Conecte-se conosco

Dicas valiosas

Que animal de estimação é melhor pra mim?

Que animal de estimação é melhor pra mim

Muita gente tem vontade de ter um bichinho em casa, ou pela companhia, ou por qualquer outra razão, enfim, existem muitas coisas a se considerar antes de comprar ou adotar um animal de estimação.

Comprar ou adotar?

Tudo na vida tem as vantagens e desvantagens e com a compra ou adoção não é diferente.

Vantagens de comprar um animal de estimação.

Ao comprar você tem maiores chances de escolher o animal exatamente do jeito que você quer, como cor, tamanho, raça, temperamento e etc.. Você pode até treiná-lo a fazer truques e outras coisas mais.

Desvantagens de comprar um animal de estimação

Talvez você esteja contribuindo para um comércio e não considerando os animais como eles são de verdade, seres vivos que sentem e sofrem. É provável que os gastos que você terá com um animal de raça seja bem maior do que com um “vira-lata” por exemplo.

Vantagens de adotar um animal de estimação

Primeira coisa que nos vem à mente é que estamos fazendo um ato de solidariedade e amor. Também estamos ajudando os centros de adoções, Pets e centros de controle de zoonose que normalmente estão abarrotados de animais para serem adotados.

Pense em quais seriam as opções de um animal abandonado se ninguém o adotasse: ou ficaria na rua correndo risco de ser atropelado e outros perigos, ou viveria num abrigo só esperando a morte. Que triste!

Desvantagens de adotar um animal de estimação

Sou suspeita pra falar porque os dois animais que já tive foram de adoção e em nenhum momento me arrependi. Eles eram saudáveis, viveram muito e me trouxeram muita alegria. Mas se você está preocupado com pedigree ou algo do tipo, dê preferência à compra mesmo.

Francamente, existem tão poucas desvantagens em se adotar um animal que mesmo que você procure sobre isso na internet terão poucas matérias a respeito.

Afinal, qual o animal de estimação é melhor?

Foi-se o tempo que as pessoas tinham que escolher entre cão ou gato. Entre as opções estão: peixe, coelho, hamster, porquinho da Índia, ou até mini porco mesmo, pássaros e animais exóticos como cobras e iguanas.

Falando dos animais mais básicos como cachorro, gato e pássaro.

Porque escolher um cachorro?

Existem tantas raças de cachorro, com seus vários tamanhos e personalidades que seria bom você tomar um tempo para se decidir qual delas mais combina com seu estilo de vida. Você pode até pedir sugestões para um veterinário.

Independente do cão que você escolher, você terá responsabilidades como, limpar a sujeira dele (o que talvez inclua lavar o local que ele fica diariamente), levar pra passear, para tosar, tomar banho. Avalie se o animal terá um espaço suficiente para andar, dormir e não ficar estressado.

Porque escolher um gato?

Você já deve ter ouvido a frase “gato gosta da casa não do dono”. Normalmente quem diz isso é porque nunca teve gato, pois quem tem vê que isso não é verdade. O que acontece é que o gato é sim muito mais independente que o cão. Basta que você coloque ração uma vez ao dia e isso será suficiente até o dia seguinte. Já o cachorro, normalmente, come toda a porção de uma única vez. Claro que estou falando isso de um modo geral e por minhas próprias experiências mas pode variar de caso a caso.

A sujeira deles é muito fácil de limpar. Eles têm uma caixa com areia granulada que nem custa tão caro, em torno de 10 a 20 reais o saco que dura muitos dias e você tem que trocar essa areia e lavar a caixa uma vez por semana mais ou menos.

Um problema que muitos veem são as unhas que podem estragar os móveis. Existem no mercado muitos brinquedos e arranhadores para distraí-los. Até mesmo para os sofás existem tecidos que evitam que eles puxem o fio.

Algo muito importante é que sejam castrados o quanto antes, pois isso evita que saiam de casa, diminui o cheiro forte da urina e evita que as fêmeas fiquem prenhes.

Porque escolher um pássaro?

Assim como o cão, existem vários tipos de pássaros. É um animalzinho com o qual você não poderá interagir muito já que ele ficará em uma gaiola. Existem algumas pessoas que conseguem, com treinamento, fazê-los não voar para longe e assim mantê-los livres da gaiola.

A gaiola deve ser limpa todos os dias assim como trocar a comida e a água. Alguns pássaros gostam de tomar banho na água, então fique atento para mantê-la sempre limpa ou ter vários potes. Alguns acham uma boa ideia ter um casal de pássaros para que eles não se sintam sozinhos além de ter uma gaiola grande.

Quero mesmo um animal exótico?

Bom, e se você pesquisou, pensou, mas chegou à conclusão de que esses animais fofinhos são muito comuns pra você? Bem, daí você pode partir pra aqueles não tão comuns assim.

Pra você ter um animal exótico em casa é preciso ser algo legalizado, com autorização do IBAMA e tudo mais e isso talvez seja caro.

Veja aqui alguns exemplos desses animais incomuns, mas lindos. O sagui é bem pequenininho, tem 10 cm de altura e pode custar de 2 a 4 mil reais.
A chinchila mede de 20 a 30 cm e come ração específica, além de frutas e como gosta de gastar energia já existem no mercado gaiolas preparadas pra elas. Vai te custar uns 200 reais.

O furão ficou bem popular nos últimos tempos. São muito agitados e curiosos, também são sensíveis, não suportando temperaturas muito altas e nem muito baixas. Custa uns mil reais pra comprar e uns 200 reais de manutenção mensal.

A iguana não é um animal que muita gente aprecia, mas ainda assim tem seus fãs. Também são sensíveis a muito calor e muito frio. Custa de 400 a 800 reais.

Como você viu tem bicho pra todo gosto, desde animais fofinhos e dóceis até aqueles não tão lindinhos, mas que podem lhe servir muito bem como um amigo e companheiro. Agora é só você escolher qual mais combina com você. Ah, não se esqueça de se decidir quanto à compra ou adoção. Se me permitem sugestão, com tantos animaizinhos implorando por nossa atenção de graça, porque não? Mas isso é só minha opinião. Respeito todas.

O principal é: Cuide do seu bichinho com muito amor, independente se você comprou, adotou, se ele é comum ou exótico, você não vai se arrepender.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro4 semanas ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro4 semanas ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro4 semanas ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro4 semanas ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro4 semanas ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro4 semanas ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro4 semanas ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro4 semanas ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro4 semanas ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro4 semanas ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Trending