Ideias de Negócios

Como montar uma Borracharia gastando pouco

 

 

 

By  | 11/11/2017

Saiba como montar uma Borracharia lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com conserto, troca, alinhamento e venda de pneus. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Borracharia

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços.
Tipo de Negócio: Borracharia

Apresentação

Os serviços de uma borracharia são, basicamente, de conserto e troca de pneus avariados, como também, serviços de alinhamento de rodas, balanceamento de pneus, vendas de pneus novos e/ou recauchutados e de câmaras de ar.

Mercado

Esta atividade apresenta um mercado muito cíclico, sendo que as semanas anteriores a feriados prolongados, Natal e carnaval são as épocas de maior movimento

Localização

Deve-se considerar que os melhores pontos são aqueles estabelecidos em áreas de tráfego intenso – com certeza aqueles ao longo de rodovias e avenidas, postos de combustíveis e algumas oficinas mecânicas.

Estrutura

A estrutura básica de uma borracharia deve contar com áreas bem distintas e definidas, tais como

  • Área de manutenção, onde ficarão dispostos os equipamentos da borracharia;
  • Área de estocagem de pneus velhos, que deve ser local fechado e protegido da chuva;
  • Área de espera para os clientes, que deve contar com algum atrativo simples para passar o tempo, tais como café, revistas ou uma televisão, banheiros (sempre equipados com sabonetes e toalhas de papel também que é muito importante).

Investimento

A borracharia é um tipo de empreendimento onde o baixo investimento é a grande atração, porém, se torna válido lembrar que o investimento irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Equipamentos básicos

  • Compressores de ar;
  • Máquinas vulcanizadoras;
  • Máquinas para desmontar pneus;
  • Macacos tipo jacaré;
  • Esmeril, tanque e ferramentas, etc.
VOCÊ VIU?  Fábrica de Vassouras - Monte a sua gastando pouco

Pessoal

O número mínimo de pessoas trabalhando são de 3, neste caso o dono, borracheiro e ajudante, sendo que este número irá variar de acordo com a estrutura.

Os serviços

Os serviços que serão prestados, são de fundamental importância, visto que este poderão servir de grande artifício para se promover um diferencial que conquiste o cliente, serviços como:

  • Serviço dia-e-noite: Com um plantão, principalmente se houver a parceria com empresas que oferecem esse serviço, como os postos de combustíveis;
  • Venda de peças de reposição (pneus, câmaras de ar, válvulas, calotas, parafusos, rodas, etc);
  • Serviço de deslocamento até o local onde o cliente sofreu a avaria;
  • Serviço de vistoria que, com a implantação do novo Código Brasileiro de Trânsito, passa a ser obrigatória;
  • Serviços extras, como revisão preventiva do desgaste dos pneus, calibragens, teste de borrachas, buchas e balanças de suspensão, informando a necessidade de sua troca e, até mesmo, efetuando a mesma. pelas borracharias

Rapidez

A rapidez na prestação dos serviços é um importante trunfo de marketing e o anúncio em internet, listas telefônicas classificadas, panfletos, cartazes e folhetos são boas formas de atrair a clientela e enfrentar a concorrência, que é grande nesse ramo.

Pico de movimento

É registrado nos meses de férias, quando o fluxo de veículos nas estradas aumenta significativamente.

Parceria

A parceria com outro tipo de empresa (por exemplo, postos e oficinas) requer uma atenção extra ao movimento desses parceiros no que diz respeito tanto a sua localização física quanto à observação de que o seu empreendimento não está sendo confundido, absorvido ou desprezado pelo parceiro.

O objetivo de constituir uma parceria desse gênero – no que diz respeito à borracharia – é adquirir confiabilidade e estabelecer, a partir do parceiro, um referencial para a clientela.

VOCÊ VIU?  Como montar uma Boate gastando pouco

Alternativa

Uma alternativa interessante para os tempos de menor fluxo – e que poderá garantir a estabilidade no faturamento – é conseguir contratos de manutenção com empresas especializadas em transportes (como por exemplo frotas de táxi e transportadoras de cargas e passageiros), aproveitando um espaço pequeno no próprio pátio dessas empresas.

Lembretes importantes

  • É importante que seja mantida a “prática de preços baixos”, porque caso os serviços sejam onerados em excesso, poder-se-á comprometer o faturamento. Isso fica constatado em função de que, por tradição, o usuário não costuma ser “fiel” a um borracheiro especificamente, mas prefere aquele mais barateiro ou que, nas emergências, estiver mais próximos;
  • A comercialização de determinada linha de produtos deverá ser estudada com critério, já que a manutenção de um estoque poderá ficar prejudicada pela oferta de produtos, com preços menores, por outros estabelecimentos.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

VOCÊ VIU?  Montar empresa de Confecção de Crachás - Passo a Passo

Referências:

SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

1 Comment

  1. Carlos Roberto Carvalho dos Santos

    janeiro 25, 2017 at 11:49 am

    Meu sonho é montar uma borracharia,mas estou sem capital ,necessito de informação onde eu possa gastar…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *