Connect with us

Ideias de negócios

Legumes e Verduras – Monte sua empresa de beneficiamento

Saiba como montar uma empresa de Beneficiamento de Legumes e Verduras lucrativa e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com higienização, descascamento, corte, classificação, embalagem e resfriamento de verduras e legumes. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Beneficiamento de legumes e Verduras

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Industrial
Tipo de Negócio: Beneficiamento de legumes

Apresentação

O beneficiamento consiste basicamente em uma operação de higienização, descascamento, corte, classificação, embalagem e resfriamento a que são submetidos os produtos (neste caso os legumes), para posterior consumo ou industrialização.

Mercado

Esta acontecendo grandes mudanças e novidades no comércio de alimentos e é preciso prestar muita atenção nelas. Uma informação interessante vem, a propósito, dos Estados Unidos. Em 1975 eram colocadas nesse mercado 65 variedades de hortaliças, hoje acredita-se que cheguem a cerca de 400 variedades. As novas variedades e tipos de frutas, verduras e legumes resultam da pesquisa agronômica e de importações.
Uma tendência que se expande é a da procura por produtos orgânicos, hidropônicos e embalados.

Equipamentos básicos

– Câmaras frias;
– Descascadores de legumes;
– Picadores de legumes;
– Contendores para lavagem;
– Mesas de aço inox e polietileno;
– Seladoras para encolhimento e seladoras comum;
– Móveis e utensílios de cozinha;
– Balanças para uso comercial, etc.

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Matéria prima

A matéria prima deve ser comprada in natura e então selecionada, lavada (podendo também ser descascada ou picada) e embalada para venda.

Fornecedores

Devem ser escolhidos cuidadosamente, preferindo aqueles que tenham condições explícitas de suprir a demanda, cumprir prazos e oferecer produtos de qualidade inquestionável (sem esquecer do preço justo), são questões básicas. Uma opção é comprar a matéria prima diretamente de agricultores, desenvolvendo assim, bons fornecedores.

Leia  Como montar Lanchonete gastando pouco

Clientes

Os legumes beneficiados são geralmente adquiridos por cozinhas industriais, bares, restaurantes e lanchonetes além de supermercados e “horti-frutes”.

Produto final

Geralmente os legumes são oferecidos ao consumidor final já picados em cubos, palitos, lâminas ou cortes finos do tipo palha, o que facilita o seu preparo em sopas, maioneses, suflês e saladas, e contribui para a compactação das embalagens, facilitando a armazenagem e transporte.
Entretanto, deve-se oferecer, também, o produto inteiro, sob encomenda, abrindo um leque maior de opções à clientela.

O processo é basicamente composto e três fases

  • Lavagem – os legumes passam por um processo minucioso de higienização;
  • Picagem;
  •  Embalagem.

Para não interferir no ritmo da produção, o processo de picagem e embalagem deve ser quase que simultâneo, e não pode haver sobras de legumes para ser embalados de um dia para o outro.

A embalagem dos legumes já processados, prontos para a utilização final, é um fator determinante do sucesso da empresa. Aconselha-se utilizar uma câmara de vácuo para a retirada do ar das embalagens, já que sua presença acelera o processo de oxidação da matéria orgânica, e contribui para a deterioração do produto, exigindo maior velocidade no processo e no consumo final.

Há no mercado uma boa variedade de embalagens apropriadas ao estoque e conservação dos legumes, mas deve-se dar preferência àquelas que deixam transparecer o produto, facilitando a sua observação e escolha pelo consumidor.

O empreendimento poderá contar com embaladeiras automáticas e, até mesmo, com embalagens de lata ou alumínio, do tipo seladas, onde os únicos conservantes utilizados serão água e sal.

O diferencial

A qualidade dos legumes deve ser mantida o mais próximo possível do alimento comprado diretamente do produtor. Assim, poderão ser mantidas todas as características do alimento, tais como: valor protéico e vitamínico, cor, sabor, consistência e a boa apresentação, que será o diferencial do empreendimento.
Outro diferencial são os mixes de legumes em uma única embalagem contendo variedades diversas picadas e prontas para a utilização final.

Leia  Nutricionista Jaguariúna São Paulo 1 Vaga

Alguns fatores que devem ser levados em consideração por parte do empreendedor

  • É imprescindível dispor de alimentos de boa qualidade, adquiridos de fornecedores confiáveis e que acima de tudo, obedeçam rigorosamente normas de higiene e conservação;
  • Ter disponibilidade de tempo para se dedicar à empresa fora do horário comercial, fazendo entregas noturnas, higienizando equipamentos (o que geralmente, é feito de madrugada);

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990), e o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições fisicas).

Algumas legislações que futuro empreendedor deve ter conhecimento:
– LEI nº 7.967/89 – Dispõe sobre o valor das multas por infração à legislação sanitária, altera a Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, e dá outras providências.

Entidades

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: http://www.agricultura.gov.br

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br

EMBRAPA: http://www.embrapa.gov.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
Leia  Como montar uma Creche da Prefeitura CEI - Parte 6

Receba Artigos e Vagas por E-mail

Insira seu e-mail:

Advertisement

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro5 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro5 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro5 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro5 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro5 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro5 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro5 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro5 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro5 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro5 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Advertisement

Tendências