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Ideias de negócios

Como montar um negócio na Internet de sucesso

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Negócios na internet e-commerce

O empresário que se lançar à Internet dependerá menos de delírios criativos e mais do ensebado manual da economia tradicional.

Estão em alta armas antigas mas ainda poderosas, como vocação empreendedora, conhecimento do mercado e diferenciais competitivos.

O mar das transações eletrônicas oferece bastante espaço aos pequenos empresários, desde que bem focados e preparados.

Bons tipos de negócios

Grandes portais precisam de uma cadeia de suprimentos diversificada. Ser fornecedor deles é uma saída concreta. E o melhor é que esse sistema comporta inúmeras atividades: de serviços de logística a tradução, passando por todo tipo de produtos. Vejamos algumas dessas idéias:

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Agência de conteúdo

A gaúcha Valéria Ramos Chalegre, jornalista com passagem pelo portal UOL, vislumbrou essa possibilidade na forma de uma agência de conteúdo para a Internet. Sua microempresa, a Coreconnection, é voltada para a produção e coordenação editorial de textos para home pages. Entre seus clientes estão sites de saúde, futebol de salão, tecnologia e finanças – inclusive norte-americanos. Eu me relaciono com gente que nunca vi na vida , diz a microempresária, que acabou por formar uma rede de contatos que já envolve 15 profissionais subcontratados, pagos diretamente pelos contratantes. A demanda tem sido tão boa que a jornalista acredita chegar a um movimento de 40 mil a 50 mil reais mensais até o fim do ano.

Livraria virtual

No UOL, que está entre os primeiros portais do país, Alexandre de Freitas, diretor de parcerias de comércio eletrônico, compartilha da mesma tese. Segundo o executivo, até uma livraria tem condições de sucesso, mesmo que concorra com a legendária amazon.com. Seu exemplo é a Arte Pau Brasil -. Ela criou uma comunidade ao chamar as pessoas para discutirem resenhas no site e ao passar conteúdo atraente para quem tem afinidade com literatura , elogia.

Educação virtual

O empresário Luiz Adriano Dantas é um exemplo típico de quem  apostou na educação. Sócio da Telesoft, que no passado oscilava entre consultoria de gestão empresarial e desenvolvimento de softwares sob encomenda, ele conta que a experiência com hipertexto (tecnologia que permite acessar um novo conteúdo com um clique do mouse) foi  fundamental para a criação da Escola. Os livros eletrônicos que produzia para empresas serviram de base para a nova atividade, a partir do ano passado. Resolvemos nos concentrar inteiramente em treinamento por Internet. Afinal, ao menos nos Estados Unidos, 36% das corporações já se utilizam dessa ferramenta, até 500% mais barata que os treinamentos comuns , afirma.

Livros didáticos na Web

Outra empresa com um padrão de negócio semelhante é a SPPNET, pertencente à incubadora da Universidade Federal Fluminense. Seu investimento de R$ 800 mil permitiu a adaptação de livros didáticos para a Web, comercializados para colégios particulares e estaduais. O empresário quer, ainda, entrar no segmento de cursos para o mercado empresarial.

Filial virtual

É a extensão de um negócio real, trazendo grande sinergia à operação tradicional. O farmacêutico Fernando Castilho Pasquini nunca havia pensado em ser um webempreendedor. Dono de uma pequena rede de quatro perfumarias – A Perfumista -, em São José do Rio Preto (SP), Pasquini resolveu, depois de seis meses de planejamento e modestos R$ 50 mil, colocar seu site no ar. O objetivo: aumentar a clientela. O valor investido compensa, e muito. Equivale a um quarto do investimento necessário em uma loja tradicional de perfumes, de 50 a 60 m² sem contar as despesas com o ponto, que sai por R$ 120 mil num shopping da região. O pagamento via cartão de crédito ou boleto bancário usados na Net não traz o pesadelo da inadimplência. Entusiasmado, não teme sequer ser copiado pela concorrência. Estou sempre correndo na frente , alega, citando os brindes surpresa com que premia seus consumidores, promoções de viagens a Paris – meu público é muito sofisticado – e embalagens especialmente desenhadas para o envio por Sedex.

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Farmácia virtual

Um site que venda os produtos, entregue e tenha serviços como perguntas e respostas conquista o mercado. Leve em conta que, para conseguir sucesso, é bom ter conhecimento do segmento e toda documentação exigida para uma farmácia real. Comece atendendo uma única cidade. Assim você ou um funcionário, podem fazer as entregas e receber os pagamentos. Depois expanda as entregas para outras cidades usando serviços de “delivery”.

Suporte técnico remoto

Solucionar dúvidas e problemas dos usuários de informática é função de um suporte técnico. Com o crescimento do uso de computadores e da Internet no Brasil, esse é um segmento que tem conquistado a cada dia novos clientes. Trabalho nessa área é que não falta. Por isso, um site, atualizado diariamente, com dicas e soluções para dúvidas é muito bem-vindo. O sucesso do site está ligado diretamente a quantidade e qualidade das informações disponibilizadas. Um bom técnico em informática e com disponibilidade para atualização diária, seria suficiente para o serviço. A vantagem é que tudo pode ser feito remotamente.

Sites afins

Farmácia Virtual: http://www.brasiloriente.com.br/cadastro.htm
Loja Virtual UOLHOST: http://www.uolhost.com.br/loja-virtual/
Monte seu E-commerce: http://www.dotstore.com.br/e-commerce‎
Seu E-Commerce: http://www.bestwebfast.com.br/E-Commerce‎
Faça Seu E-Commerce: http://www.ecommercebrasil.com.br

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

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0 Comments

  1. Guilhermina Teixeira

    29/12/2014 at 14:25

    Prezados,

    Esse conteúdo despertou em mim o interesse em empreender na área de marketing: venda de email marketing ou mala direta.

    Sou formada em marketing e estou terminando minha pós_graduação em comunicação e marketing em mídias digitais.

    Grata pela atenção de vocês

    Atenciosamente

    Guilhermina Teoxeira

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