Ideias de Negócios

Montar um serviço de Chaveiro gastando pouco

 

 

 

By  | 10/11/2017

Saiba como montar um Serviço de Chaveiro lucrativo gastando pouco e sem cometer erros.  Ganhe muito dinheiro com cópias de Chaves e reparos em fechadura. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Serviço de chaveiro

FICHA TÉCNICA.
Setor: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviço
Principais serviços: Cópias de Chaves e reparos em fechadura.
Área: em torno de 20m2

Apresentação

A necessidade de trocar o segredo de fechaduras e a ocorrência de acidentes que causam sua quebra são constantes que tornam possível prever que chaveiros continuarão a ser necessários – pelo menos até que surja uma nova forma de fechar, travar, enfim, de proteger propriedades.

Mercado

O mercado para um chaveiro é indicado para empreendedores que buscam empregar o seu capital e força de trabalho em um negócio simples, seguro e de baixo risco. Embora problemas em chaves e fechaduras ocorram em todo tipo de estabelecimento e automóvel, os grandes solicitantes são residências. Esta constatação torna qualquer pessoa consumidor em potencial.

Concorrência

É pulverizada. Cada região geralmente possui um chaveiro, e é conveniente instalar-se em local distante do profissional já estabelecido, para melhor aproveitamento do público consumidor.

Divulgação

A propaganda deve concentrar-se no bom atendimento ao cliente, pois trata-se de um segmento onde a divulgação “boca a boca” funciona significativamente. Neste sentido é importante estabelecer contato com zeladores e porteiros dos prédios da região. Também poderão ser utilizados folhetos e anúncios em jornal de bairro.

Localização

A localização nesse tipo de empreendimento é fator preponderante para o sucesso do negócio. Deve estar situado numa rua ou avenida com grande movimentação, principalmente de pedestres e, se possível, num ponto comercial da região (supermercados, postos de gasolina, lojas de conveniência ou, até mesmo, shopping centers – pontos comerciais caros, mas de grande concentração de pessoas).

Instalações físicas

Um pequeno espaço, composto de balcão de atendimento, área de trabalho e banheiro será suficiente para o desenvolvimento da atividade, em torno de 20m2.

VOCÊ VIU?  Comércio Ambulante lucrativo, saiba como montar

Serviço

O serviço mais simples e barato, nessa atividade, é o de cópia de chaves, e é por meio dele que o chaveiro chega às atividades mais lucrativas, como a abertura de fechaduras e cofres e trocas de segredos. Uma queixa comum dos clientes é sobre cópias malfeitas, o que acaba requerendo uma ou mais visitas ao chaveiro até que a peça fique perfeita. Assim, para evitar desgastes, o profissional deve se colocar à disposição para reparos em domicílio – um atendimento diferenciado dispensado ao cliente, já que o serviço em si não oferece a oportunidade de inovações significativas.

Processo de trabalho

O processo de trabalho neste tipo de negócio é consideravelmente simples. O carro chefe de vendas – as cópias de chaves – são confeccionadas no torno de chaves (duplicador) em um sistema semi-automático, no qual há interferência manual somente no carregamento e descarregamento do equipamento. A utilização do esmeril e da morsa ocorre na necessidade de algum ajuste mais preciso na peça. Serviços externos (trocas de fechaduras e segredos) requerem pronto atendimento pois, geralmente, são situações de emergência. Definir entre este sistema e a tradicional loja de bairro requer análise e pesquisa.

Investimento inicial

Aqui vale lembrar que, ao programar a aplicação dos recursos, será necessário considerar uma reserva para suas despesas pessoais, salvo se você tiver outra fonte de renda paralela, já que em nenhum empreendimento o retorno é imediato e, praticamente, em todos os casos o proprietário não tem retirada durante os primeiros meses. É recomendável associar-se a outros profissionais que trabalhem com pequenos reparos (encanadores, eletricistas, etc). São associações que trazem vantagens aos participantes tendo em vista a possibilidade de rateio dos custos fixos (água, luz, etc.).

Equipamentos básicos para instalação de um serviço de chaveiro

  • 1 duplicadora (copiadora) de chaves;
  • 1 esmeril; 1 morsa;
  • 1 lima;
  • 1 jogo de chaves virgens;
  • 1 jogo de chaves de fendas;
  • quadro de chaves; telefone; prateleiras; balcão de atendimento com vitrine; banqueta; máquina de calcular, etc.

O total deste investimento gira em torno de R$6.000,00, apesar de que os investimentos fixos (físicos) necessários para a implantação de um chaveiro estão condicionados ao padrão de negócio que se deseja estabelecer e também da disposição do capital disponível para se investir.

VOCÊ VIU?  Como montar uma fábrica de Tomate Seco

Além do investimento fixo, há a necessidade de se dispor de um CAPITAL DE GIRO para a aquisição do estoque inicial de mercadorias, da manutenção das despesas fixas, e de outras despesas, tais como o registro da empresa.

Estoque

Para adequar o capital disponível à necessidade de mercadorias, o empreendedor deverá fazer uma pesquisa a fim de detectar os itens de maior giro no mercado. Esta pesquisa poderá ser realizada com base na concorrência e nas necessidades de mercado da região. O valor estimado para um estoque inicial mínimo gira em torno de R$ 700,00.

Custos fixos

Para que a empresa tenha uma base mínima que torne viável o negócio, considera-se despesas de aluguel do imóvel, salário do funcionário contratado para garantia dos atendimentos externos (acrescido dos encargos sociais), despesas com água, energia elétrica, conta de telefone, honorários do contador e demais despesas como materiais de limpeza, manutenção, materiais de escritório, etc., irão variar de acordo com a estrutura adotada pelo empreendedor. O índice de perdas é desconsiderado pois raramente ocorrem e, quando isto acontece o valor gasto é muito baixo.

Fornecedores

O serviço prestado neste tipo de negócio não exige do empreendedor especialização na área, nem profundos conhecimentos sobre as tarefas a realizar. Entretanto, o conhecimento das fontes de fornecimento aparece como item de grande importância na viabilização desse negócio. Os fornecedores de equipamentos e materiais para a instalação e operacionalização de um chaveiro são, principalmente, lojas de ferragens e eventualmente, fabricantes e seus representantes para aquisição direta.

VOCÊ VIU?  Como montar uma Loja de Frios e Laticínios

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretaria da Receita Federal;
– Registro na Secretaria da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu serviço de Chaveiro para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização), e também o Alvará de Funcionamento.

Referências:

SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

2 Comments

  1. eliton

    maio 31, 2016 at 12:58 pm

    aonde eu consigo curso de chaveiro no rio de janeiro porem trabalho embarcado e so fico 15 dias em casa .

  2. Cursos de chaveiro: prof. Santana

    dezembro 18, 2015 at 3:14 pm

    Dou aulas de chaveiro a mais de trinta anos, tanto na area residencial como na area comercial, industrial e automobilistica,

    Informações: sanchaveiro@yahoo.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *