Ideias de Negócios

Como montar uma loja de Produtos Kosher

 

 

 

By  | 11/12/2017

Como abrir ou montar uma loja de produtos kosher gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor: Secundário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Comércio de produtos voltados para o público judeu

Produtos Kosher

Histórico

O termo kosher significa genericamente apropriado para o uso ou consumo . Mais especificamente, denota um alimento permitido pela lei judaica. Em contraste, designam-se por treifá os alimentos proibidos. Todas as leis alimentares judaicas (leis de kashrut) derivam de preceitos bíblicos, a maior parte dos quais são enumerados no capítulo 11 do Livro de Levítico.

Mercado

Fundamentada nestes princípios e levando em consideração peculiaridades deste mercado, a implantação de uma loja de produtos “kosher” tem os principais ingredientes para tornar-se sucesso. Boa parte dos produtos orientais já caiu no gosto dos brasileiros, mas o mercado de produtos “kosher” ainda é mais direcionado a imigrantes e descendentes. Entretanto, a linha também está atraindo consumidores “não judeus”, que procuram por esses alimentos pelo fato de saberem que a produção foi bem inspecionada.

Investimentos

Será fundamental fazer uma avaliação precisa do Capital disponível, para que se possa dimensionar o negócio corretamente. Aqui vale lembrar que, ao programar a aplicação dos recursos, será necessário considerar uma reserva para suas despesas pessoais, salvo se você tiver outra fonte de renda paralela uma vez que, em todos os casos, o proprietário não tem retirada durante os primeiros meses, além disso, com relação às instalações, o local escolhido, frequentemente, necessitará de reformas, podendo variar de uma simples pintura, até modificações de grande porte, é comum que o proprietário do imóvel cobre pelo ponto comercial o que se costuma chamar de luvas . Todo este investimento deverá ser minuciosamente avaliado, para que se possa certificar de sua conveniência. Muitas vezes, os gastos poderão ser de tal ordem que o mais indicado será partir para a escolha de outro local.

VOCÊ VIU?  Como fazer doces - Veja como montar fábrica de doces dietéticos

Localização

É bom levar em consideração as facilidades de acesso e a disponibilidade de vagas para estacionar próximo ao ponto comercial. Se houver possibilidade, ofereça estacionamento no local ou convênio com estacionamentos nas redondezas.

Estrutura

Manter uma estrutura de comercialização conforme o que determina a lei, significa mantê-la separada das dependências residenciais ou outras estranhas à finalidade específica do estabelecimento, bem como disponibilizar dependências adequadas à correta conservação e manutenção de limpeza, desinfecção e refrigeração dos produtos.

Equipamentos básicos

– Balcão de atendimento, prateleiras;
– Telefone, calculadora;
– Banquetas/cadeiras;
– Balanças;
– Veículo;
– Telefone, microcomputador e material de escritório, etc.

Pessoal

Deverão ser pessoas que tenham conhecimentos sobre os produtos, podendo desta forma esclarecer possíveis dúvidas por parte dos clientes.
O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Produtos

Os produtos são muito variados, vão desde biscoitos até detergentes e pastas de dente especiais, além é claro de outros produtos industrializados, como molhos, doces e frutos do mar congelados.

Observação

Comidas industrializadas devem ser preparadas sob supervisão rabínica.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

VOCÊ VIU?  Montar criação de escargot gastando pouco

Sites afins

KLBD Kosher Certification: http://www.klbdkosher.org
BDK – Certificação Kosher: http://www.bdk.com.br/certificacao-kosher.htm
Tivva Alimentos‎:
Certificación Kosher‎: http://www.sakosher.com.ar

 

Referências:SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *