Connect with us

Ideias de negócios

Como montar uma oficina de brinquedos, conserto

Published

on

Conserto de Brinquedo

Como abrir ou montar uma oficina de brinquedos, conserto. Aprenda tudo sem cometer erros, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da economia: Terciário
Ramo de atividade: prestação de serviços
Principal serviço: Conserto de brinquedos
Área mínima: 16 a 20m²

Oficina de brinquedos

A oficina de conserto de brinquedos é um empreendimento pouco difundido no país. Existem pouquíssimos empreendimentos similares e, geralmente, estão estabelecidos nas grandes cidades.

A abertura das importações que, além de forçar um barateamento nos preços, possibilitou a entrada maciça de brinquedos descartáveis no mercado, trouxe uma dificuldade a mais para o desenvolvimento desse empreendimento.

Tipos de Oficinas

Existem dois tipos de oficinas: as autorizadas, que recebem todo o apoio logístico das fábricas, obtendo peças originais, esquemas técnicos e até apoio de divulgação, e as que atuam independentemente e que terão, naturalmente, maiores dificuldades de se desenvolverem, pela falta de condições de trabalhos e, em razão disso, concentram-se mais nos consertos de brinquedos com características mecânicas do que eletrônicas.

Mão de obra

Para iniciar o empreendimento é necessário um técnico em eletrônica com experiência no ramo, além do proprietário. No caso das oficinas autorizadas, as próprias fábricas oferecem o treinamento necessário.

Fornecedores

Os fornecedores das peças são os próprios fabricantes de brinquedos. Inclusive, nesse aspecto vale ressaltar que, o fornecimento via fabricantes é feito somente para as oficinas autorizadas, dificultando, com isso, a ação das oficinas independentes.

Concorrência

A concorrência é pequena em volume de empresas similares, se torna grande na medida em que o mercado é restrito. Os grandes diferenciais a serem trabalhados pelo empreendedor são a qualidade do atendimento e dos serviços.

Localização

A localização se constitui fator importante na implantação do negócio. As regiões de intensa circulação de pessoas e próxima a lojas de brinquedos são potencialmente interessantes.

Equipamentos

Os equipamentos básicos para instalação de uma oficina de conserto de brinquedos são:

  • bancadas com gavetas;
  • armários para os brinquedos;
  • gaveteiros para as peças;
  • jogo de ferramentas;
  • cadeiras;
  • balcão de atendimento;
  • linha telefônica;
  • ferro solda;
  • prateleiras.

Entidades e Sites afins

Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – ABRINQ: http://www.abrinq.com.br
Casa do Educador‎: http://www.casadoeducador.com
Brinquedos: http://www.otus-seg.com.br‎
Brinquedos Inteligentes‎: http://www.flicbrinquedos.com.br
Brinquedos Estrela: http://www.estrela.com.br

Portal de notícias sobre o Mercado de Trabalho. Equipe de profissionais e colaboradores atualizam o portal diariamente com notícias relevantes sobre emprego, renda, empreendedorismo e qualificação profissional.

Continue Reading
Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. marlene martins da silva

    3 de janeiro de 2015 at 11:49 pm

    presiso de uma apostila que encina a restaurar e consertar mecanismo de bonecas da estrela

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Em Destaque

Copyright © Emprega Brasil. Todos os direitos reservados.