Connect with us

Ganhe muito dinheiro fabricando massa plástica, saiba como montar uma fábrica de Massa Plástica com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Massa plástica, o que é

A massa plástica é um produto pastoso, com odor característico, que, quando catalisado, permite lixamento e acabamento. Em termos gerais, dá-se o nome de MASSA PLÁSTICA ao produto resinoso obtido por reação entre um ácido polibásico e um álcool polioxidrilo. Esta reação, de acordo com o número de oxidrilos do álcool e de carboxilos do ácido, pode dar origem a dois tipos de produtos com estrutura substancialmente diferentes:

PRODUTO 1

Quando o ácido tem dois carboxilos e o álcool também tem dois hidroxilos, a poliesterificação apenas se produz com estrutura linear (poliésteres);

PRODUTO 2

Pelo menos um dos dois compostos que entram em reação tem um número de grupos reagentes superior a dois. Nesse caso, o produto da reação terá uma estrutura tridimensional e levará à formação de produtos com estrutura reticulada (alquídicos).

Ambos são produto de processos semelhantes a poliesterificação, e portanto podem ser definidos como poliésteres. No entanto, na nomenclatura técnica prefere-se definir como POLIÉSTERES os compostos com estrutura linear e os seus derivados e ALQUÍDICOS. os produtos com estrutura tridimensional.

Aplicações

Pode ser utilizada na funilaria de automóveis, em marmorarias, vedações, móveis, modelagens, etc.

Tipos de Massa Plástica

Resina poliéster

Na indústria automotiva, a massa plástica utilizada é proveniente da resina de Poliéster. A resina de Poliéster é a base da “Massa Plástica” utilizada na recuperação da lataria dos automóveis. As resinas Poliéster constituem uma família de polímeros de alto peso molecular, resultantes da condensação de ácidos carboxílicos com glicóis, classificando-se como resinas saturadas ou insaturadas, dependendo especificamente dos tipos de ácidos utilizados, que irão caracterizar o tipo de ligação entre os átomos de carbono da cadeia molecular.

Poliéster saturado

Obtido pela reação entre um biálcool e um biácido saturado, que resulta num produto termoplástico, cuja cadeia molecular é composta apenas por simples ligação entre os átomos de carbono, o que caracteriza a flexibilidade dos produtos obtidos com o Poliéster saturado.

Pode ser utilizado com ou sem reforço, e seu emprego é bem diverso: filmes, fibras sintéticas, plastificantes (poliméricos) e até produtos de engenharia como tampa de tanque de combustível etc. Um exemplo é o etileno glicol tereftalato, que é obtido pela reação do etileno glicol com o ácido tereftálico.

Poliéster insaturado

Resinas de Poliéster insaturadas consistem basicamente de um polímero alquídico, contendo insaturações vinílicas dissolvidas em um monômero reativo, normalmente o monômero de estireno. É obtido pela reação entre um ácido insaturado, um ácido saturado e um biálcool, resultando num produto termofixo, cuja cadeia molecular é composta por simples e duplas ligações entre os átomos de carbono. É diluído num monômero vinílico, inibido, para facilitar sua utilização.

Inicialmente encontra-se no estado líquido e após a adição de promotores transforma-se no estado sólido, caracterizando uma estrutura termofixa irreversível. Pode ser utilizado com ou sem reforço, se bem que uma vez reforçado se transforma em um plástico de engenharia com ótimas propriedades físico-mecânicas, substituindo muitas vezes materiais como ferro, aço e concreto.

Como fazer massa plástica

Massa plástica para uso imediato:

Ingredientes: Resina Plastic 900( Resina de Poliéster fornecida pela aerojet); monômero de Estireno; Talco Industrial; Catalisador Mek(Metil etil ketone(metil etil cetona).

Formulação básica:
1Kg de Resina, 200g de Monômero de Estireno, Talco industrial (em torno de 2Kg), até atingir a consistência ideal para a sua aplicação. Retire a quantidade à ser usada e adicione o Catalisador MEK. Obs: Para cada 100g de massa adicione 20 gotas de Catalisador.

Massa plástica para uso imediato

  • 1Kg de Resina Plastic 900 (Resina de Poliéster fornecida pela aerojet) ;
  • 200g de Monômero de Estireno;
  • Talco industrial (em torno de 2Kg), até atingir a consistência ideal para a sua aplicação;
  • Retire a quantidade à ser usada e adicione o Catalisador MEK. Obs: Para cada 100g de massa adicione 20 gotas de Catalisador.

Massa plástica para comercialização

  • 1Kg de Resina Delta 500 M.P ( (Resina de Poliéster fornecida pela aerojet) ;
  • 200g de Monômero de Estireno;
  • Talco industrial (em torno de 2Kg), até atingir a consistência ideal para a sua aplicação;
  • Retire a quantidade à ser usada e adicione o Catalisador MEK. Obs: Para cada 100g de massa adicione 20 gotas de Catalisador.

Característica de alguns produtos

  1. Mastique 2000: tipo Massa plástica de excelente adesão que aceita polimento. Transparente (1,05 Kg); Pagliarino (Bege)1,6 Kg; Rosso (vermelho)1,6 Kg; Bianco (branco)1,6 Kg;
  2. Viph: massa plástica que não tem o menor preço mas tem a melhor qualidade. Disponível nas cores cinza, branca, preta, bege e econômica (bege escuro), mastique, resina e verniz;
  3. Iberê: massa plástica que segundo alguns clientes preocupados com a qualidade possui uma melhor condição de acabamento.
  4. Tecnocola: argamassa colante branca neutra. Alguns mármores importados, principalmente os claros (Carrara, Boticcino, Crema, Rosa e etc..) e devem obrigatoriamente ser assentados com este, assim não corremos o risco de reagir, manchar ou perder o brilho devido a acidez do cimento comum. Rejunte fabricado sem areia a base de dolomita,pigmentos e aditivos especiais que dão flexibilidade e impermeabilidade proporcionando um acabamento excelente e evitando que o material trabalhado seja arranhado. Desenvolvido com 20 opções de cores diferentes adequadas ao mármore importado.

Entidades e empresas afins

ABEQ – Associação Brasileira de Engenharia Química: www.abeq.org.br
ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química: www.abiquim.org.br
Itacar Massa Plástica‎: www.itacarmassas.com.br
Massa Plástica Requinte‎: www.massarequinte.com.br

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Continue Reading
Click to comment

0 Comments

  1. moacir franzoi

    25 de abril de 2018 at 17:28

    gostaria de fabricar massa plastica

  2. Waldemy Ferreira da mota

    11 de novembro de 2018 at 11:12

    Gostaria de fabricar massaplastica plástica para mármores

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending