Ideias de Negócios

Montar Instalação e manutenção de ar condicionado em carros

By  | 

Abrir empresa de instalação de ar condicionado em carros  de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Instalação de Ar condicionado em carros

FIcha Técnica
Setor da Economia: Terciário.
Ramo de Atividade: Oficina Mecânica.
Tipo de Negócio: Instalação de Ar Condicionado em Automóveis.
Produtos oferecidos: Serviços de Instalação.

Ar condicionado para veículos deixou se ser um artigo de luxo. Agora é sinônimo de conforto e segurança.

Entre as principais vantagens da utilização do ar condicionado podemos destacar:

  • Maior segurança contra roubos e assaltos, uma vez que os vidros do veículo ficam sempre fechados;
  • Ar puro no interior do veículo, evitando a entrada de gases, fumaça, odores, fuligem, poeira e umidade;
  • Também ajuda na conservação de estofamentos e revestimentos internos;
  • A temperatura ambiente pode ser regulada de acordo com a conveniência do usuário, podendo ser usado nas quatro estações do ano, pois o controle de temperatura permite aquecer ou resfriar o ambiente;
  • Diminuição de ruídos provenientes do ambiente externo e acentuada melhoria na aerodinâmica do carro, já que passa a trafegar com vidros fechados;
  • Ampla visibilidade nos dias chuvosos e úmidos, pois o sistema desumidifica o ar, evitando o embaçamento dos vidros.;
  • Elimina o cansaço, fadiga e desconforto provocados nos dias de calor ou muito frio.

Se existe um acessório que, com o passar dos anos, ganhou nova função para os proprietários de veículo, sem dúvida alguma, foi o ar condicionado.

Antes, ter esse aparelho no carro era sinônimo de conforto e requinte, sendo um privilégio para poucos. Hoje, o panorama mudou. O condicionador de ar passou a ser quesito fundamental para quem quer andar com segurança nas estradas, fugindo dos constantes assaltos. Até mesmo quem possui veículos populares resolveu adquirir o aparelho. Porém, é importante saber utilizar o acessório de forma correta, pois o ar-condicionado não tem uma vida útil específica.

O ar condicionado automotivo começou a ser fabricado no Brasil na década de 60, porém só passou a ser aceito no mercado no início dos anos 90. Antigamente, apenas as concessionárias tinham as aparelhagens certas para fabricar e instalar os a condicionados. Hoje, há uma liberdade de comercializar, o que se tornou uma opção a mais para os consumidores.

Dois pontos são fundamentais para o aumento da demanda: segurança e preço baixo. Cerca de 70% dos consumidores alegam que o medo de ser assaltado motivou a procura do ar-condicionado. Mas esse crescimento deve-se também ao barateamento e diversidade do produto. Hoje, já é muito grande a procura por ar condicionado apropriado para carros populares.

VOCÊ VIU?  Como montar uma Pizzaria

Manutenção

O ar condicionado não tem uma vida útil especificada pelas montadoras. O que vai determinar tempo de uso do aparelho é o próprio consumidor, utilizando-o de maneira correta. Como o sistema não tem componentes de desgaste que exige troca periódica, a melhor maneira de mantê-lo em perfeita condição de funcionamento é fácil e barata: usar o aparelho constantemente.

É fundamental que o motorista utilize o ar condicionado, mesmo que seja num pequeno trajeto. Isso faz com que o gás refrigerante circule pelo sistema. Ele afirma que um dos pontos importantes para a manutenção do acessório é ficar de olho na parte frontal do aparelho, onde fica localizado o condensador, responsável pela transmissão de calor. Poeira, lama e folhas causam entupimento e prejudicam o condicionador. Por isso, não é aconselhável andar em estradas com muita lama, muito menos estacionar embaixo de árvores.

Outro problema que pode acontecer é quanto ao nível do gás congelante. Os aparelhos mais novos utilizam o R134A, chamado de gás ecológico. Caso se use pouco o acessório, os vedadores (que é responsável por manter o gás preso no sistema) irá ressecar, fazendo com que o gás escape. É bom lembrar que a troca ou reciclagem do gás2 só pode ser feita em estabelecimentos que tenham equipamentos adequados. Em uma cidade como a de Recife, por exemplo, o clima ajuda para que isso ocorra mais raramente, pois o calor da cidade vai praticamente obrigar aos motoristas a usarem o ar condicionado frequentemente.

Funcionamento

O sistema de ar condicionado em veículo, fundamenta-se no ciclo simples de refrigeração, com mangueiras, conexões, termostato e distribuição de ar.
O gás refrigerante entra no compressor como vapor ligeiramente superaquecido em baixa pressão. Deixa então o compressor e entra no condensador com vapor numa pressão elevada, onde a condensação do refrigerante é conseguida pela transferência de calor para o meio. O gás refrigerante deixa então o condensador, como líquido, a uma pressão elevada. Sua pressão é reduzida ao fluir pela válvula de expansão, resultando uma evaporação instantânea de parte do líquido. O líquido restante, a baixa pressão, é vaporizado no evaporador através da transferência de calor do espaço que está sendo refrigerado. Este vapor retorna então para o compressor.
Sites afins

VOCÊ VIU?  Como montar um Sex Shop lucrativo

Centro Automotivo Planar:
Ar Condicionado Clima Rio: http://www.climarioshop.com.br/portatil‎

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Artigos relacionados: ar condicionados ou ares condicionados, dois ar condicionados, tipos de ar condicionados, ar condicionados gree, ar condicionados em promoção, ar condicionado plural, ar condicionado plural nova ortografia, ar condicionado portátil.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *