Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Como montar uma escola de Equitação lucrativa


Saiba como montar uma escola de equitação lucrativa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro formando cavaleiros e amazonas. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Escola de equitação

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Serviços Pessoais
Tipo de Negócio: Escola de Equitação
Serviços Ofertados: A Escola de Equitação tem por finalidades: formar novos cavaleiros e amazonas, desenvolver aptidões para as diversas modalidades do esporte hípico (salto, adestramento, enduro, recreação e/ou complementação esportiva).

Apresentação

É uma empresa prestadora de serviços. São ministradas aulas de equitação em cavalos de propriedade da escola e/ou do aprendiz. As aulas têm duração de 1 hora, sendo considerados 15 minutos para montada e acerto de materiais, 40 minutos de trabalho montado e outros 5 de finalização. Por critério da escola e/ou do instrutor, poderá haver aulas teóricas sobre técnicas, regulamentos, ética, materiais e etc.

Produto

O produto da Escola de Equitação compreende a aula, a utilização do espaço físico (pistas, obstáculos, etc.) e a locação dos equipamentos individuais de montaria (capacetes com queixeira, culotes e botas).

Normalmente, os professores são profissionais treinados, antigos no esporte e de notória reputação. Os custosa da aula dependem diretamente da proporção de serviços utilizados. Só a aula com montaria e equipamentos do aluno, a aula com equipamentos do aluno e montaria da escola e a aula que materiais e montaria da escola, aumentando os custos por hora/aula nesta ordem.

Quando vinculadas a algum clube, os preços normalmente são diferenciados para seus sócios, com descontos em torno de 20%. Normalmente, os primeiro iniciantes têm idade superior a 6 anos.

Alternativas

Uma alternativa de recita adicional é a montagem de uma pequena loja de artigos relacionados a equitação: bonés, camisetas, acessórios, além, é claro, dos equipamentos necessários para o acompanhamento das aulas.

Há uma moda country que só faz crescer no Brasil, reforçada pelo sucesso das duplas sertanejas, criando uma grande atratividade para o meio rural e suas atividades relacionadas.

Outra possibilidade é o investimento em eventos, campeonatos, exibições, concursos e exposições que podem render bons frutos financeiros para a escola e ainda ajudar na divulgação.

Investimento

Pesa muito a disponibilização do local. Quando o dono da escola não possui uma grande área é possível arrendar á área de terceiros ou efetuar um convênio com algum clube ou entidade que já tenha a área. Tanto melhor e maior a área, maior será o investimento. Há que se considerar a proximidade com as áreas urbanas, pois as escolas localizadas em área rurais ou atraem apenas alunos de final de semana, ou atraem apenas público vizinho, o que restringe ainda mais as possibilidades de faturamento.

Equipamentos

Dependendo da capacidade de investimento a escola poderá ter: pista de areia iluminada; picadeiro coberto iluminado; local para passeios na própria escola; obstáculos para treinamento; cavalos de vários níveis; selas; cabeçadas e todo o material de montaria necessário.

Mercado

Embora somente as classes mais ricas concentrem interesse no esporte com cavalos, o mercado apresenta um interesse crescente de pessoas de outras categorias e classes sociais. Mas o contingente de alunos interessados em aulas de equitação é bastante restrito, até por falta de cultura neste tipo de esporte. Desta forma, o mercado ainda deve se concentrar por muitos anos nas classes
sócio-nômicas mais elevadas. Ainda é a equitação, no Brasil e em quase todo o mundo, um esporte de elite.

Estrutura física

Além da própria área para as aulas, será fundamental a estrutura de trato dos animais da própria escola e de terceiros. Será necessário: cocheiras, cochos para alimentação, selarias, quarto de rações, farmácia veterinária, farmácia de primeiros-socorros, ambulatório para pequenos procedimentos médicos, área de pasto ou equipamentos para trituragem de ração viva fornecida por terceiros, escritório para a administração gerencial da escola, equipamentos para manutenção e/ou montagem de obstáculos, areal para exercícios, redondel para treinamento.

No caso de optar-se pela montagem de uma pequena loja deverá ser planejada sua estrutura como de um comércio varejista normal, inclusive do ponto de vista legal.

Legislação Específica


Cansado de procurar emprego?
DEIXE O GOOGLE PROCURAR POR VOCÊ!
Aumente sua chance de conseguir emprego em 1000%. Clique e Confira

REGISTRO DA EMPRESA
.Ministério da Agricultura
.Ministério da Saúde
.Vigilância Sanitária

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro2 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Nos dias de hoje,...

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro2 meses ago

Dinheiro Extra

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Na hora de organizar...

Dinheiro2 meses ago

Finanças Pessoais

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Finanças pessoais para muitos, tornou-se...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro2 meses ago

Crédito Pessoal

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 O crédito pessoal nada...

Dinheiro2 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 O surgimento de muitas...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro2 meses ago

Gerenciador Financeiro

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Controlar com cuidado o...

Dinheiro2 meses ago

Simulador de Financiamento

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Simular um financiamento é...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro2 meses ago

Empréstimo Pessoal

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 O empréstimo pessoal sempre...

Dinheiro2 meses ago

Como Juntar Dinheiro

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Muitas vezes nossos sonhos...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro2 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Nem sempre a renda...

Propaganda

Trending