Ideias de Negócios

Como trabalhar com Transporte Escolar

 

 

 

By  | 18/08/2017

Ganhei dinheiro transportando estudante, saiba como montar uma empresa de Transporte Escolar com pouco dinheiro e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

 

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário.
Ramo de atividade: Prestação de Serviços.
Tipo de Negócio: Transporte de Estudantes.

Mercado do transporte escolar

O mercado de empresa de transporte escolar apresenta-se potencialmente formado, principalmente, por crianças na faixa etária de três a dez anos, tal público pertence a classes sociais de maior poder aquisitivo.

Devido a dependência de locomoção que as crianças tem para se deslocarem a seus colégios e creches ou a atividades escolares complementares, aliado a isto, a não disponibilidade de tempo de seus pais para realizarem esta tarefa, possibilitou o surgimento de um segmento de atividade econômica, o transporte escolar.

A prestação desse tipo de serviços começa, normalmente, com o início do ano letivo, em fevereiro. O término, de acordo com o final das aulas, em novembro. O traslado será da residência – estabelecimento de ensino – residência, e o horário será estabelecido de acordo com o turno em que a criança permanecer no estabelecimento.
Investimento para transporte escolar

O investimento irá variar de acordo com a estrutura que o empreendedor queira instalar, porém, é válido destacar que o investimento mínimo para este empreendimento gira em torno de R$ 70 Mil.
Equipamentos

Os equipamentos básicos são:

– Computadores e telefone;
– Móveis de escritório;
– Veículos, etc..
Mão de Obra

A mão de obra é variável de acordo com a estrutura do empreendimento.
Exigências

LEIA  como montar uma Loja de CD e DVD

As principais exigências para quem quer começar neste tipo de negócio são:

– Uma perua em bom estado;
– Um curso para ser motorista escolar;
– Gostar de crianças;
– Ter paciência e muita responsabilidade.
Vantagens

Algumas vantagens:
– Não se trabalha o dia inteiro;
– As férias são tiradas duas vezes por ano;
– Pode-se planejar a vida fazendo uma seleção das crianças e do trajeto.
Riscos

Os únicos riscos que o negócio oferece são o próprio trânsito e a inadimplência por parte dos clientes.
Contratação do serviço e Divulgação

No primeiro contato, serão prestadas ao possível cliente todas as informações de funcionamento da empresa: suas condições operacionais, preços, sistema de pagamento, tipo de contrato e de equipamento com que opera bem como disponibilizadas fontes de referência para a qualidade do serviço oferecido.

Havendo interesse, poderá ser firmado um contrato, normalmente dividido em doze parcelas (incluindo-se os meses relativos a férias escolares durante janeiro, julho e dezembro), com pagamentos efetuados mensalmente através de carnê ou recibo. Há empresas que operam com cheques pré-datados. Outras trabalham também com promissória única com o valor do contrato anual, como forma de inibir a quebra do contrato. Toda negociação é feita diretamente com os pais das crianças, sem o envolvimento do colégio.

Os serviços de transporte escolar são procurados principalmente no início do ano, período que antecede ao início ao início das aulas e poderão ser divulgados através de panfletos, cartões de visita e outros canais e, mais objetivamente, junto a colégios e creches. Geralmente, os pais procuram este serviço por indicação de outros pais ou por informação obtida no próprio colégio, como também no sindicato da categoria.

LEIA  Montar um serviço de Despachante gastando pouco

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *