Ideias de Negócios

Como montar um escritório de Cobrança

 

 

 

By  | 20/06/2018

Saiba como montar um escritório de cobrança lucrativo gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fazendo cobrança a pessoas físicas e jurídicas. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Escritório de cobrança

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Serviços
Principais Serviços: Cobrança a Pessoas Físicas e Jurídicas

Apresentação

Esse tipo de empresa presta serviços a companhias de setores e portes variados, cuidando da cobrança extrajudicial e, em alguns casos, judicial, de dívidas e do fornecimento de informações para a elaboração de cadastros de clientes.

Mercado

Diante da conjuntura econômica atual, esse tipo de serviço tem sido bastante requisitado, pois o índice de inadimplência mantém-se elevado em todo o país. Assim, há bastante espaço para a implantação de novas empresas.

Estrutura

O negócio não requer uma infra-estrutura muito elaborada, tendo uma área mínima de 30 m2, onde deverá ser distribuído os equipamentos do escritório.

Equipamentos básicos

– Linha telefônica e computadores;
– Arquivos;
– Móveis de escritório;
– Automóvel e/ou moto (nesse processo é estratégico, já que permite obter agilidade e eficiência).

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este girar em torno de R$ 80 Mil.

Pessoal

Irá variar de acordo com a estrutura, alguns profissionais podem ser empregados do Escritório ou contratados somente quando necessário, porém, se faz necessário que os profissionais tenham conhecimento básicos, do ponto de vista jurídico e dos trâmites do processo de cobrança.
O quadro mínimo recomendado seria de um oficce-boy e de uma telefônista, neste caso, o próprio empreendedore realizaria as visitas aos clientes e a cobrança.

Clientes

Os consumidores deste tipo de serviço, geralmente, são empresas de pequeno e médio porte, que utilizam o recurso de contratação de um Escritório de Cobrança a fim de não precisar dispor de funcionários para realizar esta atividade, optando pela terceirização de uma parte de seu departamento financeiro. Esta tendência é cada vez mais forte entre as empresas.

VOCÊ VIU?  Como montar uma um serviço de Tinturaria

Fornecedores

Os fornecedores são os serviços de informações, que mantêm bancos de dados sobre pessoas físicas e jurídicas. Estes fornecedores são instituições privadas, ligadas aos bancos e associações de créditos. A parceria com essas entidades não é obrigatória e não compromete a essência dos serviços a serem prestados, já que as empresas clientes se encarregam de fornecer a listagem dos inadimplentes a serem cobrados.

Tipos de serviços

Pode-se ofertar alguns tipos de serviços, tais como:

  • Cobrança Convencional: Consiste em serviços de cobrança junto a Bancos , Financiadoras, Administradoras de Cartões de Crédito, Administradoras de Consórcios, Seguradoras e Lojas Comerciais, etc.
  • Cobrança Judicial: Consiste em conduzir a negociação com o cliente, visando esclarecê-lo a respeito do que poderá ocorrer quando da propositura da ação judicial.

Como efetuar a cobrança

A maneira correta de se efetuar uma cobrança é seguir as seguintes etapas

1º Passo. Inicia-se a negociação com um contato com o inadimplente, por carta ou telefone, informando-o da existência da dívida com determinada empresa e convidando-o a negociar a mesma;

– 2º Passo. Frustrada essa primeira tentativa, recorre-se à visita de um representante do Escritório ao inadimplente;

– 3º Passo. Não obtendo sucesso, lança-se mão da via judicial para saldar-se a dívida.

OBS. Deve-se ter em mente que o inadimplente não pode ser obrigado a saldar a dívida, nem sequer a receber as correspondências ou atender às ligações ou ao representante do escritório. E essas atitudes têm que ser efetuadas de modo a não constrangê-lo. Frustradas as tentativas amigáveis, entrega-se a cobrança a um advogado que a executará em juízo.

Diferenciando

A diferenciação junto ao concorrente será no percentual cobrado em cada cobrança, na honestidade, eficiência e rapidez.

Lembretes

A informatização do negócio é fundamental, já que esta ferramenta além de agilizar os serviços, permite a conecção com as entidades que mantém cadastros de inadimplentes, sendo que esse serviço pode ser disponibilizado à clientela do Escritório.

VOCÊ VIU?  Como montar uma fábrica de Massa Plástica

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Endereços na Internet:

Site do Ministério da Justiça (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor): http://www.mj.gov.br/dpdc/

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *