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Ideias de negócios

Montar loja de produtos para Churrasco gastando pouco

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Saiba como montar Loja de Produtos para Churrasco lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com a venda de artigos para churrasco. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Loja de produtos para churrasco

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Venda de artigos para churrasco

Apresentação

As casas de artigos para churrasco são um tipo de comércio que serve à festa e ao prazer e que, como no preparo de um bom espeto, é cercado de pequenos segredos que fazem a diferença no resultado final.
As casas de produtos para churrasco são, portanto, açougues especializados, e como tal devem responder às exigências do consumidor. A diferenciação se dá em vários níveis, desde o tipo de produto oferecido, até o atendimento personalizado. Mas, acima de tudo, na qualidade.

Mercado

O Brasil é nada menos do que o campeão mundial de produção de carne. O rebanho brasileiro só perde para o da Índia. Mas como naquele país não se abatem vacas por motivos religiosos, o brasileiro é o maior rebanho comercial do mundo. O consumo “per capita” de carne entre os brasileiros também é um dos 10 maiores do mundo: 34,5 quilos por ano. Por esses dados não é difícil concluir que vender carne para churrasco, no Brasil, é um excelente negócio.

Localização

A casa de artigos para churrasco tem que estar, obrigatoriamente, em um local onde existam outros tipos de comércio que atraiam consumidores de poder aquisitivo elevado. Outra dica é procurar um ponto é observar o movimento dos locais escolhidos durante vários dias e em horas alternadas, que permitir uma avaliação mais correta do local. Conversas com os comerciantes da vizinhança, sobre o fluxo de pessoas e volume de vendas, também podem ajudar na hora da decisão.
Verificar também o movimento do sol e dar preferência às de fachada voltadas para o nascente, para evitar o sol forte e o calor da tarde.

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Estrutura

As casas de carne mantêm, normalmente, uma área reservada para o corte da carne, porém, a necessidade desse tipo de espaço tende a diminuir consideravelmente com a nova legislação que começou a ser aplicada em vários estados do país, que obriga os frigoríficos a já entregar a carne embalada, e não mais em peças inteiras de dianteiro e traseiro.
É necessário ter uma boa disposição dos equipamentos, coma também atender as exigências técnicas, de saúde, sanitárias e de segurança, assim como sobre os serviços de água, esgoto, telefone e energia elétrica.

Equipamentos básicos

– Balanças, empacotadeiras, bandejas, facas;
– Freezer’s, geladeiras;
– Equipamentos de churrasco (espetos de madeira , espetos de metal, grelhas, churrasqueiras, etc.);
– Móveis e utensílios de escritório, etc.

Mão de obra

Será variável de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, para inicio do empreendimento o uso de dois funcionários para o operacional é viável.

Perfil do consumidor

As casas de artigos para churrasco são um negócio típico de economias que atingiram estágios mais sofisticados. Nesses estágios, o consumidor acentua suas exigências por qualidade e bom atendimento aliados a bons preços. No caso específico dos consumidores de carnes e outros produtos para churrasco, isso quer dizer que eles dispensam os simples açougues na procura de estabelecimentos especializados.

Estoque inicial

A melhor maneira de projetar o volume de mercadorias que se deve comprar é se basear na experiência de empresários que já atuam no ramo. Deve-se considerar também que o movimento será diferenciado de acordo com os dias da semana, com mais saída entre a sexta-feira e o domingo. Nos outros dias as lojas trabalham quase que como açougues normais. Aí variam não apenas as quantidades comercializadas mas também os tipos de corte procurados.
As compras de carne nas casas de artigos para churrasco são feitas no máximo a cada dois dias, para oferecer sempre a carne bem fresca à clientela. Além da carne fresca, também é cada vez maior a procura e, portanto, a oferta da carne maturada (processo de auto-amaciamento da carne embalada a vácuo)

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O manuseio

Para preparar a carne é importante estar usando máscara, touca e luvas para ter o mínimo de contato com o produto. As mão carregam bactérias que podem degradar o produto e prejudicando a qualidade da carne. É importante lembrar que a higiene é um dos fatores primordiais para quem trabalha com alimentos.

Lembretes importantes

– Para ingressar nesse mundo é fundamental que ele tenha noções básicas do ramo de carnes e que domine conhecimentos técnicos de administração e gerenciamento;
– É necessário conhecer melhor a clientela potencial, identificar suas exigências e preferências para oferecer o que eles estão procurando;
– Caso o produto permaneça congelado, este deve ter um prazo de validade que deve ser cumprido rigorosamente para que o produto ofereça uma boa qualidade ao consumidor.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

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Este empreendimento esta submetido a uma rigorosa legislação de controle sanitário. As principais exigências dizem respeito às instalações, condições de manipulação e de armazenamento de produtos. Toda a carne deve ser previamente inspecionada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). As congeladas embaladas devem ter etiquetas que identifiquem origem, tipo de corte, data de embalagem e prazo de validade.
Para maiores informações consultar a ANVISA.

Entidades

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br

ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes

Ministério da Agricultura e do Abastecimento: http://www.abiec.com.br/

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Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário,

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