Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Como montar uma Mercearia

Saiba como montar uma Mercearia lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro produzindo alimentos em geral, aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Mercearia
Produtos Ofertados/Produzidos: Alimentos em geral, grãos, farináceos, laticínios, produtos de higiene e limpeza, verduras, legumes, frutas, bebidas, etc.

Mercearia

Estabelecimento antigo e tradicional no mercado de alimentos e suprimento de pequenas urgências domésticas, a mercearia é um tipo de comércio que atende, basicamente, aos moradores das redondezas de determinado bairro, além de eventuais transeuntes. Todos usam a mercearia para repor, em pequenas quantidades, itens em falta na despensa ou para compras de emergência.

Mercado

A globalização econômica, vem atraindo grandes supermercadistas internacionais para o Brasil e o acirramento da disputa entre as grandes redes nacionais de varejo não afetará o pequeno supermercado, a mercearia de bairro, que continuará tendo espaços para sobreviver no mercado.

No entanto, o pequeno comerciante precisa ter uma visão clara do público que pretende alcançar e dos seus espaços de atuação.

Geograficamente, o país é muito grande e isto contribui para que nenhuma empresa consiga dominar sozinha o mercado, abrindo assim, espaço para todos. Porém, uma concorrência que está começando a se manifestar nesse nicho de mercado, é a do mercado de vendas em domicílio. A concorrência direta (mercearias do mesmo tipo) é grande, mas não é muito agressiva.

Localização

Como qualquer estabelecimento comercial, a mercearia deve estar instalada num ponto de grande circulação de pedestres e veículos, mas vale como dica importante sua instalação em bairros estritamente residenciais com alta densidade demográfica, onde normalmente é proibida a instalação de estabelecimentos comerciais de grande porte.

Neste caso então, a finalidade da mercearia estará plenamente justificada, atendendo a um grande contingente populacional carente deste tipo de comércio.

Na escolha do ponto, é importante também escolher construções voltadas para o sol nascente (evitando deste modo, o sol forte e o calor da tarde), com a fachada no nível da rua e sem recuos que possam esconder o estabelecimento.

Estrutura

A aparência geral da mercearia contará muito para o cliente. Uma loja limpa, bem organizada, com os produtos agrupados por afinidades (por exemplo: bebidas próximas aos salgadinhos) sempre causará boa impressão.

O espaço deve ser organizado com gôndolas para exposição de frutas e legumes, balcão frigorífico com vitrine para laticínios, prateleiras para produtos não perecíveis, balança em local de fácil visualização e balcão para atendimento com caixa registradora.

Áreas para estoque e para sanitário deverão estar reservadas.

Equipamentos

Os equipamentos básicos para instalação de uma mercearia são:

  • Balcão frigorífico;Gôndolas;
  • Calculadora;
  • Balcão de atendimento;
  • Caixa registradora;
  • Prateleiras;
  • Veículo utilitário.

Investimento

Os investimentos variam de acordo com a estrutura do empreendimento.

Pessoal

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, para iniciar nesta atividade pode-se contratar apenas um auxiliar, ficando o empreendedor à frente do negócio.
Inicialmente, não se esta prevendo o sistema de entregas, que poderá ser implantado num segundo momento, fazendo-se necessária, então, a contratação de mais um auxiliar.
É bom lembrar que ao empreendedor caberá além da administração geral, a parte de compras.

Características do empreendedor

É fundamental que o empreendedor tenha grande capacidade de negociação, habilidade na relação com o público e aguçada percepção para perceber oportunidades que proporcionem facilidades que o diferenciem, deixando-o sempre à frente da concorrência. Agora, não necessariamente será o empreendedor o dono de todas estas características, importante mesmo é que haja alguém diretamente envolvido com o dia a dia do negócio (gerente, sócio, responsável, etc.) que apresente este perfil.

Perfil do consumidor

O consumidor da mercearia é, em sua maioria cativo, fiel ao estabelecimento, mas também dá muita importância à qualidade, variedade e preço. Este tipo de comércio de alimentos e congêneres é muito direcionado ao atendimento, de modo geral, a pequenos volumes de compras para reposição ou de emergência.

Relação consumidor x mercearia

A relação entre empreendedor e cliente costuma ser estreita, proporcionando ao empreendedor cultivar o atendimento diferenciado.

O estabelecimento poderá destacar-se ainda mais frente ao consumidor, oferecendo sistema de entregas em domicílio. É uma forma de fortalecer o vínculo com o cliente habitual e de criá-lo com o cliente potencial, facilitando o que é considerado a maior dificuldade inicial nesse tipo de empreendimento: formação da clientela. Medidas como esta encorpam o vínculo e proporcionam a formação de uma clientela fiel ao estabelecimento.

Fornecedores

Não serão causa de grandes preocupações, já que existe uma grande quantidade de atacadistas, entrepostos e eventualmente, importadores, capazes de suprir as necessidades deste tipo de estabelecimento.

Linha de produtos

Na medida do desenvolvimento do empreendimento, é interessante agregar ao máximo possível, produtos encontrados nas redes maiores, tais como: verduras e legumes limpos e cortados; pescados, frutos do mar e crustáceos congelados; produtos semi-prontos; bebidas, frios cortados e embutidos, enfim, todo e qualquer produto que possa ampliar as facilidades para o consumidor, partindo até mesmo para oferta de produtos característicos de outros tipos de estabelecimentos comerciais (como por exemplo, medicamentos que não exijam controle médico, vasilhames, etc.).
Enfim, variedade e qualidade de produtos ofertados, junto ao atendimento diferenciado, são a chave para o sucesso.

Abastecimento

É fundamental evitar que um item, ainda que de demanda média, possa ausentar-se das prateleiras da mercearia; frustrar o consumidor em sua procura pelo produto esperado e normalmente urgente para aquele momento, é entregá-lo ao concorrente.

A possibilidade de ampliação da oferta de produtos é muito importante e caberá ao empreendedor, na medida em que o estabelecimento vai se desenvolvendo, ter sempre em mente que o aproveitamento máximo da estrutura já existente é um fator de geração de melhores resultados.

A compra tem que ser cuidadosamente planejada, tanto na quantidade quanto na qualidade dos produtos a serem adquiridos.

Controle de estoques

O controle dos estoques deverá ser dada especial atenção, tanto para garantir a oferta permanente de todos os itens previstos, quanto para evitar perdas. É importante lembrar que deve-se possibilitar ao cliente a segurança de sair de casa e realmente encontrará o produto desejado na sua mercearia.

Para auxiliar nesta empreitada, existem hoje no mercado softwares (programas de computador elaborados para fins específicos) muito eficientes, que representam ferramentas na informatização da loja funcionando então, como um facilitador do gerenciamento.

A aquisição das mercadorias deve ser bem planejada e irá variar de acordo com as características do estabelecimento e especialmente com os hábitos de consumo da clientela.

Propaganda

Uma das mais eficazes são aquelas feitas via mala direta, ou com folhetos disponíveis no próprio estabelecimento, anúncios em jornal do bairro. Mas sem dúvida, a propaganda boca-a-boca é imbatível e é reflexo da atenção dada pelo empreendedor ao bom atendimento na mercearia. Mais um motivo para que o empreendedor mantenha-se à frente do negócio, cuidando da administração geral, finanças e parte comercial, das compras e além de tudo do contato com o cliente.

Fatores que influenciam o sucesso

Para alcançar o sucesso esperado neste empreendimento é necessário ter:

  • Oferta diversificada e qualidade dos produtos;
  • Planejamento de compras;
  • Qualidade no atendimento.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal.

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.

Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

O empreendedor deve ter conhecimentos de algumas leis que regem o setor, tais como:
– LEI Nº 5.172/66. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.

Sites afins

Site Informativo: http://www.supermercadosvirtuais.com.br
Mercearia São Paulo/SP:
Mercearia São Roque: http://merceariasaoroque.com.br

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

 

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Mais para você

Monte sua Padaria – Financiamento Aprovado Ganhe muito dinheiro com a indústria de panificação, saiba como montar sua Padaria com pouco dinheiro e sem cometer erros, financiamento aprovado. Informações sobre financiamento para montar sua padaria, estudo sobre investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, cap...
Como montar Lanchonete gastando pouco Saiba como montar uma lanchonete ou fast food de sucesso gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Lanchonete ou Fast food Ficha Técnica Setor da ec...

Receba Artigos e Vagas por E-mail

Insira seu e-mail:

Continue lendo
Clique para comentar

0 Comments

  1. Anderson Silva

    12 de agosto de 2015 a 17:20

    Olá, parabéns por esse excelente artigo. Muito bem explicado e com todas informações necessárias para que quer ter seu minimercadinho ou mercearia. Na crise em que estamoa muitos estão perdendo seus empregos e buscando essa alternativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro4 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro4 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro4 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro4 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro4 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro4 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro4 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro4 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro4 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro4 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Trending