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Como abrir ou montar um instituto de beleza de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Instituto de beleza

Ficha técnica
Setor: terciário
Ramo: prestação de Serviços

Introdução

O empreendedor disposto a iniciar suas atividades neste ramo deve ter como princípio básico oferecer a seus consumidores o que há de melhor em termos de beleza.

Mercado

O mercado é bastante exigente quanto aos aspectos profissionais, daí a necessidade do empreendedor estar sempre se atualizando, no referente ao conhecimento de novas tecnologias e novas tendências.

A concorrência não chega a ser acirrada, tendo em vista o alto grau de fidelidade dos clientes, a procura pelos concorrentes só acontece quando cai a qualidade dos serviços e/ou do atendimento.

O diferencial desse mercado é o atendimento, uma vez que a propaganda boca a boca é a melhor arma na divulgação desse tipo de atividade. Há um grau elevado de fidelidade por parte dos clientes.

Consumidor

O consumidor desse tipo de serviço é bastante variado atingindo as mais variadas classes sociais, predominantemente, do sexo feminino. São pessoas que procuram melhorar e/ou manter uma boa aparência pessoal, através de serviços de qualidade aliados a uma relação satisfatória com o profissional. O que definirá o perfil do consumidor será o local onde, desta forma o empreendedor deverá ser uma pessoa muito bem informada sobre tendências da moda, novos produtos e tecnologias, além de ter facilidade no relacionamento, ser dinâmico e inovador, para melhor atender a este consumidor.

Serviços

As atividades desenvolvidas por este tipo de empreendimento compreendem: depilação, limpeza de pele, maquilagem, corte de cabelo, etc..

Existem alguns tipos de serviços que podem ser incluídos visando a diversificação tais como:

– “Dia da noiva“: este serviço inclui todo trabalho de estética que uma noiva procura, desde manicure até massagem, passando por limpeza de pele, penteado, maquiagem e pedicure.

Atendimento a domicílio: em caso de festas, casamentos e outros eventos sociais, o empreendedor pode optar por deslocar uma equipe para atendimento a domicílio, visando maior comodidade para os clientes.

Equipamentos utilizados

– Cadeiras Manicural.
– Secador de Pé.
– Secadores Manuais.
– Vaporizador.
– Estufas.

Produto

O fornecimento dos produtos utilizados, normalmente é feito através de representantes dos grandes fabricantes, que visitam os institutos periodicamente para registrar os pedidos. Outra forma é a compra direta nos grandes distribuidores/atacadistas. Essas empresas mantêm pessoal especializado para orientar sobre a utilidade de cada produto e suas aplicações. Alguns fabricantes oferecem aos empreendedores cursos e acesso a lançamentos de produtos.

Risco

Os maiores riscos estão relacionados à consequência de um atendimento inadequado e potencial perda do cliente. Lembramos a importância do relacionamento entre profissional e cliente e a qualidade dos serviços oferecidos.

A informática nos institutos

A informática é um forte aliado para o desempenho das atividades. Há programas específicos onde o cliente pode visualizar o resultado de determinado corte, tintura ou penteado, antes mesmo de executá-los.
Os microcomputadores também podem auxiliar no gerenciamento de estoque de produtos, folha de pagamento, cadastro de clientes, etc. No cadastro de clientes, o empreendedor pode manter todas as informações específicas dos serviços prestados: última tintura usada (cor, data), corte, produtos utilizados na limpeza de pele, etc. e informações complementares do perfil do cliente: profissão, estilo de roupa, etc..

Lembrete

As considerações aqui apresentadas não pretendem ser definitivas. Espera-se que elas funcionem como ponto de partida para que você possa complementá-las e adequá-las à sua realidade, verificando o que se passa especificamente na região onde deseja instalar seu negócio (cidade, bairro, etc.), além de ser fundamental uma avaliação precisa do capital disponível para que você possa dimensionar o negócio corretamente. Nesse ramo de atividade, confiança e segurança tem um peso especial. Deve-se procurar manter uma equipe estável de trabalho.
Deve-se criar um ambiente agradável procurando, por exemplo, amenizar a espera, por vezes, inevitável. Revistas, jornais, serviço de copa são indispensáveis.
É comum que o Instituto comercialize produtos de beleza (cremes, shampoos, tinturas, etc.), bem como acessórios (fivelas, arranjos de cabelo).

Legislação Específica

Por se tratar de uma prestação de serviço torna-se necessário alguns procedimentos tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Inscrição na prefeitura;
– Alvará da Vigilância Sanitária;

Conhecer algumas legislações para este tipo de empreendimento se torna indispensável, tais como, o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições fisicas), e o Código de Defesa do Consumidor (adequar os produtos/serviços as normas estabelecidas)
É importante frisar que varia de estado para estado.

Sites afins

UD – Feira Internacional de Conforto, Beleza e Lazer:
COSMOPROF COSMETICA – Feira Internacional da Beleza:
COSMOÉTNICA – Feira Internacional de Beleza Negra:
ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br
Guia de estética:
Quartas de Beleza: http://www.discoverymulher.uol.com.br
Dove – Real Beleza: http://www.dove.com.br
Beleza na Web: http://www.belezanaweb.com.br‎

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

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