Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Como montar uma loja de Bijuterias

Ganhe muito dinheiro vendendo bijuterias e acessórios, saiba como montar uma loja de bijuterias com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

COMECE A GANHAR DINHEIRO SEM SAIR DE CASA COM UMA TÉCNICA QUE POUCOS CONHECEM...
15 dias e um celular é tudo que você precisa para começar a vender agora e se tornar dono do seu próprio negócio. ACESSE: WIBOX

Ficha Técnica
Setor: Comércio.
Tipo de Negócio: Comércio de bijuterias e acessórios.

Loja de bijuterias

História

Elas já foram sinônimo de enfeites alternativos usados pelos amantes do estilo hippie e até antônimo de elegância, por serem feitas de materiais pouco nobres, como latão, plástico, resina e madeira, ou pouco ortodoxos, como sementes. Mas, nos últimos anos, colares, pulseiras, brincos e anéis, entre outros adereços, ganharam desenhos criativos, conquistaram status de acessórios de moda e passaram a ser utilizados também por pessoas chiques e de boa renda.

Mercado

O mercado formal brasileiro de bijuterias e folheados movimenta milhões de reais por ano, divididos igualmente entre os segmentos de bijuterias montadas e de artigos folheados, segundo estimativas do Sindicato do Comércio Varejista de Jóias, Bijuterias, Gemas, Pedras Semi-preciosas, Presentes, Adornos e Relógios de São Paulo (SINDICOM/SP).

Localização

Lojas de bijuterias devem ser implantadas em locais de grande movimentação de pessoas, como galerias, shopping centers ou ruas com bastante fluxo de pedestres.

O interessado no segmento deve estar consciente de que cada tipo de ponto atrairá consumidores de perfis diferentes, com demanda por artigos igualmente diferentes.

Em um shopping, por exemplo, é aconselhável ter peças mais sofisticadas do que numa loja de rua. Imprescindível também é a valorização do visual das peças e a recomendação dos varejistas mais experientes no ramo é montar lojas que mais parecem joalherias.

Leia  Instalação e manutenção de ar condicionado em carros Montar Empresa

Instalações

A rigor, é possível iniciar o negócio numa área de apenas 10 m2. Os artigos precisam ser expostos em balcões e vitrines bonitas e transparentes e em ambientes bem iluminados, mas não é aconselhável o uso de luz branca fria, que pode prejudicar o brilho das peças.

Todo esse esmero na decoração não encarece o negócio. Pode-se iniciar com módulos de vidro, que são bem mais baratos, mas é necessário ser meticuloso na apresentação das mercadorias.

Público alvo

Antes de mais nada é necessário conhecer o público vizinho da loja, saber a faixa etária predominante na região e anunciar em jornais de bairro com mensagens dirigidas a um consumidor pré definido. Misturar mercadorias de estilos diferentes é um erro, já que elas devem atender ao perfil e às solicitações do público.

Apresentação da mercadoria

Independentemente da classe social do cliente e do quanto ele está disposto a gastar, não deve haver perda de tempo na escolha das peças. Para isso, é preciso dispor os artigos divididos em famílias, de acordo com os estilos e materiais.

Outras combinações também podem ser sugeridas pelo próprio dono ou vendedor. Falar a língua do cliente e dar explicações técnicas sobre os materiais usados nas bijuterias são instrumentos de vendas tão decisivos quanto ter à mão espelhos como os utilizados em óticas, para os fregueses verem como ficam com as peças.

Mix de produtos afinado com o gosto dos clientes é essencial nesse ramo. A ordem é facilitar a escolha das mercadorias pelos clientes, que não devem deparar com um mix confuso de artigos. Nada de misturar muitos tipos de produtos, nem querer atender ao mesmo tempo adultos e crianças.

Leia  Como montar uma empresa de Decoração

Fornecedores

Saber comprar bem costuma ser a principal dificuldade enfrentada por quem planeja entrar no ramo. Uma alternativa fácil e barata para contornar tal obstáculo é participar das feiras dedicadas ao segmento, onde  muitos fabricantes e atacadistas de todo o Brasil levam seus lançamentos em grande quantidade para pronta entrega.

Muitos lojistas se abastecem apenas nesses encontros. A única desvantagem dos eventos é que o intervalo entre as compras gira em torno de dois meses, quando o ideal é comprar semanal ou quinzenalmente, para não correr o risco de ficar com mercadorias encalhadas e poder oferecer produtos conforme modismos sugeridos, por exemplo, em cenas de novelas uma alavanca de vendas que não se pode ignorar nesse segmento.

Divulgação de sua Loja de Bijuterias

  • Anunciar em revistas de moda;
  • Enviar periodicamente para os clientes e potenciais clientes malas-diretas com as novidades, de acordo com o perfil de cada um;
  • Emprestar as peças para produções de reportagens em revistas de moda é uma alternativa para mostrar os produtos ao mercado sem gastar muito, já que normalmente aparece ao lado das fotos  o nome da loja e, às vezes, seu número de telefone e serão vistos por muitas pessoas.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:

– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empreendedor deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar sua Loja de Bijuterias para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento. Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Leia  Saiba como ter sucesso na Atividade Comercial

Sites afins

IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos: http://www.ibgm.com.br
Monte Agora Sua Loja:
Bijoux: http://www.benditabenedita.com.br/‎
Pulseiras Diferentes: http://www.rvsemijoias.com.br

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
Propaganda Wibox

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro7 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro7 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro7 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro7 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro7 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro7 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro7 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro7 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro7 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro7 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda Wibox

Tendências