Ideias de Negócios

Como montar um curso Pré Vestibular

 

 

 

By  | 20/10/2017

Como montar um curso pré vestibular lucrativo gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro ministrando cursos. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Curso pré vestibular

Apresentação

A maior parte dos cursos pré-vestibular, inicialmente, foi montada por professores que davam aula em colégios ou cursinhos grandes e resolveram ter seus próprios negócios, muitas vezes em sala alugada ou na própria casa.

Mercado

Não existe uma disputa direta de mercado entre os grandes e os pequenos cursinhos, porque os grandes (com uma média de 3.000 alunos) não sentem a diminuição de seus lucros com a migração de noventa estudantes – número mais que suficiente para que se dê partida à instalação de um cursinho pré-vestibular.

Estrutura

A estrutura básica consiste de uma ou duas salas (de 20 m² e 30 m²), tendo o número de alunos variando entre 10 e 25 alunos, de maneira bem planejada, pode transformar-se num negócio bastante lucrativo. Um ponto acessível é importantíssimo.

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este variar em torno de R$ 30 mil, incluindo aluguel, pagamento de pessoal, material didático, etc.

Equipamentos

Consiste basicamente da estrutura física (salas, cadeiras, etc), dos materiais didáticos (giz, lousa, mapas, projetores, etc), e por fim dos materiais da administração (móveis e equipamentos de escritório – Telefone, fax, computador, etc..).

Corpo docente

O número de professores (que geralmente trabalham como prestadores de serviço pelo fato de manter simultaneamente vínculo com mais de uma instituição) varia de 15 a 25.
Além é claro de não se esquecer dos funcionários do administrativo.

VOCÊ VIU?  Cursos Grátis

Valor da mensalidade

Deverá ser oferecido a um preço bastante acessível. Depois de algum tempo, com o empreendimento mais sólido, pode-se subir o preço, como forma de tornar o negócio realmente lucrativo.

Material didático

Deverá, preferencialmente, ser fornecido gratuitamente ao aluno, como em todo cursinho pré-vestibular. O artifício utilizado para a oferta gratuita do material didático – com o menor custo ou até mesmo sem ônus para o proprietário do cursinho – é a utilização do material de outros cursos (obviamente observando a questão dos direitos autorais), ou diluição do preço do material didático no valor da mensalidade.

São sugestões que devem ser seguidas, já que a simples reprodução de apostilas datilografadas dá idéia de relaxamento e que por melhor que seja o conteúdo do material o resultado estético negativo influenciará.

Propaganda

Além da internet, jornais e revistas, vale espalhar pessoas em escolas e faculdades fazendo propaganda de boca em boca.
Oferecer bolsas de estudo também pode ser uma alternativa interessante.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas leis que o futuro empreendedor deve ter conhecimento:
– Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96. Promove a descentralização e a autonomia para as escolas e universidades, além de instituir um processo regular de avaliação do ensino.
– Lei de direitos autorais nº 9.610/98. Substitui a Lei 5988/73, entra em vigor 120 dias após sua publicação; foi promulgada em 19 de fevereiro de 1998. , assegurou a integral proteção dos direitos dos seus autores e estabeleceu penas rigorosas a quem viole esses direitos.
Os Cursos Livres (pré-vestibular) independem de autorização da Secretaria de Estado da Educação e não estão sujeitos a fiscalização da mesma.

VOCÊ VIU?  Como montar um lava rápido, Ganhe dinheiro lavando carros

Entidades
MEC – Ministério da Educação e Cultura
Explanada dos ministérios, Bl – L – 8º andar – Brasília – (DF)
70200-670
Tel. (61) 225 6362

Endereços na Internet: Ministério da educação
http://www.mec.gov.br

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *