Ideias de Negócios

Peças de Porcelanato – Saiba como fazer

By  | 

Saiba como fazer Peças de Porcelanato gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fabricando peças de porcelanato, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Peças de porcelanato

A porcelana faz parte da arte artesanal e para a sua preparação são utilizados como matéria-prima os minerais: substâncias argillosas (caulim e argila), feldspato e quartzo em suas devidas proporções temos uma massa (barbotina) e através dela são moldadas peças e levadas ao forno a uma dada temperatura para que elas sejam queimadas. Depois de queimadas é dado o acabamento nas peças como pintura ou a aplicação de decalque.
A melhor maneira de se obter conhecimento no assunto é freqüentando cursos e realizando experiências em casa. A modelagem das peças pode ser à mão ou com a ajuda de moldes.

Detalhamento técnico

A porcelana branca é um produto já acabado e pronto para o uso. O branco da porcelana é um verniz extremamente resistente queimado a aproximadamente 1400°C. Sobre o verniz branco da porcelana, aplica-se as decorações em tintas das mais variadas cores, em ouro ou em prata e até mesmo decalques. Qualquer aplicação sobre o verniz branco, é considerado uma decoração que precisa ser queimada novamente.

Usamos dois processos de queima para que as decorações se fixem ao verniz branco da porcelana:

1) Fogo forte ou baixo esmalte

Ideal para hotelaria pois a queima é feita a aproximadamente 1200°C e as decorações praticamente não apresentam desgaste com o uso e são resistentes à máquinas de lavar.

2) Sobre esmalte

Tem a vantagem de conseguir uma faixa maior de tonalidades porém, apresenta desgaste com o tempo de uso e não é resistente à máquina de lavar. Em ambos os processos as decorações são feitas a base de decalques, filetes ou aerógrafos com aplicações feitas sempre de forma manual. É possível desenvolver decorações que vão de somente um logotipo a uma elaborada decoração em toda a peça.

Matéria prima e suas funções

As principais funções de cada uma das matérias primas na massa de cerâmica branca são dadas abaixo:

Argila

Responsável pela plasticidade e pela resistência mecânica a verde e a seco, além de ser fonte de alumina e sílica;

Caulim

Apresenta menor plasticidade e resistência mecânica a verde e a seco do que a argila, no entanto favorece a cor branca e a translucidez das peças, por ser em geral mais puro do que as argilas. Os caulins, em geral, contribuem positivamente para as características das barbotinas destinadas ao processo e colagem.

VOCÊ VIU?  Forminhas de Papel - Saiba como fazer

Quartzo

Reduz a plasticidade da massa, porém favorece a secagem das peças. Ele é um dois componentes fundamentais das massas para controle da dilatação e também para ajuste da viscosidade da fase líquida formada durante a queima. O quartzo contribui também para a cor branca, a translucidez e a resistência mecânicas das peças após a queima.

Feldspato

É um dos principais fundentes empregados em cerâmica, que além de provocar a soldagem dos grãos, ele permite a confecção de produtos mais densos e de baixa porosidade aparente.

Fabricação

A composição clássica da porcelana corresponde a 50% de substância argilosa, 25% de quartzo e 25% de feldspato, no entanto variações podem ocorrer em função das propriedades desejadas. De um modo geral pode-se dizer que a composição situa-se dentro dos seguintes limites:

Substância argilosa (caulim e argila) 40% a 60%
Feldspato 20% a 35%
Quartzo 20% a 40%

Processo de fabricação

As matérias primas (argilas, caulins, quartzo e feldspato) já numa granulometria adequada são moídas a úmido em moinho de bolas, para ajuste da granulometria e para se obter uma íntima mistura das matérias primas. A massa assim obtida é depositada em tanques sob agitação mecânica.

Temos duas linhas de produção:

  1. Colagem: onde após acerto das propriedades da suspensão (barbotina) mediante a adição de reagentes químicos, a barbotina é bombeada para o setor de fundição.
  2. Torneação: dos tanques a massa é bombeada para os filtros prensa, onde é feita a eliminação parcial da água e a massa adquire a forma de tortas. Estas são deixadas em repouso por um certo tempo, para ajuste da umidade e em seguida são extrusadas para obtenção de tarugos. Os tarugos são cortados em fatias de determinada espessura. As fatias são torneadas automaticamente em tornos tipo Ruller ou manualmente em tornos cerâmicos convencionais.

Sites afins

Pisos, Revestimentos e Pastilhas‎: http://www.casashow.com.br
Porcelanato: http://www.duratto.com.br
Limpa Rejuntes Encardidos‎: http://www.leroymerlin.com.br/
Porcelanato Piso e Azulejo: http://www.cec.com.br/

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Artigos relacionados: porcelanato preço, preço de piso porcelanato, preço de porcelanato, fotos piso porcelanato, preços porcelanato, pisos de porcelanato, porcelanato em promoção, piso de porcelanato, preços de pisos porcelanato, pisos porcelanato eliane, porcelanato piso preço, preço porcelanato, promoção de porcelanato,   rodapé para porcelanato, piso porcelanato.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

VOCÊ VIU?  Glossário e termos da Internet e Informática

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *