Ideias de Negócios

Confeitaria, Doceria – Saiba como montar gastando pouco

 

 

 

By  | 10/12/2017

Saiba como montar uma Confeitaria, Doceria gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio de Alimentos
Tipo de Negócio: Produção e Vendas de Doces e Salgados
Produtos: Doces, Sorvetes, Salgados, Refrigerantes e Sucos

Doçaria, doceria

Oportunidades açucaradas de empreendimento estão sempre surgindo no mercado. Por ser um dos últimos setores a ser abalado por crises econômicas – o que pode ser traduzido como dinheiro em caixa diariamente e adaptação a todo tipo de público e investimento – a área de alimentação é opção freqüente entre empreendedores que procuram começar um negócio. Aí é que entram em cena as doçarias, que além de ser empreendimentos da área de alimentação, e por esta característica beneficiada, são uma alternativa cada vez mais freqüente para realização de uma atividade agradável.

Empreendedor

Normalmente, opta por montar uma doçaria quem se identifica com o produto, quer dizer, gosta de comer, criar pratos, servir seus experimentos aos amigos e frequentar os templos gastronômicos em que se transformaram hoje os restaurantes, lanchonetes, bares e doçarias. Também é comum encontrar neste setor pessoas que dão continuidade à tradição familiar ou que encontram a oportunidade de se associar a alguém que conheça bem a atividade. De qualquer modo, lembramos que o empreendedor não necessariamente precisará possuir estas características, o importante é que haja alguém diretamente envolvido com o dia a dia do negócio (gerente, sócio, responsável, etc.) que apresente este perfil, como também é importante destacar que este tipo de negócio exige bastante do empreendedor, seja para as compras diárias como também com relação ao horário de funcionamento.

Mercado

É necessário ter criatividade e flexibilidade para acompanhar as oscilações de mercado e solicitações da clientela.

Há no mercado desde estabelecimentos bastante simples até aqueles que desenvolvem uma linha de doces primeira linha, voltados para o chamado público “classe A”.

Enfim, tudo será determinado pelo público alvo, que por sua vez é resultado de uma reunião de fatores como: tipo de produtos, serviços ofertados, e localização do estabelecimento.

Público

Procure conversar com outros empreendedores do ramo e visitar estabelecimentos similares, definir o público alvo, o que determinará o estilo do negócio, e realizar pesquisa de mercado a fim de identificar o potencial da região, carências no mercado, tendências, etc.

Localização

A escolha do ponto comercial é, seguramente, um dos aspectos mais importantes para o sucesso do empreendimento. Deve estar associada à linha de produtos e serviços oferecidos. É ela quem vai determinar a formação de um público específico. Estar próximo de escolas, comércio ou escritórios, em geral, traz bons resultados. Dependerá da localização do estabelecimento e do público que se pretende atingir, e estabelecimento do horário de funcionamento.

VOCÊ VIU?  Montar serviço de Aluguel de Louças gastando pouco

Custos de operação

As despesas gerais de administração de uma doçaria variam de acordo com as características do empreendimento. Por exemplo, o valor do aluguel do imóvel será diferente em cada região e proporcional às dimensões e tipo do imóvel, mas algumas despesas são praticamente padronizadas tais como energia elétrica, água, telefone, honorários do contador. A aquisição das mercadorias deve ser bem planejada e variará de acordo com as características do estabelecimento e especialmente com os hábitos de consumo da clientela.

Investimentos

É variável de acordo com o tamanho do empreendimento, mas é válido lembrar que o veículo próprio será de grande utilidade, especialmente em relação à aquisição das mercadorias.

Equipamentos

Os equipamentos básicos para sua implantação são:

  • freezer horizontal com geladeira;
  • balcão frigorífico;
  • exaustor;
  • espremedor de frutas;
  • liquidificador;
  • vitrine quente;
  • estufa;
  • forno microondas;
  • fogão 6 bocas;
  • forno elétrico;
  • louças em geral – talheres, pratos, copos, etc.;
  • prateleiras para exposição de caixas de doces;
  • banquetas;
  • mesas;
  • cadeiras;
  • prateleiras para estocagem;
  • caixa registradora.

Nota:  se a opção for por equipamentos usados, o custo caíra em até 50%

Instalações

A distribuição dos equipamentos será bastante importante, pois dela dependerá a facilidade de locomoção dos funcionários. Desta forma o uso racional do espaço deve ser bem feito, um exemplo é do aproveitamento da parte inferior interna do balcão, que poderá ser utilizada para a instalação de balcão frigorífico, freezer horizontal, prateleiras para armazenagem de louças, garrafas, etc.

É interessante que a bancada de trabalho e pia sejam vistas pelo público, criando assim maior segurança e confiabilidade, a área destinada ao público terá 02 banheiros (masculino/feminino), sendo que o banheiro de funcionários deverá ser instalado distante da área de atendimento.

Para instalações em áreas mais reduzidas, com pequeno balcão e sem lugar para sentar, poderá haver apenas um lavabo. A área reservada para estoque deverá ser bem protegida, arejada e separada do público.

Aviso importante, deve-se dar especial atenção à instalação elétrica devido ao tipo e número de equipamentos utilizados, o objetivo é evitar sobrecarga.

Pessoal

Serão necessários, além de considerarmos o empreendedor gerenciando pessoalmente o estabelecimento, um balconista, responsável pelo atendimento, dois ajudantes de cozinha que poderão ajudar no atendimento ao público, preparo de sucos e coquetéis. Todos sob a imprescindível supervisão do proprietário.

VOCÊ VIU?  Como fazer joias, processos de fabricação de joias

Dependendo do horário de funcionamento do estabelecimento, será necessário adotar dois turnos de trabalho, o que implica no aumento do número de funcionários. A oferta deste tipo de mão de obra é grande, mas o empreendedor deverá ser criterioso na seleção dos funcionários, porque eles terão influência direta no sucesso do negócio, uma vez que serão responsáveis pela motivação dos clientes para comprarem os doces, e o que é mais importante: estarão em contato com a clientela.

Algumas características são particularmente importantes para estes profissionais, tais como: preocupação com o asseio pessoal e higiene, boa aparência e bom contato pessoal. Ser paciente e gentil contribui bastante para o bom atendimento aos clientes.

Fornecedores

Não constituem problema, já que existem inúmeras opções de fornecedores. Mas é importante realizar uma pesquisa de mercado a fim de montar um cadastro dos fornecedores que melhor se adeqüem às suas necessidades.

A gama é enorme: atacadistas, distribuidores, importadoras, supermercados, feiras-livres, açougues, casas de frios, panificadoras, adegas, doceiras e salgadeiras. Outra alternativa são as visitas a hipermercados, que muitas vezes oferecem produtos a preços mais baixos que o distribuidor.

Produtos não perecíveis ou congelados, poderão ser comprados dentro de prazos mais elásticos.

Estoques

A própria rotina do estabelecimento é que fornecerá dados para a estruturação do programa de compras. Embora o sistema de trabalho varie de um estabelecimento para outro, algumas rotinas são comuns a todos eles.

Diariamente, o empreendedor deverá certificar-se de que todos os itens de maior procura estão disponíveis e de que a casa está em perfeitas condições de higiene. É recomendável que a verificação de estoque seja feita logo após o fechamento do estabelecimento, quando também será feita a limpeza.

No dia seguinte a rotina prosseguirá com a realização das compras necessárias, seguidas de armazenagem dos produtos.

Lembrete

Além de preservar a variedade, uma doçaria deverá saber associar esta característica à excelência no atendimento e à qualidade do produto. O resultado será a criação de uma clientela assídua que poderá transformar a doçaria num ponto de encontro, o que obviamente poderá estar traduzido para lucros maiores.

VOCÊ VIU?  Como abrir um Abatedouro de Frango - Passo a Passo

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu Bufê para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990), e o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições fisicas).

Sites afins

Franquia Amor aos Pedaços: http://www.amoraospedacos.com.br
Doceria Mirabella‎: http://www.doceriamirabella.com.br
Nilsabor: http://www.nilsabor.com.br‎
Cupcake Bem Casado: http://www.disneybabble.com.br
Carla Prado_Cake Designer‎: http://www.carlaprado.com.br
Bolos e Doces Decorados: http://www.giubuffet.com.br
Receitas de Doces União:

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *