Ideias de Negócios

Como montar uma loja de Produtos Naturais

 

 

 

By  | 22/10/2017

Saiba como montar uma loja de produtos naturais, dietéticos de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Comércio Varejista de Produtos Dietéticos

Produtos Dietéticos

Cenário

Cada vez mais as pessoas associam a qualidade de vida e a boa saúde com uma alimentação equilibrada. Por conta disso, os produtos sem açúcar e com baixas calorias passaram a ocupar um espaço significativo não só na mesa do consumidor comum quanto nas gôndolas dos supermercados.
O desenvolvimento de novas tecnologias na produção dos alimentos light e diet ajudou a mudar o perfil característico desses produtos ao longo dos anos.

Mercado

Nas grandes redes, já existem seções exclusivas para esse segmento. Embora ainda represente uma parcela pequena dos alimentos vendidos no Brasil, o setor cresce expressivamente. Elevando também o número de empresas nacionais dispostas a investir nesse mercado.

Equipamentos básicos

  • Balcões para exposição;
  • Prateleiras;
  • Materiais de escritório;
  • Caixas registradoras
  • Computadores, etc.

Mão de obra

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que a mão de obra mínima deve contar com vendedores, gerente, e funcionários do administrativo.

Localização

A recomendação é de que o futuro empreendedor, ao abrir uma loja de produtos dietéticos, está fique próximo a academias de ginástica, onde é possível encontrar um público bem interessado.

Além da boa localização do ponto, em regiões onde haja potenciais consumidores, é importante que o empreendedor tenha familiaridade com a área em que vai atuar.

Público

Como os públicos são diferenciados, depois de se estabelecer e conseguir identificar o perfil da clientela, pode-se optar pela segmentação, especializando-se na linha esportiva ou no atendimento ao consumidor que quer produtos para dietas.

VOCÊ VIU?  Como montar uma farmácia de manipulação

Diferença entre produtos Diet e Light

Muita gente confunde as duas coisas.

Para ser considerado diet, a fórmula tem que substituir totalmente um dos ingredientes tradicionais de sua composição, como a gordura, o açúcar e o glúten.

Já os produtos light são aqueles que sofreram redução de, no mínimo, 25% nas calorias de pelo menos um dos ingredientes.

Os diet foram elaborados principalmente para atender às pessoas com restrições nutricionais, como diabéticos, alérgicos a lactose e assim por diante. Por outro lado, os light estão mais voltados para quem quer diminuir a ingestão de calorias ou o consumo de gordura, um das principais vilões da obesidade e dos problemas cardíacos

Franquias

Se o empreendedor preferir pode trabalhar como franquiado, há várias franquias que atuam no setor, e que oferecem um mix de produtos bem variado, que passa por vitaminas, sobremesas dietéticas, e até produtos esotéricos. Tudo para melhorar a saúde do corpo e da mente.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Algumas legislações que o futuro empreendedor deve ter conhecimento.
– LEI Nº 6.437/77 – Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
– DECRETO-LEI Nº 986/69 – Institui Normas Básicas sobre Alimentos.
Para maiores informações consultar o site da ANVISA.

VOCÊ VIU?  Como montar serviço de Análise de Solos

Entidades e sites afins

Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br
ABIA – Associação Brasileira ds Indústrias de Alimentação: http://www.abia.org.br
Oferta de Orgânicos:
Bela Vida Natural:
Alimentos Diet em Oferta: http://www.ultrafitness.com.br/Diet‎

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

 

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

1 Comment

  1. Elton Andrade

    março 29, 2016 at 4:34 pm

    Boa tarde, me chamo Elton Andrade, sou executivo de contas da GLOBAL SUPLEMENTOS, empresa fabricante de encapsulados, onde temos mais de 80 produtos em nosso catalogo. vendemos apenas para lojistas e distribuidores, caso se encaixe no perfil, estou a disposição para tirar qualquer duvida. entre em contato pelo E-mail:
    elton@globalsuplementos.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *