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Montar oficina de conversão de motores gasolina a gás natural

 

 

 

By  | 13/11/2017

Abrir oficina de conversão de motores gasolina a gás natural de sucesso, sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Serviços
Principais Serviços: Oficina de conversão de motores para uso de gás natural

Oficina de conversão de motores gasolina a gás natural

Introdução

Em 1984, a Petrobrás Distribuidora iniciou a distribuição de gás natural, cada vez mais utilizado como combustível, em substituição aos derivados de petróleo.

O Gás Natural é uma mistura de gases, extremamente leve, com aproximadamente 90% de metano. É encontrado com abundância na natureza, na maioria das vezes associado ao petróleo, existindo também poços apenas de gás natural.

O gás natural é uma fonte de energia limpa, encontrada em rochas porosas no subsolo, podendo estar associado ou não ao petróleo.
Normalmente apresenta baixos teores de contaminantes, como nitrogênio, dióxido de carbono e compostos de enxofre. Mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se facilmente na atmosfera em caso de vazamento. Para que inflame, é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620°C. A título de comparação, vale lembrar que o álcool se inflama a 200°C e a gasolina a 300°C. Além disso, é um combustível não-poluente, não provocando a degradação do meio ambiente.

Mercado

Vem aumentando a procura pelo uso do Gás Natural em veículos, já que nos últimos tempos esta havendo uma instabilidade nos preços dos combustíveis.

Moderno e econômico, o Gás Natural pode ser utilizado em táxis e veículos particulares, frotas de empresas, frotas de ônibus urbanos e interurbanos, veículos de carga, frotas de serviço público etc. Ou seja, qualquer veículo pode utilizar o Gás Natural como combustível.

Estrutura

O arranjo físico é simples, deve apresentar espaços para o almoxarifado (depósito para as peças), área de trabalho/instalação (ferramentas e equipamentos para a instalação), além do escritório e banheiros.

Equipamentos básicos

  • Equipamentos eletrônicos, para análise da instalação;
  • Ferramentas em geral;
  • Telefones e Computadores;
  • Móveis de escritório e da oficina;
  • Material de expediente, etc.

Pessoal

É variável, de acordo com a estrutura do empreendimento, recomenda-se um número mínimo de 8 funcionários,  lembramos que os profissionais devem ser capacitados.

Treinamento

O empreendedor deve buscar assessoria e treinamento em escolas profissionalizantes ou em sindicatos ligados à área, mesmo que seja “amigo pessoal” dos motores e detenha amplos conhecimentos na área de mecânica. As escolas do SENAI são uma boa sugestão.

Conversão

Os veículos são originalmente projetados para rodar com gasolina ou álcool , recebem um kit especial que os torna bi-combustível, ou seja, os carros podem rodar com Gás Natural ou com o combustível original. O kit consiste em diversos equipamentos incluindo um ou mais cilindros de gás.

Kit de conversão

  • Válvula de abastecimento: multi-válvula com dispositivo de abastecimento, fechamento rápido e retenção do gás armazenado nos cilindros. É através dela que o veiculo é abastecido;
  • Reservatório: armazena o gás natural comprimido (GNC) sendo fabricado a partir de tubos de aço sem costura, ou por embutimento em chapa plana. São utilizados materiais como molibidênio e são confeccionados para uma pressão de trabalho de 200kgf/cm2 a 250kgf/cm2;
  • Redutor: reduz a pressão do gás armazenado nos cilindros até a pressão de utilização no motor. Dotado de dispositivos de segurança e de fechamento elétrico ou a vácuo;
  • Chave comudatora: comanda eletricamente as eletro-válvulas de combustível (gás/líquido), controlando a passagem de um combustível para outro de dentro do veículo;
  • Misturador: controla a quantidade de gás para dentro do motor, estabelecendo relação ar/combustível mais próxima da ideal, podendo ser, de acordo com seu projeto, de concepção simples (misturador) ou envolvendo eletrônica embarcada (injeção direta);
  • Válvula do reservatório: instalada na cabeça do reservatório, dotada de dispositivos de segurança para excesso de pressão e para fechamento rápido;
  • Suporte: equipamento que envolve e prende o reservatório, proporcionando maior segurança ao usuário do kit de conversão.
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O processo

A conversão de um veículo para uso de gás natural é bastante simples. Uma montagem típica consiste na instalação do sistema de gás e dos cilindros de armazenagem (o kit), sem portanto remover qualquer equipamento existente.

O processo deve seguir os seguinte passos:

– Fixação e instalação de Redutor de Pressão;
– Fixação e instalação da válvula de abastecimento;
– Instalação da central comutadora bi-combustivel;
– Fixação da eletro-válvula do combustível original (somente em veículos carburados);
– Fixação da mangueira do combustível original (somente em veículos carburados);
– Instalação do injetor de GNV > Mesclador;
– Fixação da mangueira de baixa pressão Redutor / Mesclador;
– Fixação da tubulação de alta pressão entre a válvula de abastecimento e o redutor;
– Fixação do manômetro;
– Fixação do suporte de cilindro(s);
– Fixação dos flanges;
– Instalação da tubulação de alta pressão;
– Fixação do(s) cilindro(s) > cintas;
– Instalação da mangueira de escape do GNV ;
– Ligação elétrica das eletros-válvulas;
– Fixação do ponto de aterramento;
– Revisão Geral (reapertos);
– Verificação de vazamentos;
– Regulagem do veículo.

Após a instalação, o veículo está apto a operar com os dois combustíveis isoladamente: gás natural ou combustível líquido.

Tempo gasto no processo

Geralmente, uma conversão típica é realizada em torno de 6 a 10 horas.

Curiosidades sobre a conversão de motores
  • Todos os veículos a gasolina e a álcool e alguns veículos a diesel podem ser convertidos para gás natural;
  • A instalação para o gás natural não altera a utilização do combustível original, ao contrário, o veículo torna-se bicombustível, podendo utilizar tanto gás natural como o combustível original. O motorista escolhe o combustível acionando um simples botão instalado no painel do veículo (chave comutadora).

Vantagens da conversão de motores

  • Economia: além da economia de dinheiro com combustível, o aumento da vida útil do motor das velas e do óleo lubrificante;
  • Ecologicamente Correto. A utilização do GPL como alternativa à gasolina e ao óleo traz, igualmente, vantagens para o ambiente. Sua combustão não libera compostos de chumbo nem anidrido sulfuroso, também não liberta fumos negros, e as emanações de monóxido de carbono e de monóxido de azoto são muito reduzidas. Os modernos veículos movidos a gás natural (VMGN) podem reduzir o monóxido de carbono em até 90% e as emissões de hidrocarbonetos reativos em até 85%, quando comparados com os veículos movidos a gasolina;
  • Bi-Combustível: através de um kit especial composto de um ou mais cilindros de gás, os veículos originalmente projetados para rodar com gasolina ou álcool tornam-se bi-combustíveis. Um veículo bi-combustível opera com gasolina ou gás natural e pode intercambiar os combustíveis através de uma chave comutadora instalada no painel do veículo, escolhendo o combustível a ser utilizado. Na maioria dos VMGNs (Veículos movidos a gás natural), o gás natural é comprimido até uma pressão de 3.600 psi. Para trabalhos pesados, tais como ônibus, caminhões ou mesmo locomotivas, o gás natural pode ser liqüefeito, através de um processo criogênico;
  • Vazamentos: ocorrendo qualquer vazamento, o gás natural – por ser mais leve que o ar- se dispersa imediatamente. Para que esse combustível se inflame, é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620°C. O álcool se inflama a 200°C e a gasolina a 300ºC. O gás natural é mais leve do que o ar. No caso de um vazamento, ele se dispersa para cima ao invés de se depositar no solo. A temperatura de ignição é de 1200°F, e a da gasolina é de cerca de 600°F. O gás natural só é inflamável dentro de uma pequena taxa de cerca de 5 a 14 % de volume no ar;
  • Conservação: o óleo do motor conserva-se limpo por mais tempo devido ao fato do GPL não conter impurezas, o que reduz o desgaste das peças móveis;
  • Segurança. os cilindros e os demais componentes do Kit de conversão, carregados no veículo, são projetados para suportar a alta pressão em que o gás é armazenado. Estes cilindros são capazes de resistir a choques, colisões e até mesmo ao impacto de projéteis de armas de fogo. Na hipótese de ocorrer qualquer rompimento na tubulação de gás, a válvula do cilindro trava automaticamente através de um dispositivo,impedindo assim, o vazamento do combustível. Em caso de incêndio, um dispositivo também é acionado quando o cilindro atinge a temperatura de tolerância, liberando, dessa forma, o gás e impedindo uma explosão do mesmo. Em um acidente, por exemplo, o risco de fogo ou de um explosão é maior em veículos movidos a gasolina ou a álcool porque o gás natural requer porcentagem específica na mistura GNV/ar (10%) para produzir combustão, e portanto, eventuais fagulhas não conseguem inflamar o gás.
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Lembrete importante

Somente as oficinas credenciadas pelo INMETRO podem fazer a instalação do kit de conversão. Essas oficinas fornecem o Certificado de Homologação de Montagem do kit. Este documento atesta que todas as normas técnicas estabelecidas pela ABNT foram cumpridas permitindo que o veículo seja legalizado junto ao departamento de trânsito local.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
– Registro no Inmetro;
– Alvará de Licença – Corpo de Bombeiros;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Outras Legislações:
– LEI Nº 9.478/97 – Dispõe sobre a política energética nacional, as atividades relativas ao monopólio do petróleo, institui o Conselho Nacional de Política Energética e a Agência Nacional do Petróleo
– DECRETO Nº 2.075/98 – Define critérios para cálculo e cobrança das participações governamentais de que trata a LEI Nº 9.478/97, aplicáveis de exploração, desenvolvimento e produção de Petróleo e Gás Natural, e da outras providências.

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Entidades e sites afins

ANP – Agência Nacional do Petróleo: http://www.anp.gov.br
IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás: http://www.ibp.org.br
ONIP – Organização Nacional da Indústria do Petróleo: http://www.onip.org.br/index.asp
Laudo de motor: http://www.evydhence.com.br
GNV SP: http://www.lestegasgnv.com.br
Conversão de GNV‎: http://www.wow.com/Conversao+De+GNV‎
Compre Instale Regule GNV‎: http://www.flexsp.com.br

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

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2 Comments

  1. Renato martins

    outubro 8, 2016 at 4:01 pm

    Bom dia gostaria de saber quanto precisar em dinheiro para começar negocio de gas gnv

  2. viviane correa

    junho 21, 2016 at 2:01 pm

    BOM DIA , ESTOU A PROCURA DE UM CONSULTOR DO SETOR DE GNV . ESTAMOS MONTANDO UMA OFICINA NA REGIÃO DE Mogi das Cruzes , mas não temos noção do será necessário para o procedimento de GNV, caso puder me ajudar ,

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