Ideias de Negócios

Como montar um salão de beleza

 

 

 

By  | 10/12/2017

Como abrir ou montar um instituto de beleza de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Instituto de beleza

Ficha técnica
Setor: terciário
Ramo: prestação de Serviços

Introdução

O empreendedor disposto a iniciar suas atividades neste ramo deve ter como princípio básico oferecer a seus consumidores o que há de melhor em termos de beleza.

Mercado

O mercado é bastante exigente quanto aos aspectos profissionais, daí a necessidade do empreendedor estar sempre se atualizando, no referente ao conhecimento de novas tecnologias e novas tendências.

A concorrência não chega a ser acirrada, tendo em vista o alto grau de fidelidade dos clientes, a procura pelos concorrentes só acontece quando cai a qualidade dos serviços e/ou do atendimento.

O diferencial desse mercado é o atendimento, uma vez que a propaganda boca a boca é a melhor arma na divulgação desse tipo de atividade. Há um grau elevado de fidelidade por parte dos clientes.

Consumidor

O consumidor desse tipo de serviço é bastante variado atingindo as mais variadas classes sociais, predominantemente, do sexo feminino. São pessoas que procuram melhorar e/ou manter uma boa aparência pessoal, através de serviços de qualidade aliados a uma relação satisfatória com o profissional. O que definirá o perfil do consumidor será o local onde, desta forma o empreendedor deverá ser uma pessoa muito bem informada sobre tendências da moda, novos produtos e tecnologias, além de ter facilidade no relacionamento, ser dinâmico e inovador, para melhor atender a este consumidor.

Serviços

As atividades desenvolvidas por este tipo de empreendimento compreendem: depilação, limpeza de pele, maquilagem, corte de cabelo, etc..

Existem alguns tipos de serviços que podem ser incluídos visando a diversificação tais como:

– “Dia da noiva“: este serviço inclui todo trabalho de estética que uma noiva procura, desde manicure até massagem, passando por limpeza de pele, penteado, maquiagem e pedicure.

VOCÊ VIU?  Como montar uma Loja de Artigos para Bebês

Atendimento a domicílio: em caso de festas, casamentos e outros eventos sociais, o empreendedor pode optar por deslocar uma equipe para atendimento a domicílio, visando maior comodidade para os clientes.

Equipamentos utilizados

– Cadeiras Manicural.
– Secador de Pé.
– Secadores Manuais.
– Vaporizador.
– Estufas.

Produto

O fornecimento dos produtos utilizados, normalmente é feito através de representantes dos grandes fabricantes, que visitam os institutos periodicamente para registrar os pedidos. Outra forma é a compra direta nos grandes distribuidores/atacadistas. Essas empresas mantêm pessoal especializado para orientar sobre a utilidade de cada produto e suas aplicações. Alguns fabricantes oferecem aos empreendedores cursos e acesso a lançamentos de produtos.

Risco

Os maiores riscos estão relacionados à consequência de um atendimento inadequado e potencial perda do cliente. Lembramos a importância do relacionamento entre profissional e cliente e a qualidade dos serviços oferecidos.

A informática nos institutos

A informática é um forte aliado para o desempenho das atividades. Há programas específicos onde o cliente pode visualizar o resultado de determinado corte, tintura ou penteado, antes mesmo de executá-los.
Os microcomputadores também podem auxiliar no gerenciamento de estoque de produtos, folha de pagamento, cadastro de clientes, etc. No cadastro de clientes, o empreendedor pode manter todas as informações específicas dos serviços prestados: última tintura usada (cor, data), corte, produtos utilizados na limpeza de pele, etc. e informações complementares do perfil do cliente: profissão, estilo de roupa, etc..

Lembrete

As considerações aqui apresentadas não pretendem ser definitivas. Espera-se que elas funcionem como ponto de partida para que você possa complementá-las e adequá-las à sua realidade, verificando o que se passa especificamente na região onde deseja instalar seu negócio (cidade, bairro, etc.), além de ser fundamental uma avaliação precisa do capital disponível para que você possa dimensionar o negócio corretamente. Nesse ramo de atividade, confiança e segurança tem um peso especial. Deve-se procurar manter uma equipe estável de trabalho.
Deve-se criar um ambiente agradável procurando, por exemplo, amenizar a espera, por vezes, inevitável. Revistas, jornais, serviço de copa são indispensáveis.
É comum que o Instituto comercialize produtos de beleza (cremes, shampoos, tinturas, etc.), bem como acessórios (fivelas, arranjos de cabelo).

VOCÊ VIU?  Como fazer cosméticos - Veja como montar fábrica de cosméticos

Legislação Específica

Por se tratar de uma prestação de serviço torna-se necessário alguns procedimentos tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Inscrição na prefeitura;
– Alvará da Vigilância Sanitária;

Conhecer algumas legislações para este tipo de empreendimento se torna indispensável, tais como, o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições fisicas), e o Código de Defesa do Consumidor (adequar os produtos/serviços as normas estabelecidas)
É importante frisar que varia de estado para estado.

Sites afins

UD – Feira Internacional de Conforto, Beleza e Lazer:
COSMOPROF COSMETICA – Feira Internacional da Beleza:
COSMOÉTNICA – Feira Internacional de Beleza Negra:
ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br
Guia de estética:
Quartas de Beleza: http://www.discoverymulher.uol.com.br
Dove – Real Beleza: http://www.dove.com.br
Beleza na Web: http://www.belezanaweb.com.br‎

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Artigos relacionados: instituto de beleza embeleze, instituto de beleza cecilia alves, instituto de beleza priscila nocetti, instituto de beleza adauto lessa, victor instituto de beleza, instituto de beleza natural em salvador, clara instituto de beleza, ceprotec instituto de beleza.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

VOCÊ VIU?  Como montar agência de modelo e manequim - Passo a Passo

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *