Ideias de Negócios

Legumes e Verduras – Monte sua empresa de beneficiamento

 

 

 

By  | 10/11/2017

Saiba como montar uma empresa de Beneficiamento de Legumes e Verduras lucrativa e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com higienização, descascamento, corte, classificação, embalagem e resfriamento de verduras e legumes. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Beneficiamento de legumes e Verduras

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Industrial
Tipo de Negócio: Beneficiamento de legumes

Apresentação

O beneficiamento consiste basicamente em uma operação de higienização, descascamento, corte, classificação, embalagem e resfriamento a que são submetidos os produtos (neste caso os legumes), para posterior consumo ou industrialização.

Mercado

Esta acontecendo grandes mudanças e novidades no comércio de alimentos e é preciso prestar muita atenção nelas. Uma informação interessante vem, a propósito, dos Estados Unidos. Em 1975 eram colocadas nesse mercado 65 variedades de hortaliças, hoje acredita-se que cheguem a cerca de 400 variedades. As novas variedades e tipos de frutas, verduras e legumes resultam da pesquisa agronômica e de importações.
Uma tendência que se expande é a da procura por produtos orgânicos, hidropônicos e embalados.

Equipamentos básicos

– Câmaras frias;
– Descascadores de legumes;
– Picadores de legumes;
– Contendores para lavagem;
– Mesas de aço inox e polietileno;
– Seladoras para encolhimento e seladoras comum;
– Móveis e utensílios de cozinha;
– Balanças para uso comercial, etc.

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Matéria prima

A matéria prima deve ser comprada in natura e então selecionada, lavada (podendo também ser descascada ou picada) e embalada para venda.

Fornecedores

Devem ser escolhidos cuidadosamente, preferindo aqueles que tenham condições explícitas de suprir a demanda, cumprir prazos e oferecer produtos de qualidade inquestionável (sem esquecer do preço justo), são questões básicas. Uma opção é comprar a matéria prima diretamente de agricultores, desenvolvendo assim, bons fornecedores.

VOCÊ VIU?  Como montar serviço de Alimentos Congelados - Passo a Passo

Clientes

Os legumes beneficiados são geralmente adquiridos por cozinhas industriais, bares, restaurantes e lanchonetes além de supermercados e “horti-frutes”.

Produto final

Geralmente os legumes são oferecidos ao consumidor final já picados em cubos, palitos, lâminas ou cortes finos do tipo palha, o que facilita o seu preparo em sopas, maioneses, suflês e saladas, e contribui para a compactação das embalagens, facilitando a armazenagem e transporte.
Entretanto, deve-se oferecer, também, o produto inteiro, sob encomenda, abrindo um leque maior de opções à clientela.

O processo é basicamente composto e três fases

  • Lavagem – os legumes passam por um processo minucioso de higienização;
  • Picagem;
  •  Embalagem.

Para não interferir no ritmo da produção, o processo de picagem e embalagem deve ser quase que simultâneo, e não pode haver sobras de legumes para ser embalados de um dia para o outro.

A embalagem dos legumes já processados, prontos para a utilização final, é um fator determinante do sucesso da empresa. Aconselha-se utilizar uma câmara de vácuo para a retirada do ar das embalagens, já que sua presença acelera o processo de oxidação da matéria orgânica, e contribui para a deterioração do produto, exigindo maior velocidade no processo e no consumo final.

Há no mercado uma boa variedade de embalagens apropriadas ao estoque e conservação dos legumes, mas deve-se dar preferência àquelas que deixam transparecer o produto, facilitando a sua observação e escolha pelo consumidor.

O empreendimento poderá contar com embaladeiras automáticas e, até mesmo, com embalagens de lata ou alumínio, do tipo seladas, onde os únicos conservantes utilizados serão água e sal.

O diferencial

A qualidade dos legumes deve ser mantida o mais próximo possível do alimento comprado diretamente do produtor. Assim, poderão ser mantidas todas as características do alimento, tais como: valor protéico e vitamínico, cor, sabor, consistência e a boa apresentação, que será o diferencial do empreendimento.
Outro diferencial são os mixes de legumes em uma única embalagem contendo variedades diversas picadas e prontas para a utilização final.

VOCÊ VIU?  Como montar uma Corretora de Seguros - Passo a Passo

Alguns fatores que devem ser levados em consideração por parte do empreendedor

  • É imprescindível dispor de alimentos de boa qualidade, adquiridos de fornecedores confiáveis e que acima de tudo, obedeçam rigorosamente normas de higiene e conservação;
  • Ter disponibilidade de tempo para se dedicar à empresa fora do horário comercial, fazendo entregas noturnas, higienizando equipamentos (o que geralmente, é feito de madrugada);

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990), e o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições fisicas).

Algumas legislações que futuro empreendedor deve ter conhecimento:
– LEI nº 7.967/89 – Dispõe sobre o valor das multas por infração à legislação sanitária, altera a Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, e dá outras providências.

Entidades

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: http://www.agricultura.gov.br

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br

VOCÊ VIU?  Como montar representação comercial de produtos de informática

EMBRAPA: http://www.embrapa.gov.br

Referências:

SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *