Ideias de Negócios

Como montar um Estacionamento. Passo a Passo

 

 

 

By  | 11/12/2017

Saiba como montar um estacionamento gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muio dinheiro com estacionamento de carro, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Estacionamento

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de serviços
Tipo de Negócio: Estacionamento

Apresentação

Os grandes centros urbanos estão passando atualmente por uma situação drástica de excesso de veículos nas ruas.
Onde então estacionar todos estes automóveis se cada vez é mais difícil encontrar ruas nas quais seja permitido estacionar?
A resposta a esta pergunta é o estacionamento, que vem se tornando um modo cada vez mais confiável e seguro de guardar o automóvel.

Mercado

A concorrência no setor é grande, por isso é importante conhecer as regiões com maiores carências desse serviço, sendo que a concorrência é grande nas regiões onde o fluxo de automóveis é alto mas, nestas regiões sempre há espaço para novos estabelecimentos.

Localização

A escolha do ponto é fator fundamental para que o empreendimento tenha sucesso. A localização é o principal fator de sucesso neste tipo de empreendimento. Existem basicamente duas regiões para se implantar um estacionamento: aquelas que estão perto de zonas comerciais onde os prédios, escritórios e comércio predominam e outra em locais com alta circulação de automóveis, geralmente perto de bares, cinemas, restaurantes, hotéis e metrô.

Estrutura

O estacionamento deve contar com uma boa estrutura de conservação e o preço precisa ser atrativo. A empresa pode contar também com lavagem de carros e até mesmo uma pequena lanchonete. A área destinada à instalação do estacionamento deverá ser protegida por muros ou cercas, além de possuir uma guarita com cancela. O pátio do estacionamento poderá ser recoberto de pedregulho, cimento ou asfalto. As vagas poderão ser demarcadas para que se aproveitem todos os espaços e se evite o estacionamento em lugares impróprios. O estacionamento pode ser iluminado por alguns postes de luzes, que garantirão maior segurança aos usuários. Numa pequena área deverá ser instalado o escritório com mesa, cadeiras, uma calculadora e o relógio de ponto. Haverá ainda, um banheiro.

VOCÊ VIU?  Como plantar, colher e vender coco

Equipamentos básicos

– Relógio-datador, (para registros de horários de entrada e saída dos automóveis);
– Mesas, cadeiras, caixa registradora, iluminação, portões e, sistema de segurança;
– Móveis e matérias de escritórios;
– Computador, telefone e fax, etc….

Investimento

O investimento irá variar de acordo com a estrutura adotada pelo empreendedor.

Mão de obra

A mão-de-obra não é especializada, porém, os funcionários deverão possuir carteira de habilitação e, principalmente, saber manobrar. É aconselhável que o empreendedor teste as habilidades de seus funcionários e os oriente muito bem sobre cuidados a serem tomados na operação dos veículos e atenção aos clientes.

Rotina de trabalho

A rotina de trabalho de um estacionamento é bastante simples e irá variar de acordo com as características da região onde estiver instalado.

Sistema de trabalho

Os estacionamentos, em geral, trabalham com sistema de pagamento por hora, turno, dia e mês. O empreendedor pode criar um esquema de promoções especiais para incentivar os clientes que usam o serviço com freqüência. Uma boa sugestão é firmar convênios com empreendimentos comerciais, como restaurantes, farmácias, bancos, etc. A oferta do serviço pode ser por períodos avulsos ou para contratos mensais. No caso dos avulsos o proprietário do automóvel paga o estacionamento pelo prazo mínimo de permanência que varia de acordo com a área. Com relação aos mensalistas deve-se ter um cartão de identificação que é apresentado na entrada e na saída do estabelecimento. A mensalidade costuma ser cobrada adiantada e o prazo de permanência dependerá do critério do proprietário, que pode ser por períodos ou oferecer serviço 24 horas, sendo necessária a contratação de um vigia.

Seguro

O pagamento do seguro não é obrigatório, mas, pela própria segurança do dono do estacionamento, é aconselhável se fazer um seguro, pois caso haja roubo ou dano do veículo, pelo Código de Defesa do Consumidor, o proprietário do estacionamento deverá ressarcir o dono do veículo.

VOCÊ VIU?  Como montar uma Creche Berçario - Passo a Passo

Diferencial

O que vai diferenciar será a qualidade do serviço prestado como, por exemplo, vagas cobertas ou não, boa apresentação com piso de pedras soltas ou cimentado e bom atendimento.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *