Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Iogurte – Saiba como fazer

Saiba como fazer iogurte sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com a fabricação de iogurte caseira ou industrial, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Fabricação de Iogurte

Ficha Técnica
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria
Tipo do Negócio: Fabricação de Iogurte

Iogurte

HISTÓRICO. O leite fermentado que deu origem ao iogurte da atualidade teve origem no Oriente, como o prova o próprio nome (jugurt). Porém, a origem do iogurte ainda não é totalmente conhecida, mas há vários episódios, espalhados pelo mundo, que podem estar na base do seu aparecimento na antiguidade.

Através das expedições, guerras e relações comerciais entre os fenícios e os egípcios e, mais tarde, também através de gregos e romanos, este alimento que hoje faz parte do nosso cotidiano rapidamente se difundiu, conquistando uma posição privilegiada na dieta alimentar dos mais diversos povos.

Apresentação – Fabricação de Iogurte

O iogurte é um produto lácteo fresco, obtido pela ação fermentativa específica das bactérias lácteas (fermentos), Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus termophilus, sobre o leite, com ou sem adição de outros produtos lácteos.  Estas bactérias lácteas no produto final têm que estar vivas e em grande quantidade ( igual ou superior a 10 7/g).

Localização – Fabricação de Iogurte

Deverá ser próximo do local onde estará a matéria prima, bem como disponibilidade de mão-de-obra, água e energia elétrica, infra-estrutura de transportes e comunicações.

Estrutura – Fabricação de Iogurte

A estrutura básica deve contar com galpões para a produção, escritório administrativo, além é claro da estrutura básica, como água, energia, etc.

Equipamentos – Fabricação de Iogurte

Os equipamentos básicos são:
– Tanques de recepção em aço inox;
– Filtros em aço inox;
– Desnatadeiras elétricas;
– Fermenteiras;
– Evasadoras;
– Comprenssores;;
– Equipamentos de escritório e móveis e utensílios, etc.

Mão de Obra – Fabricação de Iogurte

A necessidade de mão-de-obra projetada para a unidade de fabricação de iogurte é de quatro pessoas, quando a fábrica funciona a 100% de sua capacidade total.

O iogurte apresenta as seguintes propriedades:

– Contem um baixo teor de lactose: A lactose é parcialmente transformada em acido láctico, durante o percurso da fermentação, isto facilita a assimilação do iogurte em indivíduos com intolerância à lactose, e que por isso têm problemas em assimilar os nutrientes do leite.

– Proteólise e digestão: As proteínas do leite, que têm um alto valor biológico, são parcialmente pré-digeridas por ação das bactérias lácticas, o que permite uma melhor digestão.

– Vitaminas: As vitaminas do leite ajudam ao desenvolvimento das bactérias lácticas que, por sua vez, produzem outras vitaminas, aumentando assim a variedade de vitaminas presentes no iogurte.

– Minerais: O iogurte apresenta uma ampla variedade de minerais, destacando-se com maior importância o cálcio, que para além do mais apresenta uma elevada biodisponibilidade.

Matéria Prima – Fabricação de Iogurte

A matéria-prima a ser utilizada na fabricação do iogurte será o leite integral. No processo de fabricação do iogurte, torna-se necessário acrescentar à matéria-prima determinados ingredientes destinados à conservação e melhoria do sabor do produto fabricado.

Os referidos ingredientes são discriminados a seguir, bem como as respectivas quantidades requeridas para 100 litros de leite.
– Açúcar = 10,00kg;
– Conservante = 0,20kg;
– Corante = 0,20kg;
– Polpa de Fruta = 8,00kg;
– Cultura Lática = 3,00kg.

O processo de Fabricação do Iogurte. Pode ser de duas maneiras:

– O 1º processo de produção do iogurte é bastante simples, o leite concentrado ou enriquecido com leite em pó até aumentar seu extrato, seco em 2,0 a 2,5%, é pasteurizado entre 90 e 92ºC, temperatura que é mantida durante um a cinco minutos. Isso se faz no aparelho que se recebe o leite do depósito. A manutenção da temperatura de pasteurização durante um a cinco minutos é feita no depósito. Antes de mais nada, o leite deve ser higienizado para eliminar as impurezas presentes. Antes ou depois da pasteurização realiza-se um processo de desaeração (tirar o ar ou gás da água).

O leite depois é submetido a uma homogeneização para passar por uma divisão final e dispersão dos glóbulos de gordura, evitando assim que subam à superfície , conseguindo-se ao mesmo tempo, uma melhor aparência ao produto. Passadas essas etapas, o leite é inoculado com um cultivo de fermentos lácticos, procedentes dos depósitos, de onde passa ao embalamento a 45º C, mantendo-se esta temperatura a durante três a quatro horas nas incubadoras. Durante este período de tempo tem lugar o desenvolvimento dos Lactobacillus bulgaris e Streptococcus thermophillus, fermentos que dão suas características típicas ao iogurte.
Se a preferência pela fabricação de iogurte doce e aromatizado, basta acrescentar o açúcar e os aromas desejados, antes da fermentação. O armazenamento do produto até sua chegada ao consumidor deve ser feito por um sistema de refrigeração a 4 – 6º C, já que as temperaturas superiores, o produto pode ser invadido por mofos e outros microorganismos.
– O 2º processo de fabricação consiste em proceder à fermentação do leite em massa (em tanques), antes de ser embalado individualmente em vasilhas menores. Neste caso, deve-se realizar o batimento da massa do iogurte formada nos tanques, para ser posteriormente dosificada nas embalagens correspondentes. Isso é o que se chama de iogurte batido, que não tem uma estrutura consistente.

ACRESCENTANDO AS SUBSTÂNCIAS. Conforme o caso podem-se acrescentar ao iogurte as seguintes substâncias:

– Leite em pó integral, semidesnatado, em quantidades de até 5% no máximo, no iogurte natural, e de até 10% no máximo, nos outros tipos de iogurte;

– Soro em pó, proteína de leite e/ou de soro, de origem bovina;

– Açúcares;

– Ingredientes naturais como frutas e hortaliças (frescas, congelada, em conserva, liofilizada, ou em pó), purê de frutas, polpa de frutas, compota, geléia, confeito, xaropes, sucos, mel, chocolate, cacau, frutos secos, coco, café, especiarias e outros ingredientes naturais e aromatizantes inócuos.

– O iogurte deve ter um mínimo de 2,0% de massa gordurosa e um extrato magro seco de 8,5%. Quando se trata de iogurte desnatado, o conteúdo de gordura não deve passar de 0,5%, com um extrato magro seco mínimo de 8,5%.

Legislação Específica – Fabricação de Iogurte

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:

– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.

Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Algumas legislações que o futuro empreendedor deve ter conhecimento.

– LEI Nº 6.437/77 – Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
– DECRETO-LEI Nº 986/69 – Institui Normas Básicas sobre Alimentos.
– PORTARIA Nº 326/SUS/MS/97 – Aprova o Regulamento Técnico; Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos

Produtores/Industrializadores de Alimentos .

Para maiores informações consultar o site da ANVISA.

Entidades

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
SEPN 515, Bloco B – Edifício Ômega – Brasília – (DF)
70.770-502
Tel. (61) 448 1326 / 1327 / 1303 / 1321

Fornecedores – Fabricação de Iogurte

Equipamentos
Python Engenharia e Equipamentos Industriais Ltda
Estr. do Sacramento, 1725 – Pimentas – Guarulhos – (SP)
07263-000
Tel. (11) 6480 4222

Inoxil S/A
Av. Atalaia do Norte, 1050 – Jd. Cumbica – Guarulhos – (SP)
07240-120
Tel. (11) 6412.7866

Brasinox Indústria e Comércio Ltda
Rua Francisco de Biasa, 100 – Centro – Lambari – (MG)
37480-000
Tel. (35) 271 2485


Endereços na Internet:

Site informativo
http://www.iogurte.com/

Site da ANVISA
http://www.anvisa.gov.br

Ministério da Saúde
http://www.saude.gov.br/

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba Artigos e Vagas por E-mail

Insira seu e-mail:

Continue lendo
Clique para comentar

0 Comments

  1. jose

    3 de março de 2016 a 12:33

    Bom dia,
    Gostaria que me passasse alguns contatos de fornecedores de Conservante, Corante, Polpa de Fruta e Cultura Lática caso você tenha.

    Gostei muito do artigo, muito completo.
    Parabens.

  2. Humberto Santos da Silva

    28 de agosto de 2016 a 13:04

    gostei da ideia de fabrica de iogurte, gostaria de mais informações

  3. Alceu Pontes

    1 de fevereiro de 2017 a 16:47

    Gostaria de saber qual a duração do curso, custo e custo de equipamentos, para uma micro empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro4 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro4 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro4 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro4 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro4 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro4 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro4 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro4 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro4 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro4 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Trending