Ideias de Negócios

Como montar um serviço de conserto de tênis

 

 

 

By  | 11/11/2017

Saiba como montar uma oficina de conserto de tênis gastando pouco e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Conserto de tênis

Mercado

De couro ou camurça, nacionais ou importados, quase todos os tênis podem ser reformados. O serviço deve ser de qualidade para conquistar os clientes. É conveniente deixar pares de tênis expostos para mostrar como eram e como ficaram depois do conserto.

O bom atendimento é fundamental, tanto quanto conhecimento do ramo para realizar um serviço competente, pois o público brasileiro ainda desconhece as vantagens de mandar consertar esse tipo de calçado e o preconceito reduz o mercado, por isso, só avança o empreendedor com experiência técnica e comercial, e que tem um bom serviço a oferecer. Além disso, os custos devem ser enxutos para garantir lucratividade.

A comercialização de milhões de pares não impulsiona apenas a indústria e o comércio de tênis no Brasil. Com um mercado situado entre os dez maiores consumidores mundiais do produto, tem crescido a abertura de oficinas especializadas no conserto e manutenção de tênis.Vale a pena consertar um tênis quando o reparo custa até 20% do preço do novo.

Localização

Os melhores pontos estão em ruas com bom movimento – perto de colégios ou academias de esporte.

Investimento em equipamentos e instalações

Máquina para vulcanização e retífica, além de máquinas de costura, para tintura, limpeza, polimento, etc. É também necessário ter estoques de tecidos, couro e solados de vários tipos, além de telefone.

Observações

Além de se empenhar na conquista de clientes, é necessário dominar o processo operacional. E, convém lembrar, tênis é um calçado complexo: enquanto um sapato convencional tem duas matérias-primas básicas (couro e borracha ou plástico), o tênis é feito com borracha, plástico, papelão, náilon ou couro e espuma de náilon. Isso exige certa especialização de quem vai tratá-lo.

VOCÊ VIU?  Como montar serviço de Análise de Solos

É por isso que  donos de lojas de conserto preferem se especializar num determinado tipo de serviço. Em geral, quem conserta tênis não faz reparos em sapatos e artefatos de couro, mas já existem algumas empresas que englobam os dois segmentos.

Hospital do Tênis :http://www.hospitaldotenis.com.br
Cris Tênis: http://www.cristenis.com.br
EHOW BRASIL: http://www.ehow.com.br

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

 

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

2 Comments

  1. Belmiro Rodrigues da Silva

    abril 15, 2016 at 1:11 pm

    Existem curso para reparos em tênis, se houver,enviar contato por favor obrigado.

  2. danubio

    fevereiro 16, 2016 at 6:37 pm

    Para montar uma oficina de tênis não é tão simples assim. Você tem que entender bastante de calçados,e também das ferramentas que ira utilizar nesse tipo de serviço.
    O pessoal da Cris Tênis de Moema , loja especializada em reforma de conserto de tênis, são todos técnicos formados pelo SENAI, ou já trabalharam na linha de fabricação de calçados em geral.
    são todos especialistas em tênis e executam o serviços com perfeição, deixando o tênis o mais próximo possível do original.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *