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Ideias de negócios

Como montar uma loja de preço único 1,99

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Saiba como montar uma loja de preço único 1,99 gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Tipo de negócio surgido nos Estados Unidos por volta da década de 1960, com as lojas US$ 1,00 ou US$ 0,99 cents, as lojas de “preço único” proliferaram no Brasil há cerca de 10 anos, após abertura do mercado brasileiro à importação de mercadorias originárias de diversas partes do mundo.

Loja de preço único

Consumidor

Esse tipo de loja beneficia principalmente, a população de baixa renda. Isso porque oferecem produtos que em outros locais custam até quatro vezes mais e que por esta característica, viabilizando assim o acesso de qualquer consumidor ao mercado.

Ao contrário do que muita gente imagina, a maioria das lojas de “Preço Único” não pertencem a nenhuma rede de franquia. São, em sua maioria, de proprietários diferentes.

Variedades

A variedade de produtos é um ponto essencial e uma das principais dificuldades para manutenção do negócio, segundo os comerciantes. A dimensão da variedade de cada loja varia em média de 200 a 1500 itens.

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Linha de produtos

Pelo menos 50% dos produtos comercializados são importados, de origem Japonesa, Chinesa ou Americana. São exemplos de produtos comercializados nessas lojas: Bichos de pelúcia, brinquedos eletroeletrônicos, jogo de chaves, bacias plásticas, tatus de madeira, meias calça, grampeadores, lápis , copos, facas, pequenas ferramentas, saladeiras, bolas de ping-pong, gravatas, omeleteiras para microondas, álbum para fotografias, jarras para suco, canivetes de 13 lâminas, material escolar, louça, material de limpeza, enfim, uma infinidade de utilidades.

Localização

A localização é de extrema importância, preferencialmente, a loja deverá estar situada em locais com grande fluxo de pedestres. Geralmente, esses locais são: calçadões, centros comerciais, galerias, etc. Pode-se também montar lojas distantes destes locais como: Bairros, Supermercados, Rodoviárias, Estações de Trem, Shopping Centers, etc.

Instalações físicas

Os gastos deverão ser reduzidos ao máximo, apenas com pequenos gastos na aquisição de equipamentos para montagem da loja: instalação de prateleiras, luz fluorescente (abundante), painéis Slat-Wall (dimensão), painéis perfurados – Eucatex, ganchos para painéis Slat Wall, ganchos para painéis perfurados, gôndolas, porta volumes, balcão de caixa, prateleiras para estoque, e massificada indicação de “Preço Único”, tanto dentro da loja quanto em sua fachada.

Área

De acordo com empresários do ramo, o estabelecimento poderá ter uma área entre 60 a 100 m2. É importante que a loja tenha uma boa entrada, de pelo menos 3 metros.

Como vender mais

O empreendedor deve conhecer as particularidades que cada loja terá, ou seja, o que é bom para uma determinada loja, pode não ser boa para outra. Sabendo-se usar estas particularidades o lojista conseguirá aumentar suas vendas. Outros fatores também podem ser relevantes como:

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  • ILUMINAÇÃO: a loja deverá ser bem iluminada, tipo farmácias de rede, para que o colorido dos produtos se destaque, induzindo os clientes a maior aquisição de produtos;
  • DIVULGAÇÃO: sempre que possível e em locais estratégicos a loja deverá ter cartazes, faixas com dizeres “Preço único”, “importados só R$ 1,99”. Também deverá ter música ambiente e/ou sonorização dos produtos expostos;
  • PROMOÇÕES: as promoções deverão existir sempre, de forma que os clientes se sintam sempre atraídos a comprarem em sua loja.

Exposição dos produtos

É aconselhável que os produtos fiquem expostos de forma desorganizada, o único que foge a esta regra são os brinquedos, os quais poderão estar expostos juntos. É importante que exista uma linearidade na exposição dos produtos de ganchos, ou seja, os ganchos deverão estar sempre alinhados de forma a permitir aos clientes uma visão geral de todos os itens disponíveis, não importando as repetições de itens, contanto que os mesmos não estejam muito perto uns dos outros.

Troco de R$ 0,01

A loja deverá estar preparada com troco de 1 centavo, mesmo que o cliente não queira receber a moeda, é importante o lojista dá-la como troco.
Geralmente, as balas são dadas como troco, isso pode incomodar os clientes, parecendo ludibriação por parte do lojista. Além do que, o valor da bala pode custar mais de R$ 0,01.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Sites afins

BRASILPLAST – Feira Internacional da Indústria do Plástico:
Loja preço unico – Sebrae: http://www2.ms.sebrae.com.br
Feirinha da madrugada‎: http://www.omelhordobras.com.br

 

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Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

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