Marketing

Marketing Multinível

 

 

 

By  | 19/08/2017

Diferente das famosas ‘Pirâmides Financeiras” O Marketing Multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede possibilita a remuneração a medida que um vendedor da sua rede efetua uma compra de produto ou serviço, ou seja, quanto maior a rede de vendedores maior será a possibilidade de ganhos.

 

Já faz tempo que o marketing domina o mercado de vendas e aliado a ele, várias empresas do seguimento estão se dando bem.

 

A verdade é qualquer tipo de negócio carece dos valores do marketing moderno, uma vez que sem eles e suas regras básicas, ficaria impossível que qualquer tipo de comércio viesse a decolar.

 

A forma de ver o comércio e seus clientes mudou totalmente na década de 1980. Com a chegada da globalização, as empresas começaram a caminhar juntamente ao marketing de relacionamento, que significava uma fidelização para com o cliente.

 

Em outras palavras, desde lá ficou claro que as instituições precisavam cada vez mais estar mais perto de seus clientes, caso isso não fosse seguido era possível que os negócios naufragassem depressa.

 

Foi em uma dessas reformulações quanto ao modo de se vender que surgiu o marketing de multinível. Este novo modo de comercialização fez com que houvesse mudanças significativas na ação promocional em alguns tipos de negócios.

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Veja abaixo uma explicação detalhada sobre Marketing Multinível, assim sendo ele pode dar aquele guinada que você tanto precisa mas que nunca conseguiu atingi-la.

 

O que é?

Também é conhecido como marketing de rede, trata-se de um modelo comercial de distribuição de serviços e comércios em que os ganhos podem vir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores.

 

Alguns sinônimos também são usados para denominar o Marketing Multinível no mercado:

  • Marketing de rede
  • Multilevel Marketing
  • Network Marketing

 

Quem usa o Marketing Multinível?

 

É, geralmente, usado por empresas, fabricantes, importadoras e distribuidoras. Esse canal de vendas funciona para quem possui mercado de varejo, quem trabalha com vendas diretas, vendas por catálogo e, por fim, quem trabalha diretamente com o Marketing Multinível.

 

Diferença do Marketing Multinível para pirâmide

 

Diferente de outros tipos de marketing, esse tipo diferencia-se do chamado esquema em pirâmide por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda de mercadorias, enquanto no esquema da pirâmide os lucros vêm do recrutamento de vendedores, não existindo produto, de fato.

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Adesões ao Marketing Multinível

 

Segundo mestres no meio, o numero de companhias que tem adotado esse sistema tem crescido cada vez mais. Isso se deve ao fato de levar maior conforto ao cliente. Pois o crescimento da base de clientes é limitado pela quantidade de pessoal de vendas.

 

Para aumentar a sua presença no mercado, é pedido aos vendedores que recomendem pessoas interessadas em trabalhar no mesmo ramo. O incentivo vem quando se é oferecido um prêmio para cada recomendação.

 

Há também premiação de vendedores, quando este se mostra um ótimo profissional e está disposto a bater metas e ser o melhor em sua ocupação. Há casos de empresas que além do p^remio em dinheiro oferecem carros zero km.

 

Aqui os vendedores assumem uma postura empreendedora e independente controlando seus próprios negócios.

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Vale a pena aderir ao Marketing Multinível?

 

Esse tipo de marketing é considerado vantajoso principalmente por 2 aspectos:

 

  1. Dispensa ou não exige tanto gastos com publicidade, visto que os próprios vendedores fazem a divulgação de produtos ou serviços.
  2. O Engajamento dos vendedores é muito grande pela possibilidade de remuneração permanente.

 

Existem companhias bilionárias que utilizam o Marketing Multinível como o único canal de vendas e até de publicidade, mais nem todas as companhias ou produtos e serviços tem o perfil ideal para esse tipo de Marketing.

 

Já para pessoas físicas que desejam se aventurar, pode ser um bom negócio desde que tenha perfil de liderança e facilidade de comunicação já que o principal objetivo não é vendas e se o recrutamento de novos vendedores.

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