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Ideias de negócios

Montar uma Colônia de Férias gastando pouco

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Saiba como montar uma Colônia de Férias lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com atividades recreativas. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Colônia de férias

Apresentação

Existem milhares de pais aflitos para encontrar uma ocupação para seus filhos durante as férias, principalmente nos grandes centros urbanos, cada vez mais distanciados do meio rural, como também há milhares de alunos ansiosos para fazer as malas e embarcar numa agradável aventura com os amigos, para isto existem as colônias de férias.

Mercado

Nem mesmo a recessão, que provocou uma queda de 20% no movimento e obrigou os empresários a diminuírem suas margens de lucro de 30% para 15% ou 20%, ofuscaram o potencial do negócio que esta em franca expansão.

Estrutura

A estrutura deve contar com alojamentos, cozinha, restaurante e tudo que uma criança pode desejar como piscinas e cachoeiras, porém, pode-se optar por alugar sítios de terceiros para evitar não só o pesado investimento na construção como também a manutenção do empreendimento.

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

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Pessoal

O pessoal envolvido na operacionalização do acampamento pode ser contratado somente para os eventos, diminuindo-se os custos operacionais, entretanto, com relação aos monitores, este custo não cai tanto, visto que, é necessário que tenham experiência e formação universitária em educação física, pedagogia ou psicologia.

Clientes

Os principais clientes das colônias de férias são os pais das crianças e as escolas particulares.

Características do ramo

Conquistar pais e professores não é, contudo, nada fácil, trata-se de um ramo delicado, que exige muita responsabilidade e paciência para lidar com grupos numerosos de crianças, vinte e quatro horas por dia, durante um ou vários dias. É preciso garantir transporte, boa alimentação, alojamentos adequados para meninos e meninas, zelar pela saúde e pela alegria das crianças.

Os serviços

Os serviços que uma colônia de férias pode oferecer são os mais variados, e podem ser separados de acordo com a faixa etária, trabalhos manuais com argila, tear, noções de astrologia em noites limpas, numerologia, histórias e outros temas esotéricos que sempre atraem a atenção dos pequenos.

O que é preciso para vencer nesta atividade

Para vencer nesta atividade é preciso oferecer uma receita que mistura segurança, área verde e uma sofisticada e cara estrutura de lazer.

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Como aproveitar a baixa temporada

Na baixa temporada pode-se manter o local sempre ocupado realizando-se eventos nos finais de semana e feriados, mantendo-se assim o faturamento.

Propaganda

A propaganda boca a boca feita pelos pais é extremamente eficiente para garantir a lotação nos meses de férias, mas não resolve o problema da ociosidade dos acampamentos nos demais meses do ano. É por isso que se deve investir pesado nas escolas. Uma visita ao diretor ou a determinado professor pode brindar a empresa com vários acampamentos curtos de um dia ou final de semana, os chamados day camps, com grupos de mais de cem crianças de uma só vez. Essa estratégia assegura rentabilidade ao negócio durante todo ano.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS, (Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal);
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

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Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário,

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