Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Montar confecção de Roupas em Tricô – Passo a Passo

Saiba como montar uma Confecção de Roupas em Tricô lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro confeccionando roupas. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

CONFECÇÃO DE ROUPAS EM TRICÔ

História

O tricô é um artesanato que remonta ao Egito antigo. No passado, o tricô à mão era muito usado tanto para roupas funcionais quanto para roupas decorativas, em regiões rurais, onde a lã era abundante. No século XIX, já se empregavam máquinas de tricô.

Mas somente no final daquele século (quando surgiu o culto de saúde relacionado à lã) as peças de lã adquiriram grande popularidade. Na virada do século, as mulheres teciam à mão ou à máquina, trajes tricotados elegantes, para serem usados fora de casa. Suéters, que antes eram apenas Sportswear, entram em moda na década de 20 e continuaram na de 30.

Durante as duas grandes guerras, as mulheres tricotavam peças para os soldados, algumas das quais se transformaram em moda (a balaclava, por exemplo). Nos anos 50 a malharia voltou-se para a moda: fibras novas e mais flexíveis foram misturadas à lã para criar uma gama mais ampla de desenhos, cores, texturas e possibilidades de uso.

Nos anos 60, o tricô estabeleceu-se fortemente no mundo da moda e, no final da década de 60 e início da de 70, houve um retorno do tricô artesanal, em grande parte devido à disponibilidade de fios em cores vivas e padrões atualizados. Essa volta particularmente nos anos 70, associou-se à moda étnica, tão usada neste final de milênio!

Vantagens

O tricô é uma técnica manual, artística e sobretudo atraente, constituindo-se numa excelente fonte para o desenvolvimento criativo de quem o executa. O grande atrativo, é que o empreendedor pode começar seu negócio em casa com um investimento baixo. Mas, quem não tem experiência no ramo deve se informar bem antes de escolher a máquina e frequentar os cursos dados pelos próprios fabricantes.

Investimento

O valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, está em torno de R$ 5 mil. Esse valor inclui despesas com equipamentos e instalações: máquina semi-industrial completa, telefone .

Concorrência

Como a concorrência é grande, deve-se investir no aperfeiçoamento e na variedade dos modelos de artigos produzidos em linha ou lã.

Diversificação

Dar aulas de tricô. Essa pode ser uma opção para a empresa diversificar suas atividades, incrementar o faturamento ou, ainda, garantir a renda em períodos de menor movimento, como no verão.

Comercialização do produto

Contratar vendedores autônomos é uma forma eficiente de aumentar as vendas à medida que a produção cresce.

Dicas para conservar os artigos de tricô

O tricô tornou-se um clássico na moda. Porém, para que ele torne-se realmente eterno em seu guarda-roupas, o tricô merece cuidado especiais. A lavagem à seco é a ideal, porém em caso de impossibilidade siga os seguintes conselhos:

Para lavar

. Lave-o manualmente com água na temperatura ambiente e enxague bem até tirar todo o excesso de sabão.
. Para se lavar uma malha, mesmo que branca, nunca se deve usar alvejantes a base de água sanitária ou cloro.
. O uso da máquina de lavar deforma a peça, por isso use-a apenas para centrifugar.
. As peças de cores escuras podem soltar tinta ao serem colocadas de molho. Tome o cuidado de lavá-las separadamente. A dica é enxaguá-las com um pouco de vinagre para não soltar a tinta.

Para secar

. O tricô nunca deve ser torcido; apenas esprema com as mãos o excesso de água. . Para secar, deixe seu tricô sempre à sombra, pois as cores desbotam e o branco toma uma coloração amarelada se expostas ao sol durante o período de secagem.
. Para não haver deformação, a peça deve ser estendida sobre uma toalha em uma superfície plana e horizontal.
. Nunca use secadora, pois além de deformar as peças, o calor produzido encolhe a peça.

Outros conselhos

. As peças de tricô não precisam e não devem ser passadas a ferro.
. Para melhor conservação guarde seu tricô dobrado no avesso e mantenha-o dentro de um saco plástico.
. Nunca pendure-o no cabide.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua confecção para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba Artigos e Vagas por E-mail

Insira seu e-mail:

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro4 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro4 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro4 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro4 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro4 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro4 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro4 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro4 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro4 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro4 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Trending