Connect with us

Negócios

O impacto da  corrupção nos negócios

Published

on

Corrupção nos negócios

A corrupção gera um cenário de concorrência desleal e impacta toda uma cadeia.

Nos últimos anos muito se falou sobre corrupção, principalmente no meio politico. Grandes escândalos com impactos nacionais foram veiculados na mídia para que todo mundo tivesse ciência.

O que muitas vezes não fica claro, é que essa corrupção politica que temos acompanhado também afeta o mundo dos negócios e a vida do empreendedor brasileiro. Afinal, o que é essa tal corrupção?

Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.

O empreendedorismo no mundo dos negócios tem como objetivo gerar emprego, renda, riqueza e transformação para a sociedade de uma maneira geral. Quando a corrupção se encontra com o mundo dos negócios | empreendedorismo essa conta se inverte, os benefícios que o negócio traria para a sociedade ao redor são extintos, pois a corrupção visa o unilateralismo, um pequeno grupo enriquecendo ou levando vantagem enquanto toda uma cadeia fica impactada negativamente.

A corrupção gera um cenário de concorrência desleal e impacta toda uma cadeia. A partir do momento que um membro do ecossistema empreendedor é corrompido, todos são impactados por essa ação. Corrupção é como se fosse um iceberg, vemos uma pequena parte exposta, porém não temos a visão do estrago que o todo pode fazer.

Pesquisa inédita do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas) mostra que 31% dos empreendedores entrevistados apontaram a corrupção como o principal obstáculo enfrentado em 2017, seguido pelo desemprego alto (25%) e pela taxa de juros elevada (17%). Para 52% dos donos de pequenos negócios, o ano de 2017  foi pior do que 2016¹.

Enquanto tivermos corrupção sendo praticada por nossos políticos (de todas as esferas), por empresários (como o caso da Carne Fraca e Lava-Jato demonstraram), pelo nosso Judiciário e mesmo pelo nosso povo em termos gerais (a velha história do “jeitinho brasileiro”), nunca seremos um país verdadeiramente de “ ORDEM E PROGRESSO”.

Com todo esse cenário atual, muito vem se falando sobre como combater a corrupção no mundo dos negócios. Nesse quesito o COMPLIACE está em evidência, sendo implantando pelas grandes corporações. Trata-se de ação interna da empresa voltada a garantir que o negócio se mantenha dentro das regras estabelecidas pelos órgãos reguladores.

Não há dúvidas que o desenvolvimento do país seria muito maior se tivéssemos menos corrupção, o Brasil é um pais de empreendedores criativos e inovadores. Penso que é necessário tornar a corrupção mais custosa para os seus praticantes, punindo com menos flexibilidades e regalias. Afinal, ninguém deveria estar acima da lei.

ALAN FARIAS COSTA Administrador, especialista em Comunicação e Marketing Empresarial, palestrante e membro do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe (CJE-SE)

Portal de notícias sobre o Mercado de Trabalho. Equipe de profissionais e colaboradores atualizam o portal diariamente com notícias relevantes sobre emprego, renda, empreendedorismo e qualificação profissional.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Em Destaque

Copyright © Emprega Brasil. Todos os direitos reservados.