Ideias de Negócios

Como montar uma escola de Equitação lucrativa

 

 

 

By  | 11/12/2017

Saiba como montar uma escola de equitação lucrativa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro formando cavaleiros e amazonas. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Escola de equitação

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Serviços Pessoais
Tipo de Negócio: Escola de Equitação
Serviços Ofertados: A Escola de Equitação tem por finalidades: formar novos cavaleiros e amazonas, desenvolver aptidões para as diversas modalidades do esporte hípico (salto, adestramento, enduro, recreação e/ou complementação esportiva).

Apresentação

É uma empresa prestadora de serviços. São ministradas aulas de equitação em cavalos de propriedade da escola e/ou do aprendiz. As aulas têm duração de 1 hora, sendo considerados 15 minutos para montada e acerto de materiais, 40 minutos de trabalho montado e outros 5 de finalização. Por critério da escola e/ou do instrutor, poderá haver aulas teóricas sobre técnicas, regulamentos, ética, materiais e etc.

Produto

O produto da Escola de Equitação compreende a aula, a utilização do espaço físico (pistas, obstáculos, etc.) e a locação dos equipamentos individuais de montaria (capacetes com queixeira, culotes e botas).

Normalmente, os professores são profissionais treinados, antigos no esporte e de notória reputação. Os custosa da aula dependem diretamente da proporção de serviços utilizados. Só a aula com montaria e equipamentos do aluno, a aula com equipamentos do aluno e montaria da escola e a aula que materiais e montaria da escola, aumentando os custos por hora/aula nesta ordem.

Quando vinculadas a algum clube, os preços normalmente são diferenciados para seus sócios, com descontos em torno de 20%. Normalmente, os primeiro iniciantes têm idade superior a 6 anos.

VOCÊ VIU?  Legumes e Verduras - Monte sua empresa de beneficiamento

Alternativas

Uma alternativa de recita adicional é a montagem de uma pequena loja de artigos relacionados a equitação: bonés, camisetas, acessórios, além, é claro, dos equipamentos necessários para o acompanhamento das aulas.

Há uma moda country que só faz crescer no Brasil, reforçada pelo sucesso das duplas sertanejas, criando uma grande atratividade para o meio rural e suas atividades relacionadas.

Outra possibilidade é o investimento em eventos, campeonatos, exibições, concursos e exposições que podem render bons frutos financeiros para a escola e ainda ajudar na divulgação.

Investimento

Pesa muito a disponibilização do local. Quando o dono da escola não possui uma grande área é possível arrendar á área de terceiros ou efetuar um convênio com algum clube ou entidade que já tenha a área. Tanto melhor e maior a área, maior será o investimento. Há que se considerar a proximidade com as áreas urbanas, pois as escolas localizadas em área rurais ou atraem apenas alunos de final de semana, ou atraem apenas público vizinho, o que restringe ainda mais as possibilidades de faturamento.

Equipamentos

Dependendo da capacidade de investimento a escola poderá ter: pista de areia iluminada; picadeiro coberto iluminado; local para passeios na própria escola; obstáculos para treinamento; cavalos de vários níveis; selas; cabeçadas e todo o material de montaria necessário.

Mercado

Embora somente as classes mais ricas concentrem interesse no esporte com cavalos, o mercado apresenta um interesse crescente de pessoas de outras categorias e classes sociais. Mas o contingente de alunos interessados em aulas de equitação é bastante restrito, até por falta de cultura neste tipo de esporte. Desta forma, o mercado ainda deve se concentrar por muitos anos nas classes
sócio-nômicas mais elevadas. Ainda é a equitação, no Brasil e em quase todo o mundo, um esporte de elite.

VOCÊ VIU?  Carroceria tipo baú - Saiba como fazer

Estrutura física

Além da própria área para as aulas, será fundamental a estrutura de trato dos animais da própria escola e de terceiros. Será necessário: cocheiras, cochos para alimentação, selarias, quarto de rações, farmácia veterinária, farmácia de primeiros-socorros, ambulatório para pequenos procedimentos médicos, área de pasto ou equipamentos para trituragem de ração viva fornecida por terceiros, escritório para a administração gerencial da escola, equipamentos para manutenção e/ou montagem de obstáculos, areal para exercícios, redondel para treinamento.

No caso de optar-se pela montagem de uma pequena loja deverá ser planejada sua estrutura como de um comércio varejista normal, inclusive do ponto de vista legal.

Legislação Específica

REGISTRO DA EMPRESA
.Ministério da Agricultura
.Ministério da Saúde
.Vigilância Sanitária

Referências:

SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *