Ideias de Negócios

Como montar serviço de Assistência Técnica Domiciliar

 

 

 

By  | 11/11/2017

Como montar serviço de Assistência Técnica Domiciliar lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Empresa de assistência técnica domiciliar

FICHA TÉCNICA
Ramo de atividade: Prestação de serviços.
Tipo de Negócio: Serviços de assistência domiciliar.
Produtos: Prestação de serviços de assistência técnica domiciliar

Apresentação

Adiar o conserto daquela fechadura que teima em abrir só depois de dois puxões, só porque vai ultrapassar a quota estipulada para manutenção, pode ser coisa do passado. É que um novo filão está se abrindo para as empresas de prestação de serviços: a assistência técnica residencial. Este novo serviço funciona com o cliente fazendo adesão ao plano e passando a ter direito a receber em sua residência, assistência técnica especializada, neste tipo de atendimento o conserto de circuitos elétricos, encanamentos e sistemas hidráulicos, reparos em alvenaria e consertos em eletrodomésticos.

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Estrutura

Consistirá, basicamente, no imóvel com oficina e escritório, central de recebimento de chamadas telefônicas, pager para cada técnico, veículo utilitário médio, além das ferramentas a serem utilizadas nos consertos, estoque com peças de reposição, etc.

Equipamentos básicos

– Ferramentas diversas (chaves, furadeiras, martelos, etc);
– Equipamentos diversos (equipamentos de medição, tornos, compressores, etc);
– Veículos, motocicletas;
– Telefones, fax, computadores, pagers;
– Materiais e utensílios de escritório, etc.

Mão de obra

A escolha dos funcionários é um ponto que deve ser visto com critérios técnicos, evitando a contratação de pessoas inabilitadas, fornecendo treinamento prévio. Atenção especial aos treinamentos que abordam o tratamento à clientela é aconselhável.

A mão de obra básica deve contar com:  atendentes, técnicos, auxiliares, etc.

Horário

O funcionamento da empresa deverá ser de vinte e quatro horas para as emergências, daí a necessidade dos pagers para os técnicos.

Abrangência

A área que se deseja abranger com o serviço deve ser bem delimitada e planejada de forma a não inviabilizar certos atendimentos, pensando-se, nesse caso, no transporte para a remoção de aparelhos grandes como geladeira, freezer e ar condicionado.

Como funciona

A prestação desses serviços pode variar segundo a quantidade de itens segurados pelo usuário, que pode dispor de vários tipos de planos de adesão. Geralmente pagam-se uma taxa de inscrição no seguro e, mensalmente, pagam-se as parcelas relativas à manutenção do plano, conforme a quantidade de itens abrangidos.

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De maneira geral, o cliente tem direito a segurar todos os pontos de energia elétrica, que são as tomadas, interruptores e bocais de lâmpadas, saídas de energia para chuveiros e aquecedores domésticos, e pontos de água (torneiras e encanamentos em geral).

Outra opção ainda é possibilitar a realização de pequenos reparos em alvenaria da residência do segurado, como consertos em telhados, rachaduras e buracos, pequenas pinturas, etc. Entretanto, o item “campeão” de seguro são os eletrodomésticos.

O serviço de atendimento

O atendimento das chamadas – normalmente recepcionadas por uma central que distribui as ocorrências aos funcionários executores das tarefas – é feita em média vinte e quatro horas após a solicitação do cliente.

Este prazo não se aplica às emergências como pane em chuveiro elétrico, ruptura de encanamentos, fogo causado por curto-circuito, etc.

Nestes casos costuma-se disponibilizar um funcionário que atende as chamadas em tempo reduzido, em geral algumas horas após o pedido.

O que cobrem

Em sua maioria, as assistências técnicas domiciliares cobrem danos em eletrodomésticos com um certo tempo de fabricação, que varia de cinco a dez anos, e repõem sem ônus para o segurado, peças danificadas.

Quando a avaria pode ser consertada no local, as empresas assim o fazem.

Mas quando isso se torna impossível (devido a falta de equipamentos, peças de reposição ou dificuldades técnicas), o aparelho é substituído provisoriamente por outro semelhante, enquanto durar o conserto daquele.

Qualidade do material

Deve levar em conta que o fornecedor de serviços é responsável pela utilização de peças e serviços de terceiros, sendo obrigado a arcar com problemas resultantes da má qualidade dos mesmos, junto ao seu cliente.

Portanto, muita atenção e critério na escolha dos parceiros que fornecerão as peças de reposição, dando-se preferência absoluta para as originais das respectivas fábricas dos equipamentos avariados, etc.

Adotar normas técnicas, próprias ou já existentes no mercado, na realização de seus serviços é uma opção para garantir bons resultados e a satisfação da clientela.

Vantagens

Para os clientes está na comodidade em ter sempre um técnico especializado e serviços de qualidade e confiabilidade para a solução de problemas comuns a qualquer residência, para a empresa é a garantia de receita constante, proveniente das mensalidades.

O contrato

A máxima “o cliente tem sempre razão” deve ser levada ao pé da letra. O diferencial da empresa será seu atendimento aos anseios dos seus segurados.

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O contrato de adesão deve ser claro e, sempre que possível, discutidas com o cliente as cláusulas que esse vier a questionar. Todo cuidado com o cumprimento das legislações inerentes ao atendimento ao consumidor deve ser tomado.

O objetivo é evitar constrangimentos e problemas de ordem administrativa e, em alguns casos, judicial, o que mancharia a imagem do empreendimento resultando no afastamento da clientela conquistada e tornando inacessível a potencial.

O segredo do sucesso

Como todos os empreendimentos modernos e desconhecidos do grande público, esse também tem seus revezes. A fase imediatamente posterior à implementação do negócio é a mais critica, porque sem contar com um grande número de clientes cadastrados a empresa pode sofrer um pouco em relação à receita operacional.

O empreendedor deverá contar com uma boa reserva monetária para o CAPITAL DE GIRO, que costuma ser alto nessa fase tendo em vista a probabilidade de ter-se que bancar o conserto e a reposição das peças avariadas.

Outro fator determinante para o sucesso, ou fracasso, da empresa é o MARKETING utilizado, que deverá ser agressivo o suficiente para despertar, no mínimo, a curiosidade do seu cliente-alvo. O fato é que em se tratando de um negócio novo, é preciso chamar a atenção do público e, em seguida, mostrar-lhe as vantagens de sua adesão aos vários planos da empresa, um para cada tipo de cliente em potencial. Além disso, realizar pesquisas para obter o nível de satisfação da clientela deve ser uma preocupação constante.

Alternativa

Um outro filão que pode ser explorado é a assistência técnica a empresas. Entretanto, esse serviço exigirá do empreendedor uma gama maior de recursos operacionais, técnicos e estruturais para atender a essa clientela, tendo em vista a quantidade e tipo de serviços. Nestes casos, é bom lembrar que o maquinário a ser atendido será mais pesado, mais complexo e, sem exceções, mais caro e a confiabilidade dos serviços será o grande diferencial do empreendimento.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

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O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990), o conhecimento deste, é de extrema importância para esta atividade.

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

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