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Ideias de negócios

Como montar uma Loja de Artigos para Bebês

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Saiba como montar uma loja de Artigos para Bebês gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da economia: Terciário
Ramo de atividade: Comércio
Principais produtos: Artigos diversos para bebês

Loja de artigos para bebês

O interesse que o comércio de produtos infantis desperta pode ser explicado por alguns fatores um deles é o fator biológico: as crianças se desenvolvem rápido e perdem muitas roupas, por isso a renovação das peças tem que ser constante. O consumo de artigos como fraldas, óleos, loções e sabonetes costuma ser alto, o que leva os pais a compras regulares. Podemos considerar, em relação aos pais, como outro fator o emocional, pois emocionados e ansiosos à espera dos herdeiros, pais e mães, especialmente aqueles de primeira viagem, não hesitam diante dos apetrechos básicos e, de quebra, ainda levam uma batelada de acessórios na hora de comprar o enxoval.

Mercado

O comércio especializado em produtos para bebês vive um de seus melhores momentos. Primeiro, porque a entrada dos importados nos últimos anos ampliou a oferta. Depois, porque o crescente uso do sistema de auto-serviço no ramo aumenta os apelos ao consumo. E, para completar, as mulheres grávidas, que normalmente fazem a maior parte das compras no sexto ou sétimo mês de gestação, estão cada vez mais atentas à conveniência: preferem encontrar o máximo de variedade no mesmo ponto, sem ter de rodar por vários endereços.

O que vender

Uma boa loja de artigos para bebês oferece desde fraldas a produtos de puericultura leve (chupetas, conjuntos de escova e pente, mordedores, mamadeiras, jogos de pratos e talheres, etc); de puericultura pesada (carrinhos, andadores, banheiras) roupas diversas, sapatos, mantas, lençóis, cobertores, edredons e travesseiros, materiais de higiene, brinquedos, enfeites de portas e lembrancinhas até acessórios para auxiliar a mãe na amamentação.

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Diversificação

Oferecer uma grande variedade de produtos não só atrai mais consumidores como também pode ser a solução para o problema da sazonalidade, principalmente se o empreendimento atender também às necessidades dos primeiros anos de vida da criança e não se restringir aos recém-nascidos.

Começando

Para quem vai abrir um negócio no ramo, é aconselhável investigar, detalhadamente, as condições da atividade na região onde planeja se instalar. Outro ponto importante, é começar pelo básico e aumentar a variedade conforme a procura.

Investimento fixo

De acordo com empresários do ramo, os investimentos fixos de maior relevância para iniciar o negócio são:

  1. a reforma do imóvel;
  2. compra de móveis e decoração da loja;
  3. linhas telefônicas (no mínimo 2 linhas);
  4. microcomputadores e terminais para controle de estoque.

A reforma do imóvel e a decoração estão entre os principais investimentos para montar uma loja de artigos para bebê.LayoutAlgumas lojas adotaram o auto serviço ao perceber que os clientes gostam de tocar nas peças durante a compra, deixando os objetos menores  logo na entrada da loja; as roupas e brinquedos, no meio, e os artigos maiores, nos fundos.

Fornecedores

Selecionar bem os fornecedores e manter com eles um bom relacionamento é medida básica para conseguir preços competitivos. Os principais são os próprios fabricantes, no caso de pequenas confecções. Algumas indústrias exigem quantidade mínima de compra todo mês. Mas é uma condição à qual, muitas vezes, vale a pena se sujeitar, principalmente se os produtos têm o selo do Inmetro, um atestado de segurança que é vital na venda de brinquedos e artigos de puericultura.

Sugestões de vendas

No caso das confecções, a qualidade pode ser avaliada pelo acabamento e pelo material utilizado nas peças. Como a maioria dos pais, principalmente os de primeira viagem, não sabe exatamente o que comprar e em que quantidade, uma dica é vender roupas básicas e enxovais em forma de kits. São conjuntos em média com 80 peças para o bebê até o terceiro mês de idade. O empreendedor deve ter afinidade com os produtos comercializados.

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Divulgação

A divulgação da loja pode ser feita por meio de catálogo telefônico, faixas na frente da loja e anúncios no jornal do bairro. Nunca é demais lembrar que o meio de divulgação mais eficiente é o “boca-a-boca”, portanto vale a pena investir no conceito da loja junto aos consumidores.

Mão de obra

Também se conseguem agregar diferenciais às vendas com um quadro eficiente de funcionários, que conheçam os artigos comercializados e saibam recomendar o produto certo para cada situação. E, claro, que gostem de lidar com crianças, porque muitos pais costumam ir à loja acompanhados dos pimpolhos.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Sites afins

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ABRINQ – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE BRINQUEDOS: http://www.abrinq.com.br
Yes Baby:
Empresa Brinquedos Bandeirantes: http://www.brinquedosbandeirante.com.br
Empresa de brinquedos Estrela: http://www.estrela.com.br
Bebê Store – Loja Online: http://www.bebestore.com.br
Produtos de Bebê Online: http://www.baby.com.br
Artigos de Bebê: http://www.tricae.com.br/Bebê‎

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

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