Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Como montar uma Choperia – Passo a Passo

Saiba como montar uma Choperia lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro comercializando bebidas e refeições rápidas. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

COMECE A GANHAR DINHEIRO SEM SAIR DE CASA COM UMA TÉCNICA QUE POUCOS CONHECEM...
15 dias e um celular é tudo que você precisa para começar a vender agora e se tornar dono do seu próprio negócio. ACESSE: WIBOX

Choperia

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Choperia
Produtos ofertados/Produzidos: Comércio de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e refeições rápidas.

História da Choperia

Egípcios, babilônicos, assírios e sumérios já fabricavam e degustavam sua cerveja há 6.000 anos. Era para tratamento de doenças e para cerimônias religiosas ou festivas. Era também alimento. Em Sumério a palavra cerveja significa pão líquido, pois os ingredientes para preparo de ambos são praticamente os mesmos. Gregos e romanos através dos mosteiros, difundiram as técnicas egípcias pela Europa, e também contribuíram para melhoria do sabor introduzindo o uso do lúpulo em substituição a outras ervas até então usadas.

Mercado

Um campo seleto dentro do mercado da cerveja está aberto a quem dispõe de alguma ciência para lidar com bebidas e cultua o charme do chope. No momento esta fatia representa apenas 3,5% do que o Brasil produz em termos de cerveja, mas o crescimento é evidente. O chope está sendo redescoberto, diante disto um novo mercado a ser explorado.

Estrutura

Sugere-se como área mínima 80 m2, e que na elaboração do projeto e no direcionamento da decoração leve-se em conta a faixa etária do consumidor habitual.
Ter estacionamento em frente ou próximo.
O arranjo físico deve ser harmonioso tanto na distribuição dos espaços como na decoração. Internamente o ambiente deve ser dividido em duas partes, uma destinada ao atendimento ao público (balcão, mesas, etc..), e outra para a cozinha e o estoque.

Leia  Ganhe dinheiro fazendo lembrancinhas de Aniversário Infantil

Equipamentos necessários

– Chopeiras elétricas;
– Balcões de frios;
– Balcões frigoríficos;
– Geladeiras;
– Liquidificadores;
– Freezers,…. etc.

Observações

A compra da chopeira merece atenção: a elétrica é mais econômica e prática, mas a mecânica – com câmara frigorífica e serpentina longa – garante qualidade à bebida.

Pode-se levar em conta a possibilidade de que uma das companhias fabricantes de chope mostre interesse em subsidiar desde a compra da chopeira até os letreiros luminosos caso haja previsão de movimento significativa.

Investimento

É variável de acordo com a estrutura a ser adotada, pode variar entre R$ 90 a R$ 250 Mil.

Pessoal

O número de funcionários é variável de acordo com a estrutura a ser adotada pelo empreendedor, sendo que, o número mínimo é de 4 funcionários.

Diferença entre cerveja e chopp

Basicamente até a filtração só existe um único produto. Depois de filtrada, parte da produção vai para as latas e garrafas e serão pasteurizadas – é a cerveja. Outra parte irá para barris e não será pasteurizada – o chopp.

A diferença está na pasteurização. E ela influi negativamente no paladar da cerveja. Contudo grandes fabricantes nacionais, objetivando redução de custos, passaram a pasteurizar também seu chopp visando garantir maior prazo de validade, permitindo transporte a maiores distâncias, redução nos cuidados de conservação, redução nas reclamações dos clientes, e ampliação na freqüência de limpeza de equipamentos de extração

Manuseio

O cuidado é item essencial na manipulação do chope, que ao contrário da bebida em garrafa, é semi-pasteurizado e , portanto, requer mais zelo. Esta característica tira parte da responsabilidade do fabricante pela qualidade final do chope e lança um desafio para quem trabalha com o produto.

Cuidados para qualidade do produto

Evitar a todo custo a excessiva movimentação dos barris durante o transporte; “tirar” o chope de uma só vez, com colarinho, (conserva a temperatura e mantém o sabor); não manter estoques por muito tempo (depois de três dias, o chope já não tem o mesmo sabor), dentre outros, são detalhes que podem assegurar o sucesso do empreendimento.

Leia  Carro adaptado para comércio ambulante, veja como fazer

Risco

O grau de risco é baixo, dependendo das estratégias de marketing e atendimento empregadas, mas o retorno do investimento não deve ser esperado para antes de 24 meses após a abertura do negócio.

Fatores que influenciam no sucesso

Alguns fatores são de extrema importância para o sucesso deste empreendimento:

– Boas instalações físicas do ambiente;
– Localização do estabelecimento;
– Higiene;
– Cardápio complementar;
– Forma de atendimento;
– Qualidade da música (ambiente ou ao vivo), dentre outros pontos que definem o sucesso de uma choperia.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Obs. A legislação que rege o mercado de bebidas oscila basicamente entre o Min. da Saúde (ANVISA), e Min. da Agricultura, como também algumas são estaduais e municípais.

Algumas leis que o empreendedor deve ter conhecimento:
* Nível Federal
– LEI Nº 8918/94. Dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas, autoriza a criação da Comissão Internacional de Bebidas e da outras providências.
* Nível Municipal
– LEI Nº 4742/98. Dispõe sobre horário de funcionamento dos estabelecimentos prestadores de serviços, comerciais e industriais no município de Vitória
– LEI Nº 4 987/99. Dispões sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, no município de Vitória.

Leia  Montar oficina de conversão de motores gasolina a gás natural

Entidades

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br
Ministério da Agricultura e do Abastecimento: http://www.agricultura.gov.br/

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
Continue lendo
Clique para comentar

0 Comments

  1. jesus a b deges

    14 de outubro de 2015 a 18:32

    gostaria muito de montar uma choperia gostaria de ideias novas com pouco investimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda Wibox

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro7 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro7 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro7 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro7 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro7 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro7 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro7 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro7 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro7 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro7 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda Wibox

Tendências