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Ideias de negócios

Como montar uma Vidraçaria

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FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário.
Tipo de Negócio: Vidraçaria.
Ramo de atividade: Instalação de vidros temperados, laminados e com proteção termo acústica.

História da vidraçaria

As fontes pesquisadas não trazem ao certo o período e o povo que descobriu o vidro. Sabe-se, no entanto, que egípcios, sírios, fenícios, assírios, babilônios, gregos e romanos, já realizavam trabalhos com o vidro. Devido a isto não é possível atribuir a descoberta do vidro a um único povo e a uma única época. No entanto, numa das fontes pesquisadas, o historiador romano Pliny (23-79 AD), atribui aos fenícios a descoberta acidental do vidro.

A história da indústria do vidro no Brasil iniciou-se com as invasões holandesas (1624/35), em Olinda e Recife (PE), onde a primeira oficina de vidro foi montada por quatro artesões que acompanharam o príncipe Maurício de Nassau. A oficina fabricava vidros para janelas, copos e frascos.Com a saída dos holandeses a fabrica fechou. O Alvará de 1785 de D. Maria I, A Louca , determinou a extinção de todas as manufaturas em qualquer parte onde se acharem, nos (seus) domínios do Brasil . Todo o vidro passou a ser importado de Portugal e posteriormente da Europa e das colônias inglesas.

O vidro voltou a entrar no mapa econômico do país a partir de 1810, quando em 12 de janeiro daquele ano, o português Francisco Ignácio da Siqueira Nobre recebeu carta regia autorizando a instalação de uma indústria de vidro no Brasil.Até o século XX a produção de vidro era essencialmente artesanal, utilizando os processos de sopro e de prensagem, sendo as peças produzidas uma a uma.Foi a partir do início do século XX que a indústria do vidro se desenvolveu com a introdução de fornos contínuos a recuperação de calor e equipados com máquinas semi ou totalmente automática para produções em massa.Um fato marcante para o setor vidreiro brasileiro foi o surgimento, a partir do final do século passado, de importantes empresas, que ainda hoje dominam o mercado. A seguir será abordada a constituição dos principais fabricantes de vidro no país.

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Mercado

O consumidor, de modo geral, tornou-se extremamente exigente em termos de qualidade, preços e atendimento, onde somente os mais organizados e eficientes têm condições de ter sucesso. No entanto, dar crédito às avaliações de consumo também é uma atitude inteligente. Foi a partir de um desses estudos que constatou-se uma segmentação no padrão de consumo de vidros de um estado para outro, num comportamento de mercado que não corresponde necessariamente com a situação econômica da região. Por exemplo, vidros laminados são mais bem aceitos nas regiões Sudeste e Sul que nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, portanto, existe um mercado bem segmentado entre as regiões.

Investimento

O investimento inicial para montar uma vidraçaria varia de acordo com o tipo e o volume de serviços oferecidos, como também sua estrutura.

Estrutura, equipamentos e mão de obra para sua vidraçaria

Estrutura

A vidraçaria deve ser divida em dois ambientes: na frente deve ficar o salão de vendas, onde serão expostas as amostras dos produtos e o fundo deve ser reservado para a estocagem e processamento do vidro.

Equipamentos básicos

  • Mesa de madeira para corte;
  • Lixadeira e furadeira elétrica;
  • Diamantes para corte de vidro;
  • Móveis e equipamentos de escritório, etc…

Mão de obra

A mão de obra irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, operar com um volume maior de vidros e diversos tipos, exigirá mão de obra mais capacitada.

Contar com equipe bem preparada não basta, o próprio empreendedor deve ter conhecimentos técnicos dos materiais com os quais trabalha, isso dá maior credibilidade ao trabalho.

A preocupação com o manuseio dos materiais deve ser estendida ao atendimento da freguesia e isso começa no zelo com o próprio estabelecimento. É recomendável, por exemplo, manter um show room, outra ação aconselhável é ligar para o cliente após o término do serviço, para saber se há queixas.

Cerca de 70% das encomendas de uma vidraçaria são feitas através de telefone. A rotina recomendada é a seguinte: ao receber o chamado, o dono da loja ou um vendedor vai até o cliente, tira as medidas e faz o desenho conforme o serviço solicitado.

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É aí que entra a importância de contar com um profissional bem preparado na hora de tirar as medidas, já que se os desenhos não forem precisos a vidraçaria terá de assumir o prejuízo. Quando o vidro a ser instalado for do tipo comum, o corte e os furos necessários serão feitos na própria vidraçaria, que normalmente mantém um pequeno estoque de material. Já o vidro blindado requer um processo mais demorado, pois os cortes e furos são feitos antes da blindagem da peça.

Divulgação da Vidraçaria

A internet e os anúncios em jornais de bairro, segundo afirmam em coro os empresários do setor, são a melhor ferramenta de divulgação nesse ramo.

Alternativa de Mercado

A parceria entre vidreiros é o caminho apontado para que pequenas empresas com interesses recíprocos possam formar blocos, juntando o que cada um tem de melhor; racionalizando gastos e investimentos, ocupando plenamente equipamentos, espaços de mercado. Mesmo composto por um universo muito vasto, com necessidades e teorias diferentes, essa categoria pode estabelecer parcerias entre si. Um exemplo dessa possibilidade é o preenchimento da capacidade produtiva ociosa do concorrente, ao invés de fazer novos investimentos e gerar mais ociosidade.

Tipos de Vidros

Vidro Laminado

Atende às exigências mais específicas de segurança, controle sonoro, controle de calor e de radiação ultravioleta.
É constituído por uma ou mais lâminas de vidro, fortemente ligadas através de calor e pressão, a uma ou mais películas de Polivinil Butiral (PVB), de forma que, quando quebradas, mantém os estilhaços aderidos à película, não devassando o vão e reduzindo drasticamente as chances de acidentes.

Vidro Especial

Possui altíssima tecnologia e foi projetado para atender necessidades técnicas específicas como controle de luminosidade e da irradiação solar, resistência ao impacto, isolamento do calor na presença de fogo, controle de ondas eletromagnéticas, retenção de calor no ambiente ou total envidraçamento de fachadas.

Vidro de Segurança

É o vidro que foi submetido a um tratamento térmico denominado têmpera, tornando-se mais resistente a choques mecânicos e térmicos, mantendo as características de transmissão luminosa, de aparência e de composição química. É a solução ideal e segura para ambientes que necessitem de um vidro que proteja e não prejudique a integração interior / exterior.

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Vidro para Controle Solar

É refletivo e adquire esta propriedade após a deposição de material metálico em sua superfície, formando uma fina camada, responsável pelo incremento nas suas propriedades térmicas e ópticas.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Entidades e sites afins

ANDIV – Associação Nacional de Distribuição de Vidros e Cristais Planos: http://www.andiv.com.br
ABIVIDRO – Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro: http://www.abividro.org.br
ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas: http://www.abnt.org.br
Vidraçaria Zona Norte: http://pblvidracaria.com.br
Vitraglass Vidraçaria: http://www.vitraglass.com.br‎

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
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