Marketing

Branding

 

 

 

By  | 18/07/2018

No mundo moderno as empresas são reconhecidas pelos produtos que criam e vendem, pela contribuição que geram e pela marca que desenvolvem. Essa marca, para quem trabalha com marketing tem um sentido amplo e é designada como branding. Mas afinal, o que é branding? Branding é marca de uma empresa perante um mercado específico. Com ela a empresa desenvolve sua reputação e cria uma identidade para conversar com seus mais diversos públicos.

 

O consumidor escolhe, sob parâmetros sociais, psicológicos e emocionais as marcas que irá utilizar e assim se reconhecem como integrantes de um círculo social. O branding marketing é a utilização da marca como ferramenta de marketing para criar reputação, aumentar as vendas e instigar o consumidor a escolher determinada marca em proveito de outras.

 

Quando nos perguntamos o que é branding, devemos ir um pouco além e pensar na estrutura de marketing desenvolvida pelas empresas. Um setor primordial de uma empresa é o marketing, ele guia as ações da empresa e estrutura diversas áreas. Dentre as estratégias de uma empresa o setor de marketing cuida das estratégias de branding, de produto, de relacionamento e outras. O branding cuida de uma parte essencial da organização, sua reputação e presença, e com ele desenvolve ações de relacionamento com o mercado e consumidores.

 

Os estudos em branding vão além, hoje já existem cursos específicos sobre está área e profissionais que trabalham unicamente com a marca da organização. Muitas destas ações são institucionais, referentes à forma como a empresa quer ser reconhecida e se perpetuar no mercado. Para quem estuda marketing, o branding é uma estratégia que está atrelada ao posicionamento da marca e vem perpetuar a identidade organizacional para o público interno e externo.

 

Estratégias de brading vão de ações em redes sociais, criando uma brand persona para ser a voz e a identidade da empresa perante seus públicos, até presença em eventos, parcerias estratégicas e relacionamento com fornecedores. A forma como a empresa será reconhecida depende da forma como ela decide se comunicar com o mercado e seu público-alvo. Para isso é essencial estudar branding e compreender a importância de ações estruturadas para fortalecer o valor da marca e posicioná-la frente aos concorrentes.

VOCÊ VIU?  Montar Carro de Som para publicidade

 

Ações estratégicas de branding trabalham com contenção de crises de imagem, assessoria de imprensa, relacionamento com parceiros para fortificar relacionamento. Outras importantes estratégias de comunicação estão atreladas a identidade visual da marca, que deve ter uma presença e significação que firme na mente do consumidor a marca desejada. Ações que apenas comunicam promoções, produtos ou uma empresa sem que tenham continuidade e posicionamento não podem ser ditas de branding.

 

Agora se você imagina que branding é algo simples de ser realizado e construído, está enganado. Para o marketing criar uma identidade que represente a empresa e sua cultura organizacional e que construa no imaginário do consumidor a marca que a empresa desenvolve é algo difícil de ser realizado. Tanto que diversas empresas que estão há anos no mercado ainda não tem marcas fortes e consumidores fiéis, apenas permanecem por preço ou produtos específicos. O que não quer dizer que não trabalham o branding, mas o trabalham aliado a outros pontos do marketing, como produto ou promoção e não como formação de marca.

 

Quem deseja estudar mais sobre branding ou criar sua empresa, precisa ter em mente que branding é construído diariamente na forma como sua empresa se relaciona, se comunica e se apresenta para os mais diversos públicos. As marcas são construídas ao longo do tempo, mas necessitam de continuidade e posicionamento para serem compreendidas e desejas.

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *