Ideias de Negócios

Como montar uma Cafeteria gastando pouco

 

 

 

By  | 10/12/2017

Saiba como montar um Cafeteria lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro café expresso, comércio de cafés, bolos, salgados, sucos, etc. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Café, cafeteria ou cafetaria

FICHA TÉCNICA
Setor: Comércio
Tipo de Negócio: Cafeteria, café expresso, comércio de cafés, bolos, salgados, sucos, etc.

Apresentação

Um café, cafeteria ou cafetaria é um estabelecimento que partilha certas características com os bares e com os restaurantes. Como o nome indica, os cafés dedicam-se a servir café, chá e outras bebidas, bem como refeições ligeiras. Em termos de comida, as escolhas podem ir da pastelaria aos sanduíches e aos pratos combinados.

As cafeterias são em geral instaladas dentro de livrarias ou hipermercados. A degustação dos vários tipos de blend´s bem como a experiência do (a) barista tornam a experiência uma verdadeira arte, não menos importante do que a apreciação dos vinhos, queijos ou azeites. O Brasil caminha para ser, em breve, o maior consumidor de café do mundo. Mas degustá-lo em uma cafeteria ainda é um hábito não muito “abrasileirado”. Muitas cidades de pequeno e até de médio porte fora do eixo sul-sudeste, nem sequer possuem cafeterias.

Cafeteria, cafe cafetariaO café expresso é um café resultante da combinação dos mais intensos aromas e sabores, na sua preparação utiliza-se grãos frescos, moídos adequadamente e comprimidos de forma correta onde a água passa sob pressão.

Histórico

A primeira máquina de café expresso foi inventada em meados do século XIX na França e foi exibida na exposição de Paris em 1855. Este equipamento foi adaptado pelos italianos , que os aprimoraram.Após a Segunda Guerra , Giovanni Gaggia inventou o modelo onde a água passa pelo café com pressão obtida através de uma bomba de pistão acionado pela força das mãos. Posteriormente foram introduzidas as bombas hidráulicas.

Atualmente o processo pode ser totalmente automatizado e inclui haste para aquecimento de leite a vapor e saída para água quente, além de uma série de cafeteiras expressas de uso doméstico. Em todas elas o efeito é o mesmo: água quente é forçada a passar rapidamente sob pressão pelo café moído e diretamente para a xícara, havendo a máxima extração de sabor e aroma com maior concentração da bebida , mas impedindo a extração de componentes indesejáveis.

VOCÊ VIU?  Montar um Bar gastando pouco

Localização

Um café, cafeteria ou cafetaria ou qualquer outro estabelecimento que comercialize cafés deve estar localizado em ruas com grande movimento de pedestres. Algumas sugestões de pontos são quiosques em centros comerciais ou pequenas lojas em corredores comerciais, galerias, centros de convenções, empresas, etc. Além disso, é bom lembrar que uma loja atraente sempre conta pontos.

Estrutura

A estrutura básica deve contar uma área mínima de 12 m2, onde deverá ser acomodado todo os equipamentos.

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Equipamentos básicos

– Moedor de café;
– Máquina de café;
– Estufa fria;
– Estufa quente;
– Balcão refrigerado;
– Microondas e banquetas.
O iniciante pode alugar a máquina de café expresso em vez de comprá-la.

Pessoal

O número mínimo de pessoas trabalhando é de 3: o dono e 2 atendentes.

Linha de produtos

O aumento da concorrência obriga o empreendedor a oferecer também salgados, sucos, doces, sorvetes e até mesmo pratos rápidos e lanches na hora do almoço.

O café

É imprescindível trabalhar com boas marcas de café e aprender o modo correto de prepará-lo, garantindo a qualidade do produto final.

A higiene

Ter higiene no preparo e no acondicionamento tanto do café como também das mercadorias, é fundamental.

Preparo do café expresso

  • Tirar o porta filtro do grupo (máquina);
  • Colocar o pó de café até encher o porta filtro (existem 2 tamanhos de porta filtro – um onde são colocadas 7 gramas de pó de café, e outro duplo onde são colocados 14 gramas, atualmente algumas máquinas chegam a ter filtro triplo);
  • Compactar o pó (A compactação ideal deve ser reta, para que o fluxo da água passe por igual pelo pó de café);
  • Limpar sempre a beirada do porta filtro antes de encaixá-lo para que não caia pó de café na xícara que vai ser servida;
  • Colocar o porta filtro no grupo e acionar a máquina;
  • Verificar se o café esta saindo no tempo certo (25 à 30 segundos) e se está cremoso;
  • Depois de cada preparação deve-se desprezar o café já usado.

Uma boa receita de café depende da qualidade deste.

VOCÊ VIU?  Como fazer blocos - Montar fábrica de blocos de concreto

Dicas para um bom café expresso

  • Se passar vapor pelo café torrado e moído, não o utilize mais, pois perderá todo o aroma alterando o sabor da bebida e resultando num gosto de queimado;
  • Não tente obter maior quantidade de xícaras por tamanho de filtro. Um bom café expresso deve ser servido em uma xícara de 50 ml;
  • Avaliar sempre o estado da máquina e fazer manutenção correta e permanente.

Cuidados no preparo do café expresso

Para se ter uma boa qualidade do produto final (café expresso), torna-se necessário alguns cuidados no seu preparo, principalmente com relação a água. São eles:

  • Evitar o uso de água da torneira devido ao excesso de cloro, o cloro da água pode alterar o sabor da bebida;
  • Usar preferencialmente água filtrada ou mineral;
  • Utilizar filtro na saída da rede de água que vai para a máquina. os melhores filtros de água são os que tem cerâmica, carvão ativado ou prata. Já que as impurezas da água ficam no interior da máquina (caldeira) ou na própria bebida, contaminando e alterando o sabor do café expresso.

Dicas de sucesso

É fundamental estar localizado em ruas com grande fluxo de pedestres, atender com rapidez e oferecer produtos de qualidade.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

VOCÊ VIU?  Montar serviço de Aluguel de Louças gastando pouco

Algumas legislações que o futuro empreendedor deve ter conhecimento.
– LEI Nº 6.437/77 – Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
– DECRETO-LEI Nº 986/69 – Institui Normas Básicas sobre Alimentos.
– PORTARIA Nº 326/SUS/MS/97 – Aprova o Regulamento Técnico; “Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos”.
Para maiores informações consultar o site da ANVISA.

Entidades

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br/
ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café: http://www.abic.com.br/

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *