Ideias de Negócios

Como montar uma farmácia de manipulação

 

 

 

By  | 20/10/2017

Como abrir ou montar uma farmácia de manipulação de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de negócio: Farmácia de Manipulação
Principais ofertados/Produzidos: Medicamentos em geral e manipulados, Compostos químicos, Cosméticos, Produtos de higiene pessoal, etc…

Farmácia de manipulçação

A farmácia de manipulação prepara o medicamento sob medida para as necessidades do cliente, de acordo com as recomendações do médico solicitante. A filosofia das farmácias de manipulação, consiste em remédios manipulados na hora sob receita médica, com princípios ativos adequados e na dose certa para cada indivíduo.

Mercado

Depois do Plano Real, com a estabilidade da moeda, muita gente que antes consumia menos medicamentos, passou a cuidar um pouco mais da saúde. Segundo a Abifarma, pelo menos 20% da população da faixa E passou a consumir mais medicamentos. Stress, hábitos alimentares incorretos, poluição, doenças do trabalho, são problemas que levam cada vez mais gente às farmácias em busca de medicamentos e asssociam-se à abertura da economia brasileira, trazendo como consequência um apelo aos produtos importados, fortalecendo um mercado que cresce a ritmo acelerado no Brasil: o das vitaminas e suplementos alimentares.

Localização

Para abrir uma farmácia de manipulação, é fundamental a escolha adequada do ponto, ou seja, deve-se pesquisar bem antes de adquirir ou alugar um imóvel. Verificar quantas farmácias de manupulação existem na região a fim de conhecer o tamanho da concorrência. Lembre-se que a boa rentabilidade é resultado de uma conjunção de fatores que envolve principalmente o local em que foi instalado o estabelecimento. Locais de grande densidade populacional, são ideais, mas não esqueçer que existem exigências e restrições à instalação de farmácias e drogarias.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área bem arejada e clara, dividida em espaço para o estoque, recepção do cliente e aplicações de injeção, etc.

Equipamentos

Equipamentos necessários devem considerar o laboratório e a parte do atendimento ao cliente.

Para o laboratório

– Destiladores;
– Vidrarias;
– Balanças mecânicas e de precisão;
– Encapsuladores manuais;
– Estufas de esterilização e secagem;
– Chapas aquecedoras;
– Dosadores;
– Tetonizadores;
– Geladeiras, etc.

VOCÊ VIU?  Café Expresso ou Cafeteria - Saiba como montar gastando pouco

Para o atendimento ao cliente são:

– Balcões;
– Prateleiras (caso venha a trabalhar com cosméticos para expô-los);
– Balcões;
– Vitrines;
– Computadores;
– Móveis, etc.

Mão de obra

O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura da farmácia de manipulação, sendo que a mão de obra básica são:

– Farmacêuticos responsáveis;
– Recepcionistas;
– Secretárias e técnicos.

Matérias primas

Uma das dificuldades do empreendimento está na aquisição das matérias-primas, que são importadas, em sua maioria, já que apenas 10% das matérias-primas que as farmácias de manipulação consomem podem ser encontradas no mercado nacional.

Produtos

Ao longo do tempo, vários produtos começaram a ser desenvolvidos nos laboratórios nacionais. Hoje, as linhas de produtos naturais, de cosmética de tratamento, perfumaria e vitaminas somam mais de seis mil itens.

Clientes

Todos os clientes tem uma característica comum: a fidelidade, o cliente de uma fármacia de manipulação busca a exclusividade, diante disto o bom atendimento e a qualidade do produto são fundamentais.

Segredo do sucesso

Alguns fatores influenciam e são de extrema importância para o sucesso do empreendimento, tais como:

– A qualidade dos medicamentos oferecidos tem de ser diversificada com todo o rigor;
– O bom atendimento é fundamental para que os próprios clientes indiquem novos consumidores;
– O prazo para entregas de encomendas deve ser cumprido à risca;
– É muito importante investir na diversificação dos produtos oferecidos;
– O empregador precisa estar sempre à frente do próprio negócio, aprendendo com erros e coordenando todas as etapas do trabalho;
– Os funcionários precisam ser bem treinados, e o estabelecimento deve estar localizado num local de fácil acesso, tanto por carro quanto ônibus.

Lembretes importantes

  • Para a montagem deste tipo de empreendimento é fundamental conquistar a confiança dos clientes, fornecendo um produto de qualidade. O atendimento personalizado também ajuda a cativar a clientela;
  • Diversificar também é importante nesse mercado.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
– Alvará da Vigilância Sanitária;
– Responsável técnico habilitado;
– Registro no Ministério da Saúde.

VOCÊ VIU?  Como montar serviço de Alimentos Congelados - Passo a Passo

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Algumas leis que o futuro empreendedor deve ter o conhecimento:

Nível Federal:
– LEI Nº 6.360/76. Dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, e outros produtos, e dá outras providências.
– LEI Nº 9.787/99. Altera a Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária, estabelece o medicamento genérico, dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos e dá outras providências.
– LEI Nº 3.820/60. Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia e dá outras providências, o Artigo 24 desta Lei pede que as empresas que atuam neste ramo prove perante os Conselhos Federal e Regionais, que as atividades sejam exercidas por profissionais habilitados e registrados. (O Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo pede que este profissional atue no mínimo três horas por dia na Farmácia).
– LEI Nº 9.120/95. Altera dispositivos da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, que dispõe sobre a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Farmácia, e da outras providências.
– LEI Nº 5.991/73. É a Lei que rege as farmácias, a mesma que define drogaria como sendo o estabelecimento só vende remédios sem manipulá-los e Farmácia como estabelecimento que além de vender, manipula remédios.
– LEI 9.782/99. Cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, orgão fiscalizador.

VOCÊ VIU?  Como montar um Estúdio de Gravação. Passo a Passo

Sites afins

Federação Nacional de Farmacêuticos: http://www.fenafar.org.br

Agência de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br

Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais: http://www.anfarmag.com.br

Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias: http://www.abrafarma.com.br

Associação brasileira das Indústria farmacêutica: http://www.abifarma.com.br

Analíotca Farmácia de Manipulação: http://www.farmacia-analitica.com.br

PHD Farmácia de Manipulação Ltda: http://www.phd.com.br

Farmácia Plantarum: http://plantarumfarmacia.com.br

Dose Certa: http://www.dosecertafarmacia.com.br

Referências:

SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Artigos relacionados: farmácia de manipulação online, farmácia de manipulação SP, farmácia de manipulação RJ, farmácia de manipulação em Osasco, farmácia de manipulação em Santo André, farmácia de manipulação DF, farmácia de manipulação Jundiaí, farmácia de manipulação Buenos Ayres.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *