Ideias de Negócios

Industrialização de caipirinha, passo a passo

 

 

 

By  | 12/11/2017

Como abrir ou montar uma industrialização de caipirinha de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Industrialização de caipirinha

Como fazer

Na obtenção do suco de limão, há vários pontos da cadeira onde são obtidos resíduos. Por exemplo nos finishers, das despolpadeiras, centrífugas, nas peneiras, etc. Além disso, na inspeção prévia dos frutos há muitos que são separados por estarem podres, amassados, etc. Esta será a matéria-prima dessa usina.

O processo

O processo será definido em etapas definidas:

– Desintegração;
– Mistura com água;
– Aquecimento – esfriamento;
– Dosagem e tratamento enzimático;
– Alvejamento;
– Pasteurização;
– Concentração;
– Embalamento.

Em primeiro lugar há uma rosca sem fim que leva os subprodutos até um moinho desintegrador vertical, onde os resíduos são reduzidos ao tamanho de pequenas partículas.

Em seguida essas partículas passam a um tanque, onde são misturadas com água, na proporção de 1:2. O tanque é dotado de agitador – raspador das paredes, com movimento lento. Sua função é de formar um massa uniforme, espessa, mas possível de bombear.

Por meio de bomba passamos a mistura a um trocador de calor de tipo espiral, onde ela é aquecida em contracorrente com a água ou vapor, até um temperatura de 95ºC. A finalidade é inativar as enzimas naturais presentes na mistura.

Passa-se depois a outro trocador de calor espiral, onde a mistura é esfriada de 95 a 50ºC. pela passagem em contracorrente de água fria.
Esta é a temperatura ideal para o posterior tratamento enzimático.

Uma vez conseguida a inativação das enzimas próprias dos resíduos, procede-se à dosagem de novas enzimas que, depois de um período de manutenção de duas horas, em tanques submetidos à agitação conseguem o efeito desejado e a viscosidade da massa é consideravelmente reduzida.

VOCÊ VIU?  Montar empresa de Comunicação Visual - Passo a Passo

Vem depois a etapa de separação. Nela, sólidos que não foram dissolvidos durante o tratamento posterior são separados da massa líquida. Esses líquidos contém:

– Sólidos extraídos por difusão;
– Células completas ( que dão cor branca leitosa ao conjunto);
– Carotenos ( pigmentos naturais contidos nas cascas dos cítros);
– Óleos essenciais absorvidos nas células;
– Flavedo.

O conteúdo total dos sólidos dissolvidos vem a ser de 5 – 6%. A máquina onde ocorrem a separação líquido-sólido insolúveis é uma centrífuga de eixo horizontal.
Graças à força do campo centrífugo que se produz no interior da máquina, a mistura separa-se em sua fase sólida, mais pesada, que vai para a periferia, e líquida. Por uma velocidade diferencial entre a rosca sem fim interna e a carcaça do rotor, os sólidos são arrastados para extremidade direita, por onde saem. Os líquido são evacuados pelo outro lado.

No caso de se pretender deixar o líquido isento de sólidos não dissolvidos, procede-se uma segunda separação centrífuga em uma separadora de eixo vertical, que gira a um maior número de rotações.

Os líquidos passam a um pasteurizador de placas dotado de várias seções ( regenerativa, pasteurização e esfriamento), onde são pasteurizados à temperatura de 95ºC durante um período de trinta segundos. Desse modo consegue-se:

– Inativação das enzimas previamente introduzidas;
– Destruição dos germes patogênicos;
– A pasteurização é conseguida ao se passar o líquido entre as placas finas de aço inoxidável, em contracorrente com o vapor de água quente;
– Vem em seguida a etapa de concentração. O produto já pasteurizado passa pelo evaporador, onde se elimina toda água , tornando-se um produto pó.

Neste ponto já tem-se um concentrado ideal, que serve de base para a fabricação de bebidas, entre elas a caipirinha, porque:

VOCÊ VIU?  Como montar uma Creche da Prefeitura CEI - Parte 4

– Tem um preço inferior ao dos concentrados de suco;
– Tem uma excelente cor ( Caroteno) e aroma ( óleos essenciais);
– Em virtude de sua ótima cor e aroma, é necessária uma menor quantidade ao ser com eles fabricadas bebidas, do que no caso da utilização de concentrados de sucos cítricos;
– Ausência de corantes ou aromatizantes artificiais.

Este produto final obtido consiste na base para a sua mistura com uma bebida alcoolica pré determinada.

Tabela de classificação de bebidas

Quanto ao tempo de envelhecimento

NOVA: é a bebida mantida em repouso, mesmo que em tonel de madeira, por período inferior a 12 (doze) meses.
AMACIADA: é a bebida resultante da mistura de um máximo de 50% (cinqüenta por cento) de Cachaça Nova com Cachaça Envelhecida
ENVELHECIDA: é a bebida mantida em descanso, em tonel de madeira, pelo prazo de 13 (treze) a 48 (quarenta e oito) meses
RESERVA ESPECIAL: é a bebida mantida em descanso, em tonel de madeira, por mais de 48 (quarenta e oito) meses

Quanto ao teor alcoólico

EXTRA LEVE: com teor alcóolico entre 38% e 41,9% v/v.
LEVE: com teor alcoólico entre 42% e 46,9% v/v.
ENCORPADA: com teor alcoólico entre 47% e 54% v/v.

Sites afins

ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos: http://www.ital.sp.gov.br
IMT – Instituto Mauá de Tecnologia: http://www.maua.br
Receitas – iG:
Como Fazer Caipirinha: http://www.receitadecaipirinha.com.br

VOCÊ VIU?  Como fazer Bonés gastando pouco

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Artigos relacionados: caipirinha receita, caipirinha de vodka, caipiroska, caipirinha de cerveja, caipirinha de morango, caipirinha de vinho, fazer caipirinha, caipirinha de maracujá.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *