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Ideias de negócios

Como montar uma loja de Peixes Ornamentais

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Saiba como montar uma loja de peixes ornamentais de sucesso, sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor: Comércio
N° mínimo de pessoas trabalhando: 2 (o dono e 1 ajudante)
Risco: Baixo

Loja de peixes ornamentais

Cenário

O hobby de criar peixes ornamentais levou os aficionados a tornarem-se empresários. A maioria das lojas de peixes, aquários e acessórios existentes no Brasil, foi iniciada assim. Passo importante, uma vez que gostar e conhecer a parte técnica da área são pré-requisitos considerados fundamentais para o sucesso do negócio. Outro fator importante para ser bem sucedido é ter disposição para trabalhar nos fins de semana (sobretudo no domingo, quando é preciso passar na loja para alimentar os animais e verificar se está tudo bem).

O empreendimento exige dedicação do dono. Ele tem de estar controlando diariamente a temperatura e a qualidade da água e zelando pela saúde e alimentação dos animais. A falta de cuidado acaba matando os peixes, gerando prejuízo.

Treinamento

Um bom começo para o lojista é fazer um curso de aquariofilia e treinar seus ajudantes. Os conhecimentos devem ser repassados aos clientes, como um serviço adicional.

Localização

Os interessados em montar esse tipo de negócio deverão contar com um bom ponto comercial, analisando se o local tem uma grande circulação de pessoas, com estacionamento, pois além de atrair clientes é ideal para consumidores que vão sair com aquários e equipamentos pesados.

O visual é outro fator essencial para atrair a clientela. Portanto, pode ser interessante uma loja em shoppings, ou em uma região que concentre grande número de edifícios.

Área

É aconselhável que o estabelecimento tenha, pelo menos, 40 m2. Suficiente para acomodar os aquários e montar prateleiras e balcão de atendimento.

Fornecedores

O empreendedor não enfrentará grandes dificuldades para encontrar bons fornecedores. Há diversas distribuidoras atuando no mercado, as quais revendem no atacado peixes nacionais e importados, além de vender também pedras, cascalhos, plantas, enfeites e demais acessórios. Os aquários, por sua vez, podem ser comprados de várias fábricas especializadas. O importante é descobrir bons fornecedores, principalmente os importadores de peixes de água salgada, mais exóticos e atraentes.

Produtos

Outro detalhe importante é o de quanto maior o número de produtos oferecidos na loja, melhor. Pois o cliente prefere comprar todos os itens necessários para iniciar ou manter seu hobby em um mesmo lugar. Esta iniciativa está sendo seguida pelos empresários do segmento, que oferecem em suas lojas, além de peixes e aquários, rações, plantas remédios e equipamentos. Outros empresários tentam diversificar, vendendo cães, gatos, pássaros, hamsters, e, espécies de peixes diferentes como: filhotes de tubarão, cavalos-marinhos e moréias e, ainda, prestando serviços de limpeza de aquários em domicílio.

Clientela

De acordo com empresário do ramo, as mulheres passaram a comprar mais, coisa que até pouco tempo era feita com maior freqüência por homens. Segundo ele, o que muda é a preferência. Enquanto as mulheres preferem os peixes de água doce, mais fáceis de serem cuidados, o consumidor masculino quer os exóticos peixes de água salgada, vindos das Filipinas e Austrália, por exemplo.

Vendas

O negócio não é sazonal. O segmento é lucrativo, vende bem ao longo do ano, desde que bem trabalhado. O segredo é contar com estoque pequeno e capital de giro, afirma um empresário do ramo.

Retorno financeiro

O retorno financeiro do negócio chega a médio ou a longo prazo. O empresário, para entrar no mercado, deve ter o seguinte raciocínio: peixes são vendidos em quantidade, e não a unidade, com isso, puxam as vendas de aquários.

Equipamentos

  • 18 aquários;
  • filtros;
  • congelador para artêmia (um alimento especial para peixes);
  • veículo utilitário; telefone;
  • computador.

Marketing

Manter um marketing de relacionamento com o cliente é uma dos pontos fundamentais. O lojista deve organizar um banco de dados de sua clientela e enviar malas diretas com as novidades em peixes e acessórios.

Sites afins

Aquaricamp – Aquários: http://www.aquaricamp.com.br‎
Aquários Ornamentais: http://www.aquapet.com.br
Peixes Ornamentais: http://www.aliexpress.com

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

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