Ideias de Negócios

Como montar um Restaurante Self Service

 

 

 

By  | 11/12/2017

Ganhe muito dinheiro com Restaurante, saiba como montar um Restaurante Self Service com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, captação de cliente, financiamento, mão de obra especializada, atendimento e muito mais…

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário.
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços.
Tipo de Negócio: Restaurante de comida por quilo.
Produtos Ofertados/Produzidos: Comércio e serviço de alimentação.

Restaurante Self Service, comida por quilo – Mercado

Até meados dos anos 80, comer fora de casa era um programa com raríssimas opções. As alternativas estavam restritas a restaurantes com serviço “la carte” , lanchonetes ou pequenos estabelecimentos comerciais que ofereciam o chamado “prato feito”. Todas eram alternativas que deixavam a desejar: umas por serem caras, algumas pelo cardápio “pesado”, inadequado para quem ainda iria trabalhar muitas horas, outras ainda por questões de higiene e quase todas pela demora no atendimento. O cenário não tardou a mudar. Tudo começou com a instalação de redes de “fast-food” seguidas pelo aparecimento dos restaurantes “self service” por quilo, permitindo ao consumidor a escolha entre vários pratos de saladas, carnes e massas – pagando só pelo consumo -, logo tornaram-se um sucesso.

Num ramo bastante disputado, os restaurantes não dependem mais só da boa comida para alcançar o sucesso, devem ficar atentos aos desejos dos clientes, cita a  Abredi – Associação de Bares e Restaurantes Diferenciados.

Restaurante de comida por quilo é uma excelente opção para quem trabalha fora, quer pagar pouco comendo bem e em pouco tempo. Todo mundo sai ganhando: o cliente só paga o que consome e o comerciante reduz o desperdício, grande vilão do negócio de quem trabalha com alimentos.

Localização

A localização ideal é aquela com grande concentração de pessoas, principalmente trabalhadores com pouco tempo para as refeições. Fundamental é observar o bairro ou a cidade pretendida, para saber se existe clientela que justifique o empreendimento, já que em pequenos bairros não há mercado consumidor suficiente.

Estrutura

Com uma área de 120m² é possível atender em média 250 clientes por dia. Esta área pode ser dividida em três ambientes:

– Salão de Refeições (70m²)

O ideal é que a entrada do salão fique na frente da loja, o caixa ao lado da porta de entrada, o balcão com pratos frios e saladas, em primeiro plano dentro do salão e ao seu lado a mesa com pratos e talheres. Em seguida, instala-se o balcão dos pratos quentes e, por fim, a balança eletrônica para pesagem. Mesas e cadeiras deverão estar dispostas de forma a evitar atropelos no momento em que o cliente se serve. E para “fechar” a refeição, uma mesa arrumada para servir café ou chá.

– Área de Produção (cozinha – 30m²)

A cozinha deve ficar ao fundo, com uma porta que facilite o reabastecimento do salão (uma boa idéia é o balcão “passa-pratos”). Os equipamentos na cozinha devem ser colocados a uma distância que não atrapalhe a circulação dos funcionários. Por motivos de segurança, botijões de gás deverão ser instalados em local protegido, ao lado da cozinha. Ao lado do salão deverá funcionar o escritório/depósito, com as prateleiras de mantimentos distribuídas em forma de corredor. A cozinha pode ser dividida em duas: uma para os pratos quentes e outra para o bufê de frios. Esta divisão facilita a organização e a produção.

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– Escritório-Depósito (20m²)

A estocagem dos alimentos requer local seco, fresco e limpo. O uso de prateleiras para guardar todos os produtos e conservação destes é muito importante, no caso do escritório não foge a regra do convencional.

Equipamentos

Alguns dos equipamentos necessários para a montagem de um restaurante são:

  • Fogão industrial;
  • Freezer´s e geladeiras comerciais;
  • Processadores de alimentos, liqüidificadores industriais, espremedores industriais de suco de frutas;
  • Balcões térmicos frio e a vapor;
  • Utensílios de cozinha (panelas, talheres, pratos, botijões de gás, toalhas, porta-guardanapos);
  • Balanças eletrônicas e caixas registradoras;
  • Mesas e cadeiras;
  • Material de escritório em geral;
  • Computadores, fax e telefone;
  • Veículos, etc….

Investimento inicial

O investimento inicial varia de acordo com o ponto escolhido, o tamanho do estabelecimento e os materiais. Para um pequeno restaurante, esse valor oscila entre R$ 60 mil e R$ 120 mil, com gastos na compra dos equipamentos, organização do estoque inicial e despesas do primeiro mês de funcionamento da casa.

Mão de obra

A “mola-mestra” do negócio é um bom profissional na cozinha (mesmo que seja o próprio dono ou algum familiar com experiência) significa o “pulo do gato” para o restaurante. O número de pessoas envolvidas irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que a mão de obra básica deve contar com cozinheiros, ajudantes e atendentes.

Cardápio

O cardápio, junto com a qualidade dos produtos, é um dos itens de grande importância para o sucesso do restaurante. Este tipo de restaurante requer, principalmente, variedade no tipo das refeições diárias. É importante que o cliente tenha opções variadas, mas a presença de um prato específico encontrado em cada dia da semana, transformando-se numa marca que agrade a gostos variados é uma prática que tem dado bons resultados. Forçar o cliente a ter “encontro marcado” todos os dias com os mesmos pratos, irá afugentá-lo. Procure uma combinação criativa de pelo menos oito pratos quentes, dez frios e ainda ofereça variedades de sobremesa. Alguns estabelecimentos alternam com comidas italianas, chinesas, árabes e japonesas junto com o trivial brasileiro. Também incluem vários tipos de grelhados no cardápio. Uma forma de diversificar o negócio é oferecer happy hour (encontros de final de expediente) ou serviço “la carte” para o jantar.

Manual de higiene do seu restaurante self service

A higiene é um fator importante e que deve ser levado em consideração:

  • Lavar e higienizar bem as mãos, de preferência com água quente (caprichando na limpeza das unhas, que não podem ter esmaltes) seguidos de álcool ou gel bactericida e germicida;
  • Proteger cabelos: usar permanentemente bonés ou redes de proteção nos cabelos;
  • Higienizar verduras e vrutas. Além de bem lavadas devem ficar algum tempo mergulhadas em produtos bactericidas ou vinagre;
  • Banheiros: limpar e higienizar constantemente banheiros e lavabos;
  • Erradicar insetos: colocar dispositivos anti insetos próximos dos alimentos expostos;
  • Limpeza imediata: lavar louças, panelas, talheres e utensílios logo após o preparo das refeições e após a limpeza dos fogões, coifas, azulejos, pias e pisos, usar produtos de higienização específicos (bactericidas e germicidas).
  • Acondicionamento correto.: acondicionar talheres em plásticos com os cabo voltados para a abertura;
  • Reserva e descarte: guardar lixo e dejetos acondicionados em sacos plásticos fechados em local separado da cozinha ou da despensa;
  • Armazenamento: alimentos e matérias-primas devem ser armazenados em locais limpos, frescos e ventilados;
  • Instalações pró-limpeza: mesas e balcões onde são manipulados alimentos devem ser revestidos de material impermeável (fórmica, mármore, granito ou aço), janelas ou qualquer abertura para o exterior  devem ser cobertas com telas de proteção;
  • Exames de saúde: proprietários e empregados são obrigados a renovar semestralmente suas carteiras de saúde;
  • Fumo: não fumar nas áreas onde são preparados os alimentos;
  • Dedetizar. todas as instalações devem ser dedetizadas ao menos a cada quatro meses.
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Fatores que influenciam no negócio

Alguns fatores podem influenciar nos resultados do negócio:

  • Definir a quantidade ideal de refeições/dia;
  • Manter boa aparência e qualidades nos produtos;
  • Rapidez no atendimento;
  • Preços acessíveis;
  • Contratar um bom cozinheiro;
  • Dispor-se a acompanhar pessoalmente o negócio;
  • Possuir conhecimentos em administração e manter controle rigoroso dos estoques, receitas e despesas.

Paralelamente a estas observações, é imprescindível conhecer hábitos alimentares, gostos e preferências dos futuros consumidores da região onde se localiza o restaurante. Isso pode ser feito através de pesquisas de opinião ou consultas por telefone. Na consulta aos prováveis clientes, o empreendedor deve questionar sobre a freqüência a restaurantes, os pratos e as formas de atendimento preferidos.

O futuro empreendedor deve pesquisar o funcionamento de outros restaurantes sef-service , avaliar o seu movimento, a variedade do cardápio, as características de atendimento, os preços praticados, promoções, visitar suas cozinhas e até experimentar a comida de seus concorrentes para uma avaliação do que poderá oferecer como diferencial.

Outra sugestão é fazer propaganda em faixas, panfletos e guias de alimentação com promoções, como sorteios, são formas eficazes para conquistar a clientela. Enfim, instalar um empreendimento desse porte, pode ser encarado sem grandes conflitos administrativos, mas sem dúvida, administrá-lo é uma operação tão delicada como qualquer outro tipo de negócio. Não basta a “intuição comercial”, um lote de receitas de família ou, ainda, “dons culinários”. Deve haver disciplina.

Alguns lembretes importantes que devem ser levados em conta por parte do empreendedor, tais como:

Concorrência

É preciso conhecê-la. Isto poderá ser feito através de um cadastro onde conste o tipo de serviço, qualidade de atendimento oferecida, promoções, estratégias para a conquista de novos clientes. Esta prática servirá para posicionar o empreendimento no mercado, buscando um diferencial que mostre o caminho para o sucesso do empreendimento. Além disto tudo, fazer frente à concorrência do mercado significa agir dentro de um planejamento que defina objetivos a serem alcançados. Como em qualquer empresa, e principalmente no comércio, é necessário estar sempre atento à realidade, lembrando sempre que os tempos são de clientes conscientes de suas necessidades e direitos;

Encargos e Custos

Os encargos sociais giram em torno de 75% da folha de pagamentos. Os custos fixos também representam despesa considerável, já que gastos com água – expressivos e imprescindíveis à manutenção de uma perfeita higiene nas dependências e equipamentos da empresa – e despesas com energia elétrica, são bastante elevadas (principalmente se existirem aparelhos de ar condicionado). Trabalhar com custos baixos exige que se compre bem, redobrando a atenção aos desperdícios e fazendo um cuidadoso acompanhamento sobre a saída dos diferentes pratos, além de produzir apenas o necessário para o dia;

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Tendências. As tendências se concentram na alimentação prática, saudável e econômica:

  • Comida boa a preço médio: as alternativas mais atraentes estão entre as que oferecem comida de qualidade a um gasto médio de R$ 10 por pessoa, independentemente do cardápio;
  • Refeições balanceadas: não importa o tipo de cardápio. A grande tendência é o equilíbrio nutricional dos pratos, com receitas que apresentem quantidades balanceadas de proteínas, fibras e gorduras. É uma exigência da geração-saúde;
  • Alimentos orgânicos: o consumo desse tipo de alimento vem crescendo ao ritmo de 10% ao ano no Brasil. Nos Estados Unidos e na Europa, o segmento já movimenta cerca de US$ 20 bilhões anuais.

Legislação Específica, Eventos e Fornecedores (leia mais)

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:

– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas leis que o empreendedor deve ter conhecimento.
Nível Federal:
– LEI Nº 7967/89. Dispõe sobre o valor das multas por infração à legislação sanitária.

Para maiores informações, consultar a ANVISA.

Eventos

FISPAL Alimentos
Data: Junho
Local: Expo Center Norte – São Paulo – (SP)

Fornecedores

Equipamentos

Endereços na Internet: Site da ANVISA
http://www.anvisa.gov.br/

Site do SINDBARES
http://www.sindbares.com.br

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

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