Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Como montar uma Loja de Artigos para Bebês

Saiba como montar uma loja de Artigos para Bebês gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da economia: Terciário
Ramo de atividade: Comércio
Principais produtos: Artigos diversos para bebês

Loja de artigos para bebês

O interesse que o comércio de produtos infantis desperta pode ser explicado por alguns fatores um deles é o fator biológico: as crianças se desenvolvem rápido e perdem muitas roupas, por isso a renovação das peças tem que ser constante. O consumo de artigos como fraldas, óleos, loções e sabonetes costuma ser alto, o que leva os pais a compras regulares. Podemos considerar, em relação aos pais, como outro fator o emocional, pois emocionados e ansiosos à espera dos herdeiros, pais e mães, especialmente aqueles de primeira viagem, não hesitam diante dos apetrechos básicos e, de quebra, ainda levam uma batelada de acessórios na hora de comprar o enxoval.

Mercado

O comércio especializado em produtos para bebês vive um de seus melhores momentos. Primeiro, porque a entrada dos importados nos últimos anos ampliou a oferta. Depois, porque o crescente uso do sistema de auto-serviço no ramo aumenta os apelos ao consumo. E, para completar, as mulheres grávidas, que normalmente fazem a maior parte das compras no sexto ou sétimo mês de gestação, estão cada vez mais atentas à conveniência: preferem encontrar o máximo de variedade no mesmo ponto, sem ter de rodar por vários endereços.

O que vender

Uma boa loja de artigos para bebês oferece desde fraldas a produtos de puericultura leve (chupetas, conjuntos de escova e pente, mordedores, mamadeiras, jogos de pratos e talheres, etc); de puericultura pesada (carrinhos, andadores, banheiras) roupas diversas, sapatos, mantas, lençóis, cobertores, edredons e travesseiros, materiais de higiene, brinquedos, enfeites de portas e lembrancinhas até acessórios para auxiliar a mãe na amamentação.

Leia  Seja um Artesão e ganhe muito dinheiro com Artesanato

Diversificação

Oferecer uma grande variedade de produtos não só atrai mais consumidores como também pode ser a solução para o problema da sazonalidade, principalmente se o empreendimento atender também às necessidades dos primeiros anos de vida da criança e não se restringir aos recém-nascidos.

Começando

Para quem vai abrir um negócio no ramo, é aconselhável investigar, detalhadamente, as condições da atividade na região onde planeja se instalar. Outro ponto importante, é começar pelo básico e aumentar a variedade conforme a procura.

Investimento fixo

De acordo com empresários do ramo, os investimentos fixos de maior relevância para iniciar o negócio são:

  1. a reforma do imóvel;
  2. compra de móveis e decoração da loja;
  3. linhas telefônicas (no mínimo 2 linhas);
  4. microcomputadores e terminais para controle de estoque.

A reforma do imóvel e a decoração estão entre os principais investimentos para montar uma loja de artigos para bebê.LayoutAlgumas lojas adotaram o auto serviço ao perceber que os clientes gostam de tocar nas peças durante a compra, deixando os objetos menores  logo na entrada da loja; as roupas e brinquedos, no meio, e os artigos maiores, nos fundos.

Fornecedores

Selecionar bem os fornecedores e manter com eles um bom relacionamento é medida básica para conseguir preços competitivos. Os principais são os próprios fabricantes, no caso de pequenas confecções. Algumas indústrias exigem quantidade mínima de compra todo mês. Mas é uma condição à qual, muitas vezes, vale a pena se sujeitar, principalmente se os produtos têm o selo do Inmetro, um atestado de segurança que é vital na venda de brinquedos e artigos de puericultura.

Sugestões de vendas

No caso das confecções, a qualidade pode ser avaliada pelo acabamento e pelo material utilizado nas peças. Como a maioria dos pais, principalmente os de primeira viagem, não sabe exatamente o que comprar e em que quantidade, uma dica é vender roupas básicas e enxovais em forma de kits. São conjuntos em média com 80 peças para o bebê até o terceiro mês de idade. O empreendedor deve ter afinidade com os produtos comercializados.

Leia  Como se diz "do fundo do coração" em inglês?

Divulgação

A divulgação da loja pode ser feita por meio de catálogo telefônico, faixas na frente da loja e anúncios no jornal do bairro. Nunca é demais lembrar que o meio de divulgação mais eficiente é o “boca-a-boca”, portanto vale a pena investir no conceito da loja junto aos consumidores.

Mão de obra

Também se conseguem agregar diferenciais às vendas com um quadro eficiente de funcionários, que conheçam os artigos comercializados e saibam recomendar o produto certo para cada situação. E, claro, que gostem de lidar com crianças, porque muitos pais costumam ir à loja acompanhados dos pimpolhos.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Sites afins

ABRINQ – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE BRINQUEDOS: http://www.abrinq.com.br
Yes Baby:
Empresa Brinquedos Bandeirantes: http://www.brinquedosbandeirante.com.br
Empresa de brinquedos Estrela: http://www.estrela.com.br
Bebê Store – Loja Online: http://www.bebestore.com.br
Produtos de Bebê Online: http://www.baby.com.br
Artigos de Bebê: http://www.tricae.com.br/Bebê‎

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
Leia  Como montar uma Consultoria

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro8 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro8 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro8 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro8 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro8 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro8 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro8 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Tendências