Ideias de Negócios

Como montar uma loja de Produtos Kosher

 

 

 

By  | 20/10/2017

Como abrir ou montar uma loja de produtos kosher gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor: Secundário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Comércio de produtos voltados para o público judeu

Produtos Kosher

Histórico

O termo kosher significa genericamente apropriado para o uso ou consumo . Mais especificamente, denota um alimento permitido pela lei judaica. Em contraste, designam-se por treifá os alimentos proibidos. Todas as leis alimentares judaicas (leis de kashrut) derivam de preceitos bíblicos, a maior parte dos quais são enumerados no capítulo 11 do Livro de Levítico.

Mercado

Fundamentada nestes princípios e levando em consideração peculiaridades deste mercado, a implantação de uma loja de produtos “kosher” tem os principais ingredientes para tornar-se sucesso. Boa parte dos produtos orientais já caiu no gosto dos brasileiros, mas o mercado de produtos “kosher” ainda é mais direcionado a imigrantes e descendentes. Entretanto, a linha também está atraindo consumidores “não judeus”, que procuram por esses alimentos pelo fato de saberem que a produção foi bem inspecionada.

Investimentos

Será fundamental fazer uma avaliação precisa do Capital disponível, para que se possa dimensionar o negócio corretamente. Aqui vale lembrar que, ao programar a aplicação dos recursos, será necessário considerar uma reserva para suas despesas pessoais, salvo se você tiver outra fonte de renda paralela uma vez que, em todos os casos, o proprietário não tem retirada durante os primeiros meses, além disso, com relação às instalações, o local escolhido, frequentemente, necessitará de reformas, podendo variar de uma simples pintura, até modificações de grande porte, é comum que o proprietário do imóvel cobre pelo ponto comercial o que se costuma chamar de luvas . Todo este investimento deverá ser minuciosamente avaliado, para que se possa certificar de sua conveniência. Muitas vezes, os gastos poderão ser de tal ordem que o mais indicado será partir para a escolha de outro local.

VOCÊ VIU?  Como fabricar Azeite Extra Virgem

Localização

É bom levar em consideração as facilidades de acesso e a disponibilidade de vagas para estacionar próximo ao ponto comercial. Se houver possibilidade, ofereça estacionamento no local ou convênio com estacionamentos nas redondezas.

Estrutura

Manter uma estrutura de comercialização conforme o que determina a lei, significa mantê-la separada das dependências residenciais ou outras estranhas à finalidade específica do estabelecimento, bem como disponibilizar dependências adequadas à correta conservação e manutenção de limpeza, desinfecção e refrigeração dos produtos.

Equipamentos básicos

– Balcão de atendimento, prateleiras;
– Telefone, calculadora;
– Banquetas/cadeiras;
– Balanças;
– Veículo;
– Telefone, microcomputador e material de escritório, etc.

Pessoal

Deverão ser pessoas que tenham conhecimentos sobre os produtos, podendo desta forma esclarecer possíveis dúvidas por parte dos clientes.
O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Produtos

Os produtos são muito variados, vão desde biscoitos até detergentes e pastas de dente especiais, além é claro de outros produtos industrializados, como molhos, doces e frutos do mar congelados.

Observação

Comidas industrializadas devem ser preparadas sob supervisão rabínica.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

VOCÊ VIU?  Como montar uma Creche da Prefeitura CEI - Parte 4

Sites afins

KLBD Kosher Certification: http://www.klbdkosher.org
BDK – Certificação Kosher: http://www.bdk.com.br/certificacao-kosher.htm
Tivva Alimentos‎:
Certificación Kosher‎: http://www.sakosher.com.ar

 

Referências:SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *