Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Montar empresa de Comunicação Visual – Passo a Passo

Comunicação Visual

Saiba como montar empresa de Comunicação Visual lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro produzindo logotipos, cartões de visita, material de escritório, etc. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Comunicação visual

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Empresa de Comunicação Visual
Produtos Ofertados/Produzidos: logotipos, cartões de visita, material de escritório, etc.

Apresentação

Entenda-se por comunicação visual, o trabalho de criação visual dentro de critérios técnicos e estéticos, para facilitar a relação entre o homem e a informação, quer seja no âmbito das artes gráficas (identidade visual de uma empresa) ou dos logotipos.
Verifica-se então, o infinito campo da comunicação. Para tudo que olhamos, algo foi criado para chamar nossa atenção, mas para que nossa atenção seja despertada, e assim o que vemos não seja esquecido, qualquer comunicação visual deve de um modo geral, ser executada após pesquisa e estudo criterioso de como será aplicada e a quem se destina, através do estudo da força psicológica das cores e imagens, para que se obtenha resultado.

Mercado

É um ramo extremamente concorrido, principalmente no que diz respeito ao atendimento das chamadas grandes contas (empresas de maior porte). Em contrapartida,
as oportunidades no segmento são vastas – principalmente no atendimento às micro e pequenas empresas que precisam de apoio profissional para desenvolver material de apresentação (logotipos, cartões de visita, material de escritório), de campanhas publicitárias completas, dentre outros.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área com espaços bem distintos para recepção, atendimento aos clientes, administração e criação.

Leia  O impacto da  corrupção nos negócios

Equipamentos básicos

– Computadores;
– Scanners de mesa e impressoras;
– Materiais e ferramentas para desenho;
– Telefone, fax;
– Material de expediente, etc…

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que este, deverá cobrir gastos com equipamentos, móveis, telefones e todo o aparato de informática.

Pessoal

O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, deverá se contar com uma equipe composta pelo responsável de criação, auxiliar/estagiário da área de publicidade e propaganda, secretária e o proprietário.

Clientes

Os clientes são empresas dos mais diferentes ramos, mesmo assim é bom estar preparado para uma queda significativa de pedidos nos períodos de férias. Além de propaganda em revistas e jornais, é bom investir em mala direta para a divulgação dos serviços.

Principais serviços

– Outdoors;
– Papéis de carta e administrativos;
– Decoração do escritório;
– Efeito visual da frota de caminhões;
– Placas, etc..

Fluxo de trabalho

O fluxo do trabalho se inicia com a tradução das necessidades do cliente, apresentadas geralmente de forma verbal e permeada de incertezas quanto à sua finalização, aí entra o “feeling” do empreendedor. Superado esse primeiro contato, definidas as primeiras características do trabalho, elabora-se um “rascunho” que é apresentado ao cliente, é neste “rascunho” que são anotadas e/ou feitas as sugestões de modificações ou adequações às expectativas daquele. Por fim, conclui-se o trabalho com a apresentação do “layout” final. Posteriormente, dá-se prosseguimento à estratégia de marketing, idealizada previamente pelo cliente, disponibilizando-se o material confeccionado à mídia impressa, televisiva, direta (panfletagem, mala direta, etc.), conforme o tipo de material elaborado.

O sucesso do empreendimento requer

  • Criatividade: Disso vai depender a consecução das expectativas das empresas clientes que, invariavelmente, procuram os especialistas em programação visual para conseguirem um diferencial para seus produtos ou serviços;
  • Qualidade do trabalho: Necessária em qualquer ramo de negócio. Pode ser conseguida mais facilmente com a utilização da tecnologia embarcada na informática, que dispõe de softwares específicos para o designe gráfico;
  • Bom atendimento: Que conquista e mantém boa parte da clientela e costuma ser um referencial respeitado inclusive pela concorrência;
  • Pontualidade: Imprescindível nesse tipo de negócio, pois dela dependerá, em muitos casos, o sucesso da estratégia preparada pelas empresas clientes.
Leia  Se adaptar rápido em um novo emprego, dicas de especialistas

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas legislações que o empreendedor deve ter conhecimento.
– LEI 4.680/65 e o DECRETO 57.690/66. Regulamentam o exercício da profissão de publicitário, as agências de propaganda e os negócios publicitários no Brasil, além das Normas Padrão para apresentação de serviços pelas agências e do Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, documento este que através de 50 artigos e 19 anexos disciplina as normas éticas a serem obedecidas pelos anunciantes e agências de publicidade.
– LEI 9.610/98. Lei de Direitos Autorais.
Ainda existe o CONAR – Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, composto de uma Câmara central e de outras espalhadas pelo Território Nacional, formadas por anunciantes, representantes de veículos e publicitários.

Entidades

Assoc. Bras. Das Agências de Publicidade: http://www.abap.com.br

Cons. Nacional de Auto-regulamentação Publicitária: http://www.conar.org.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário,
Leia  Forminhas de Papel - Saiba como fazer

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro8 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro8 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro8 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro8 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro8 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro8 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro8 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Tendências