Ideias de Negócios

Como montar uma oficina de Lanternagem e Pintura

 

 

 

By  | 22/10/2017

Saiba como montar uma oficina de lanternagem e pintura lucrativa, gastando pouco e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Oficina de lanternagem e pintura

Mercado

O mercado de consertos em lataria de automóveis no Brasil é grande, tendo em vista que o país tem uma grande frota de veículos antigos, que recebem esse tipo de manutenção, em compensação à impossibilidade de seus proprietários em adquirir os chamados “zero quilômetro”, ao contrário do que ocorre em países mais industrializados com EUA e Canadá, onde os proprietários preferem trocar seus veículos usados, avariados ou feios, por outros novos.

Localização

O espaço é fundamental na montagem de uma pequena oficina de funilaria (lanternagem) e pintura de veículos.

A área deve ser suficiente para receber pelo menos oito carros ao mesmo tempo, deixando-se um espaço para a circulação de pessoas e máquinas.

Em alguns casos se faz necessária a desmontagem de partes do veículo, que devem ficar agrupadas em locais pré-determinados, distantes dos locais de pintura para não correr-se o risco de serem avariadas ou sujas.

Especial atenção deve-se dar aos vidros e acessórios dos carros desmontados. Os estofados devem ficar isentos de poeira e respingos de pintura, o que compromete a qualidade final dos serviços, desviando a clientela para a concorrência.

A área de trabalho da empresa deve ser clara e limpa, evitando-se o acúmulo de sujeira e detritos advindos das raspagens de tinta velha e polimento das latas. As ferramentas devem ser limpas após cada uso e acondicionadas em locais apropriados. Para os clientes que preferirem acompanhar os serviços executados em seus veículos, deve-se dar uma atenção extra, pois são os mais atentos e os que farão a propaganda direta dos bons, ou maus, serviços da oficina.

VOCÊ VIU?  Como montar uma oficina de Alinhamento de Veículos

Uma sala reservada, com café e água à disposição, e algum entretenimento como revistas ou uma televisão, também são uma excelente dica para se fazer um diferencial.

A recepção e entrega dos veículos é um item à parte que costuma ser crucial para encantar o seu cliente.

Equipamentos

Muitas oficinas já estão se modernizando, equipando-se com macacos hidráulicos do tipo “girafa”, para a retirada do motor do veículo, quando da pintura do baú; cabines pressurizadas para a pintura eletrostática e estufas para pinturas com catalisadores; sistemas de misturas de tintas e pigmentos que oferecem a tonalidade exata da cor do carro; sistemas de materiais anti-corrosão, e garantia dos serviços prestados.

O serviço

O carro que chega deve ser vistoriado por uma pessoa responsável, que fará o orçamento prévio, sempre sem compromisso, deixando o cliente à vontade para visitar as instalações, acompanhar alguma parte dos serviços em outros carros e tirar suas conclusões, sempre acompanhado de um funcionário habilitado a tirar todas as suas dúvidas à respeito de todo o processo de lanternagem e pintura.

Superada essa etapa, todo cuidado deve ser dedicado à escolha de funileiros e pintores competentes e com boa experiência. Esses profissionais serão seu maior diferencial. Alguns clientes abandonam os serviços de uma oficina quando sabem que aquele profissional conhecido não trabalha mais ali. O investimento nesse campo é fundamental. Cursos de reciclagem periódicos são aconselháveis e o acompanhamento das novas técnicas se fará imprescindível para o sucesso do investimento. O trabalho é delicado e detalhista. O resultado deve ser o mais perfeito possível, aproximando-se ao máximo da pintura original do veículo.

A honestidade é outro ponto chave. Deve-se ser claro quanto à necessidade de se substituir uma determinada peça do veículo ou quanto à possibilidade de recuperá-la, sempre deixando o cliente livre para decidir o que mais lhe agrada, mostrando-lhe os pontos positivos e negativos de cada opção.
Os prazos combinados com os clientes têm que ser respeitados, sob a pena de se perder a credibilidade com aqueles. Cobrir orçamentos da concorrência deve ser tentado depois de se estabelecer no mercado, sendo pouco indicado no início do negócio.

VOCÊ VIU?  Como montar uma loja de Equipamentos Musicais

Propaganda

Lançar mão de uma propaganda eficiente é fundamental. Parcerias com oficinas mecânicas, lojas de auto peças e tintas, também são uma ótima dica. Panfletagem em estacionamentos de supermercados e anúncios em revistas e jornais torna a empresa conhecida e preços acessíveis a torna procurada e confiável.

Um pequeno estoque de tintas e implementos é aconselhável, mas nada muito grande, no início, pois existe grande quantidade de lojas especializadas em tintas automotivas e o mais indicado é a parceria com essas.

Serviços de guincho de carros muito avariados e entrega em domicílio dos já consertados é um bom diferencial. A parceria com empresas corretoras de seguros pode alavancar a demanda e ser fundamental para a fixação do empreendimento no mercado, que é muito concorrido.

Investimento em equipamentos e instalações:

maçaricos, esticadores, puxadores, lixadeiras, tintas especiais, pistolas para pintura e preparação de fundos. Exige-se ainda, um veículo utilitário, telefone e área com 200 m².
Nº mínimo de pessoas trabalhando: 7 (o dono, 3 pintores e 3 funileiros)

Sites afins

Lanternagem e Pintura: http://www.desamassa.com.br/lanternagem‎
Pintura e Funilaria Chevrolet: http://www.chevrolet.com.br/pecas-servicos‎
Funilaria Express: http://www.agilityreparos.com.br

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

 

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *