Ideias de negócios
Montar um Armarinho e Aviamentos gastando pouco
Saiba como montar um Armarinho lucrativo gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro vendendo aviamentos. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Armarinho
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Armarinho
Apresentação
Na vida diária as pessoas necessitam resolver pequenos problemas do cotidiano e nem sempre tem por perto o fornecimento de produtos para isso, essa necessidade é coberta pelos armarinhos.
Além de fornecer os produtos característicos desse estabelecimento, o armarinho é uma espécie de loja “quebra galho” do bairro.
É assim que, normalmente, o empreendedor passa a ter um relacionamento muito próximo com os clientes, tendo por base o atendimento personalizado, variedade de produtos úteis, bons preços e confiança mútua.
Mercado
Datas festivas e as estações mais características como verão e inverno colaboram com a venda das mercadorias, mas os hábitos e costumes dos consumidores da região onde a loja será instalada é que vão determinar o rumo da empresa.
No entanto, é bom lembrar que os armarinhos estão enfrentando a pesada concorrência de supermercados e papelarias, desta forma, vale tudo para se diferenciar.
Localização
É fundamental que o armarinho tenha uma boa localização, de preferência perto de profissionais da área de costura, tricô e crochê, como também próximo a uma área residencial ou de indústrias de confecções.
Além dos dados citados acima, é importante também que o local tenha uma boa infraestrutura (água, luz e telefone) como também, seja uma região densamente povoada.
Estrutura
Pode ser uma pequena loja de 40m², mas áreas maiores facilitam a organização e permitem planos de expansão.
A área pode ser dividida em dois ambientes, a entrada – onde é interessante que sejam colocadas vitrines nas laterais, e o interior – onde deve ficar os balcões, na frente das prateleiras. Tanto nos balcões como nas prateleiras os artigos devem ficar expostos para serem muito bem vistos pelos clientes.
Equipamentos básicos
- balcões
- vitrines
- prateleiras
- gôndolas
- equipamentos de apoio (telefone, calculadora, caixa registradora, computador, móveis e utensílios de escritório)
Investimento
Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento , podendo este girar em torno de R$ 30 Mil.
Mão de obra
O armarinho é um empreendimento que sofre as conseqüências das sazonalidades, seja por causa da variação climática seja pelas festas anuais como carnaval, dia das mães, dos pais e das crianças e natal.
Assim, por se tratar de um negócio que exige um atendimento personalizado para os clientes, pode haver um acréscimo de até 100% do número de funcionários nos períodos de pico de vendas.
Fornecedor
As mercadorias para o armarinho tanto podem ser adquiridas de atacadistas como dos fabricantes. O empresário deve iniciar comprando pequenas quantidades dos atacadistas para ir selecionando as mercadorias que têm maior giro, evitando, assim, grandes prejuízos por compras erradas.
Estoque
Ter atenção no estoque é fundamental, por tratar-se de comércio de mercadorias com enorme variedade.
O armarinho requer preocupação na formação de um estoque que atenda ao gosto do consumidor e cuidado especial na gerência da reposição das mercadorias vendidas.
Administrar muito bem os estoques e trabalhar com uma estrutura enxuta aumentam as chances de sobrevivência desse negócio, que trabalha com produtos de baixo valor unitário e com margens de lucro estreitas.
Linha de produto
É muito importante que o empresário saiba definir com precisão a linha de armarinho que pretende construir e para isto conhecer bem seus clientes.
A linha de mercadorias a ser adquirida deve ser bem planejada e irá variar de acordo com as características do estabelecimento e especialmente com os hábitos de consumo da clientela, mas em geral é composto por linhas, lãs, agulhas, alfinetes, tesouras, meias, fivelas, travas, cintos, fitas, brinquedos, etc.
É interessante oferecer cursos de tricô, crochê e bordados e produtos sazonais, como enfeites natalinos, além de recorrer a promoções e à distribuição de “receitas”, utilizando os artigos comercializados.
Oportunidades
As mercadorias de um armarinho encontram consumidores em todas as regiões do país. Existem oportunidades em quase todas as cidades ou bairros. É importante notar que a probabilidade de sucesso aumenta se a loja for instalada em uma região densamente povoada ou com grande número de profissionais da área de costura, tricô e crochê.
Como já foi abordado, é importante que o empresário se informe muito bem dos costumes da região onde pretende instalar o seu negócio, pois o estoque deve ser planejado de forma que atenda aos gostos dos consumidores locais.
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu armarinho para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, |
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Francisca
31/07/2015 at 20:15
Oi gostei das dicas mas eu preciso mesmo e contatos de fornecedores e representantes.Para abrir a loja preciso comprar.
Por favor pode me ajudar.
Iones de jesus bogea rodrigues
03/02/2016 at 00:49
Gostaria de reveber imformaçoes
Liamar Dos Santos Pereira
24/01/2017 at 17:29
Gostaria muito em abrir uma lojinha de aviamentos por isso quero saber como achar fornecedores como comprar quanto irei gastar? Se puderem me dar uma atenção. Ficarei muito grata.