habilidade no trato interpessoal, simpatia, firmeza e principalmente, disposição.

Dicas importantes para ajudar a decidir pelo negócio:

  • Conversar com outros profissionais;
  • Visitar estabelecimentos similares;
  • Definir o público alvo (o que determinará o estilo do negócio);
  • Realizar pesquisa de mercado a fim de identificar o potencial da região, carências no mercado, tendências, etc.

Linha de atuação

Há no mercado desde estabelecimentos bastante simples, que têm como carro chefe o popular PF (Prato Feito) e bebidas populares (cachaça, vermute, etc.), até aqueles que desenvolvem uma linha de sanduíches especiais e bebidas de primeira linha , voltados para o chamado público classe A . Enfim, tudo será determinado pelo público alvo, que por sua vez é resultado de uma reunião de fatores como: localização do estabelecimento, tipo de produtos e serviços ofertados.

Cardápio

Montar uma lanchonete significa poder trabalhar num nível intermediário de oferta de produtos, não se fica limitado aos sanduíches e, ao mesmo tempo, pode-se produzir outros pratos, sem a necessidade de ter a infra-estrutura de um restaurante. É por isto que um dos itens de grande importância para o sucesso da lanchonete, juntamente com a qualidade dos produtos, é o cardápio oferecido. É fundamental para o sucesso do negócio que ele seja bem planejado.
Uma sugestão para evitar sobrecarga nos horários de maior movimento e falhas no cardápio, é o preparo antecipado de alguns lanches e pratos de maior saída (principalmente se for adotado o sistema de prato do dia ), sem esquecer jamais dos cuidados com a conservação e a higiene dos alimentos.

Sugestões de cardápio

– Bebidas: Refrigerante, Água Mineral, Cerveja, Suco, Vitamina, Chocolate Quente.
– Café: Expresso, Pingado, Capuccino.
– Doces: Doces, Bolo.
– Porções: Batata Frita, Calabresa, Provolone.
– Sanduiches: Frango, Queijo, Misto, Completo.
– Pizzas: Mussarela, Frango, Milho, Calabreza.
– Salgados: Pizza Frita e Assada, Esfiha, Rissoles, Coxinha, Kibe, Empada, Pão de Queijo.
– Sorvetes: Chocolate, Creme, Coco, Morango.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do
Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

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Sites afins

Casa do Alemão: http://www.casadoalemao.com.br
Trutas do Rócio: http://www.trutas.com.br
Caminho Real Resort: http://www.caminhoreal.com.br

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

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0 Comments

  1. Alexandre dos Santos Amaral

    02/09/2015 at 16:27

    Estou aprendendo muita coisa

  2. HELIO DE AZAMBUJA RODRIGUES

    23/01/2016 at 16:50

    Gostei muito das dicas de como montar sua lanchonete (negócio). Gostaria de saber se é possível obter dicas de montagem e preço de pratos básicos para uma lanchonete tipo FIT com sanduíches, pratos simples para uma pessoa com preços módicos, sucos e frutas.
    exemplos de básico seria:salada de folhas, arroz branco, purê de batata baroa e uma proteína.

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