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Ideias de negócios

Montar empresa de Comunicação Visual – Passo a Passo

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Saiba como montar empresa de Comunicação Visual lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro produzindo logotipos, cartões de visita, material de escritório, etc. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Comunicação visual

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Empresa de Comunicação Visual
Produtos Ofertados/Produzidos: logotipos, cartões de visita, material de escritório, etc.

Apresentação

Entenda-se por comunicação visual, o trabalho de criação visual dentro de critérios técnicos e estéticos, para facilitar a relação entre o homem e a informação, quer seja no âmbito das artes gráficas (identidade visual de uma empresa) ou dos logotipos.
Verifica-se então, o infinito campo da comunicação. Para tudo que olhamos, algo foi criado para chamar nossa atenção, mas para que nossa atenção seja despertada, e assim o que vemos não seja esquecido, qualquer comunicação visual deve de um modo geral, ser executada após pesquisa e estudo criterioso de como será aplicada e a quem se destina, através do estudo da força psicológica das cores e imagens, para que se obtenha resultado.

Mercado

É um ramo extremamente concorrido, principalmente no que diz respeito ao atendimento das chamadas grandes contas (empresas de maior porte). Em contrapartida,
as oportunidades no segmento são vastas – principalmente no atendimento às micro e pequenas empresas que precisam de apoio profissional para desenvolver material de apresentação (logotipos, cartões de visita, material de escritório), de campanhas publicitárias completas, dentre outros.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área com espaços bem distintos para recepção, atendimento aos clientes, administração e criação.

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Equipamentos básicos

– Computadores;
– Scanners de mesa e impressoras;
– Materiais e ferramentas para desenho;
– Telefone, fax;
– Material de expediente, etc…

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que este, deverá cobrir gastos com equipamentos, móveis, telefones e todo o aparato de informática.

Pessoal

O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, deverá se contar com uma equipe composta pelo responsável de criação, auxiliar/estagiário da área de publicidade e propaganda, secretária e o proprietário.

Clientes

Os clientes são empresas dos mais diferentes ramos, mesmo assim é bom estar preparado para uma queda significativa de pedidos nos períodos de férias. Além de propaganda em revistas e jornais, é bom investir em mala direta para a divulgação dos serviços.

Principais serviços

– Outdoors;
– Papéis de carta e administrativos;
– Decoração do escritório;
– Efeito visual da frota de caminhões;
– Placas, etc..

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Fluxo de trabalho

O fluxo do trabalho se inicia com a tradução das necessidades do cliente, apresentadas geralmente de forma verbal e permeada de incertezas quanto à sua finalização, aí entra o “feeling” do empreendedor. Superado esse primeiro contato, definidas as primeiras características do trabalho, elabora-se um “rascunho” que é apresentado ao cliente, é neste “rascunho” que são anotadas e/ou feitas as sugestões de modificações ou adequações às expectativas daquele. Por fim, conclui-se o trabalho com a apresentação do “layout” final. Posteriormente, dá-se prosseguimento à estratégia de marketing, idealizada previamente pelo cliente, disponibilizando-se o material confeccionado à mídia impressa, televisiva, direta (panfletagem, mala direta, etc.), conforme o tipo de material elaborado.

O sucesso do empreendimento requer

  • Criatividade: Disso vai depender a consecução das expectativas das empresas clientes que, invariavelmente, procuram os especialistas em programação visual para conseguirem um diferencial para seus produtos ou serviços;
  • Qualidade do trabalho: Necessária em qualquer ramo de negócio. Pode ser conseguida mais facilmente com a utilização da tecnologia embarcada na informática, que dispõe de softwares específicos para o designe gráfico;
  • Bom atendimento: Que conquista e mantém boa parte da clientela e costuma ser um referencial respeitado inclusive pela concorrência;
  • Pontualidade: Imprescindível nesse tipo de negócio, pois dela dependerá, em muitos casos, o sucesso da estratégia preparada pelas empresas clientes.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas legislações que o empreendedor deve ter conhecimento.
– LEI 4.680/65 e o DECRETO 57.690/66. Regulamentam o exercício da profissão de publicitário, as agências de propaganda e os negócios publicitários no Brasil, além das Normas Padrão para apresentação de serviços pelas agências e do Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, documento este que através de 50 artigos e 19 anexos disciplina as normas éticas a serem obedecidas pelos anunciantes e agências de publicidade.
– LEI 9.610/98. Lei de Direitos Autorais.
Ainda existe o CONAR – Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, composto de uma Câmara central e de outras espalhadas pelo Território Nacional, formadas por anunciantes, representantes de veículos e publicitários.

Entidades

Assoc. Bras. Das Agências de Publicidade: http://www.abap.com.br

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Cons. Nacional de Auto-regulamentação Publicitária: http://www.conar.org.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário,

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