Ideias de Negócios

Montar um Bar gastando pouco

 

 

 

By  | 10/11/2017

Saiba como montar um bar lucrativo gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com comércio varejista de bebidas e bens acessórios complementares. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Bar

FICHA TÉCNICA

Setor da Economia: Terciário
Ramo de atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Bar
Produtos Ofertados/Produzidos: Comércio varejista de bebidas e bens acessórios complementares.

Histórico

Ser proprietário de um bar significa saber ver pessoas divertindo-se enquanto você dá duro. Mas se enfim, você está decidido a enfrentar essa doce batalha, podemos dizer que deverá construir com cuidado a base: Público-alvo, nome, localização e capital. É a partir daí que cardápio e preços serão estabelecidos. Mas isto só, não basta, fazer pesquisas, perguntar e conversar com garçons (dicas para aliviar a dor), é outro fator importante.

Mercado

No Brasil, bares, restaurantes e similares são responsáveis diretos pelo “ganha pão” de  quase 2 milhões de  pequenos empresários e pela geração de no mínimo 5 milhões de empregos. Ao final das contas, são 7 milhões de pessoas na atividade.

Analisando os dados acima pode-se verificar que o mercado é bastante competitivo, desta forma a busca por novidades, visando atrair mais fregueses, será o grande diferencial neste tipo de atividade.

Localização

Fora as exceções em que casas finíssimas fazem sucesso em bairros modestos, existem pontos já afirmados pela presença de vizinhos de sucesso no ramo e que “cobram”, obviamente, o preço da fama. Decidir qual caminho tomar é um misto de coragem e bolso, além disso, outros cuidados na escolha do ponto passam por : custo do aluguel, prazo do contrato (cuidado com prazos curtos: com o sucesso da casa o proprietário poderá querer aumentar o aluguel), reajustes, reformas a fazer, Código de Posturas ou Plano Diretor Urbano do Município.

Estrutura

Consultar o arquiteto e o decorador resulta, sempre, em economia. São eles que vão ajudá-lo a navegar no mar revolto que define a fase de obras e o orientarão em fatores como ergonometria, fluxo de operação da cozinha e garçons, cores que estimulam apetite, provocam animação, etc.
Um visual bem cuidado é um passaporte para o sucesso.

Equipamentos básicos

– Freezers, fogões, ar condicionado, equipamentos de som, máquinas registradoras, televisão, computadores, etc;
– Os materiais de uso, tais como: talheres, pratos, copos, panelas cinzeiros, etc.
– Os materiais de consumo, tais como: comidas, bebidas, limpeza e administrativo.

Investimento

Varia de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo esta variação girar em torno de R$ 60 Mil.

Pessoal

As três peças fundamentais são o gerente, o mâitre e o cozinheiro-chefe, mas o porte do estabelecimento determinará que o próprio dono acumule a gerência geral às vezes com o serviço do mâitre e mesmo com a cozinha. Os outros elementos que poderão estar compondo esse quadro são os garçons, o barman, os copeiros, guardadores de veículos e seguranças.

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Público alvo

As perguntas deverão ser : a quem se pretende atender (faixa etária, hábitos alimentares, etc) e a quais faixas salariais (classes A,B ou C). É que não adianta fazer uma discoteca “dark” para malhadores de academia ou uma churrascaria para vegetarianos, ou seja, definir o público-alvo, é parte importantíssima neste empreendimento. Existe ainda a opção dos atuais bares temáticos.

Nome

É fundamental para o sucesso e deve estar de acordo com o ambiente e o público-alvo.

Cardápio

Não se prender a agradar a gregos e troianos. Especializar-se, ou seja, quanto menos opções ao cliente melhor para você, que poderá inclusive controlar melhor seu estoque. Mas se quiser variedade no cardápio, procure alterá-lo semanalmente em alguns itens. Lembrando sempre que os garçons devem estar instruídos sobre a composição dos pratos.

Preços

Regra básica: comida tem margem pequena e serve mesmo como carro alegórico para vender bebida.Outra dica é orientar-se pelo que determinam tratados internacionais de hotelaria: para as comidas o custo dos materiais deve ser menor do que até 40% do preço de venda e para as bebidas, o custo deve ser 25% do preço de venda. Mas quente mesmo é estar sempre atento aos cardápios da concorrência, tentando ganhar o máximo vendendo produtos com larga margem de lucro e abandonando os deficitários.

Implantação

Deve-se começar pela escolha e treinamento do pessoal, seguido da confecção dos uniformes e da compra de material como luminosos, freezers, cardápios, mesas, cadeiras, etc. Isso poderá estar envolvendo contratos com distribuidoras de bebidas.

Além disso, considerar também a definição de tipos e quantidades de material permanente e sua posterior instalação, bem como a compra do material de consumo, sem esquecer da divulgação da inauguração.

Dimensionando

Estipular as quantidades do material necessário ao funcionamento da casa dependerá obviamente da definição de alguns parâmetros como: cardápio, instalações físicas, número de clientes/refeições estimadas e verbas disponíveis.

Propaganda

A mais indicada é a distribuição de material promocional (camisetas, bonés, folders) em princípio a formadores de opinião e VIP’s. Mas a divulgação através das peruinhas “Towner”(o pãozinho de forma simpático, versão atual dos antigos carros de som) e das agências de turismo receptivo (que têm interesse na divulgação dos atrativos da cidade) são boas sugestões. Uma boa alternativa é a distribuição de convites a indivíduos que personifiquem o público que você quer ver frequentando seu bar.

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Diversificando

Se a intenção é agitar o meio com instalações, serviços ou qualquer outra novidade que o diferencie, pense em diversificar seu empreendimento, já existem vários tipos de bares, que apresentam características próprias e os tornam mais atrativos, como por exemplo:

  • Bar Para Internautas: Um dos primeiros registros que se tem notícia de um cybercafé (uma variante de bar) é o e-mail enviado de um estabelecimento denominado “Cyberia”, em Londres,no dia 2 de julho de 1995. Nele o autor-proveniente dos trópicos- descreve maravilhado a novidade definindo o estabelecimento como novo conceito de boteco, onde estão disponibilizados vários postos com computadores ligados a Internet e que também servem café. “Parece uma lanchonete, com um monte de micros ligados em rede”. O funcionamento desse primeiro paraíso pode ser assim definido: você entra, reserva meia hora de permanência, com direito a dispor de todas as ferramentas da Internet em ambiente Windows, enviar correios eletrônicos, redigir e imprimir textos, etc.
  • Bares Temáticos: Os bares temáticos são uma tendência Internacional. O conceito dos temáticos passa pela proposta de “eating entertainment”(expressão inglesa com significado próximo à comida com entretenimento). O desafio dos empresários interessados em montar casas do gênero é aliar qualidade e atendimento do serviço de alimentação com um clima à altura do tema definido. Quem souber aproveitar o assunto que escolheu tem muito a ganhar, garantem os especialistas.
    Os espaços temáticos, bares ou restaurantes que funcionam de modo não convencional e unem serviço de refeições ao entretenimento são na verdade, um conceito que já é sucesso no exterior há pelo menos dez anos.
  • Pubs Ingleses: O estilo londrino, com madeiras escuras realçadas pelo brilho do latão. O toque tropical vem de áreas ao ar livre, bem a gosto do brasileiro. Os Pubs são pequenos bares com restaurante, com área em torno de 80 m2, voltados para o público das classes A e B com mais de 25 anos de idade. O forte, além da cerveja e destilados, é o cardápio de preços convidativos, com 34 opções entre petiscos, frios, sanduíches e pratos quentes. Tudo para aproveitar o potencial criado pelo hábito da happy hour e o respeitável consumo nacional de cerveja, hoje ao redor de 50 litros per capita/ano.
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Alguns fatores que devem ser levados em consideração pelo empreendedor

  • Estudar o investimento e o retorno, já que o estudo mal elaborado pode trazer consequências negativas futuramente;
  • Um bom planejamento, é fundamental para esta atividade, portanto, planeje-se.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Site do SINDBARES: http://www.sindbares.com.br

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

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1 Comment

  1. Daniel Michaltchuk

    junho 2, 2015 at 7:13 pm

    Boa tarde,

    Pensando na dificuldade que todos encontram em dar o primeiro passo em montar uma distribuidora, montei a minha distribuidora e agora vendo franquias dela pelo país.

    Entre no site “www.gotadistribuidora.com” e conheça as duas opções, uma é completa, onde você entra só pra trabalhar e a outro é o projeto completo, que você mesmo executa.

    Entre e confira.

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