Conecte-se conosco

Dicas valiosas

Vale a pena fazer um cruzeiro?

Vale a pena fazer um cruzeiro

Qua tal fazer um cruzeiro? Bem, eu sou suspeita pra falar já que fiz dois e pretendo fazer mais, mas conheço pessoas que fizeram e não gostaram. Aqui preparamos algumas dicas e sugestões para que você. Veja se esse é o tipo de passeio que lhe agrada e lhe cabe no bolso.

Como escolher um cruzeiro?

Existem cruzeiros pra todos os gostos inclusive os com temas. Por exemplo, de música, de um cantor específico como é o caso do Roberto Carlos. Alguns são focados na diversão, com tobogãs e surfe a bordo. Ainda outros são bem luxuosos, mais indicados para os casais apaixonados. Enfim, você deve analisar seu perfil e momento na vida para decidir o que mais se encaixa oportunamente. Lembrando que cada escolha envolve um custo pra mais ou pra menos.

Como economizar ao fazer um cruzeiro?

Antes de mais nada precisamos nos preparar financeiramente para um cruzeiro. E isso não se faz da noite para o dia. Procure por preços baixos em agências de viagem, na internet e em sites como o Decolar.com ou Submarinoviagens.com.br , que costumam ter boas opções. Ou você pode até mesmo consultar os sites das próprias empresas de cruzeiros como MSC, COSTA OU ROYAL CARIBBEAN.

Cruzeiros menores, os chamados mini-cruzeiros, podem ser uma boa opção pra você. Poderá tanto pagar menos quanto experimentar uma viagem desse tipo pela primeira vez.

Outra dica é tentar fazer o seu cruzeiro fora da estação. Aqui no Brasil vai de dezembro a março. Isso pode baratear sua viagem.

Cabines internas são as mais baratas e quanto mais baixo o deck mais baixo é o preço também. É importante ver o mapa do navio antes de decidir por qual cabine comprar.

O que esperar ao fazer um cruzeiro desde o comecinho?

Então, digamos que você fechou seu cruzeiro e o grande dia chegou. Como será? Bem, depois que você fizer o check-in, receberá um cartão que servirá tanto para abrir sua cabine como para consumir algum item lá dentro. Uma espécie de cartão de crédito.

Algo que parece bobagem, mas que já conversei com algumas pessoas que não sabiam é que você já pode ir usufruindo dos benefícios de um cruzeiro assim que estiver a bordo. Independentemente se o navio irá zarpar imediatamente ou daqui há algumas horas. Uma dica é que você leve uma bolsa de mãos com roupas de piscina, chinelo ou mesmo uma roupa mais leve que você queira trocar.

Quanto à sua bagagem maior, assim que você chegar no porto, elas vão para um lado e você para outro.  Apenas mais tarde, no fim do dia, é que elas estarão na porta da sua cabine.

Quando você entrar na sua cabine, haverá um jornalzinho. Nele se encontra toda a programação do navio, com horários de shows por exemplo.

Lembrete importante: NÃO ESQUEÇA DE LEVAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, QUER SEJA O DOCUMENTO DE IDENTIDADE OU O PASSAPORTE. Sem eles você fica pra trás mesmo!

Está tudo incluído no preço ao fazer um cruzeiro?

Nem tudo. Se você optar pelo All-inclusive terá direito a alguns tipos de bebidas como cervejas, sucos, água e um ou outro vinho. Mas dentro do navio eles ficam te oferecendo pacotes de bebidas alcoólicas. Se você bebe muito compensa, mas acho que o que já está incluído é suficiente. Porém, se você quiser algo além, como uma bebida no bar da piscina por exemplo, você pode pedir à parte. Mas, lembre-se, é tudo cobrado em dólar. Avalie bem se pelo tanto que você bebe e pelo preço individual de cada bebida não compensa adquirir o pacote de bebidas.

A gente come demais ao fazer um cruzeiro?

Como pessoa gulosa que sou, não posso negar que o que mais me atraiu em um cruzeiro é poder comer à vontade sem me preocupar com o valor da conta depois. A única preocupação é a da balança depois. Mas isso pode ser um assunto para um outro artigo.

O café da manhã e o almoço são livres. Ou seja, não tem uma mesa específica que você deva sentar, aquela que estiver livre você pode usar. Isso é bom e é ruim. Bom porque você não precisa ficar presa a uma mesa que não gostou, e ruim porque normalmente está sempre cheio.

O horário também é intragável vantagem, sempre tem comida, quase que 24 horas. Quem está de dieta, já era. São muitas opções de comida e você vai se servindo ao redor do navio.

Quanto ao jantar é um pouco diferente. Você tem a opção de 3colher entre o primeiro ou o segundo turno, prefiro o segundo que é mais tarde. Você escolhe no cardápio entre 2 opções de entrada, prato principal e sobremesa. Um estilo um pouco mais requintado que o almoço.

Fazer um cruzeiro dá muito enjoo?

Muita gente passa mal só de pensar que vai ficar dentro de uma caixa flutuante em cima do mar, mas calma, pra tudo dá-se um jeito.
Algumas pessoas são mais sensíveis e podem de fato enjoar mais. Hoje já existem remédios que você pode tomar antes mesmo do embarque e eles nem vão te dar sono. Mas é verdade que o navio balança muito? Depende pra onde você está indo, das condições do tempo. Eu mesma já viajei em condições que tinha que segurar no corrimão (sim, existe corrimão nos corredores, não se preocupe) e que os cabides balançavam no guarda roupa, mas também já naveguei em águas mais calmas que você nem percebe que está em um navio.

Que atividades existem dentro do navio?

Existe uma infinidade de coisas que você pode fazer a bordo de um navio. A começar por aproveitar da piscina, salão de jogos, cassinos, bares com música ao vivo, lojinhas de compras, shows à noite que podem ser de mágica ou até imitação de comediantes, todos muito talentosos. Se você for dos mais calmos, tem uma biblioteca ou pode até ler um bom livro em uma espreguiçadeira à beira da piscina. Desfrutar da paisagem e tirar lindas fotos também é uma boa pedida.

O que fazer quando o navio atracar em uma cidade?

Quando o navio atraca existem muitos passeios que você poderá fazer e as empresas dos cruzeiros sabendo disso oferecem excursões, mas que normalmente costumam ser mais caras. Uma boa dica é tentar desbravar os lugares por conta própria, se você estiver com mais 3 ou 4 pessoas por exemplo pode fechar um grupo e pegar um táxi para fazer um tour pela cidade. Também vale conhecer lugares a pé ou de Uber onde existir esse serviço.

Pra aqueles que querem curtir o navio sossegado essa é uma boa oportunidade já que todo mundo vai estar saindo pra passear e o navio costuma ficar vazio.

Fazer um cruzeiro é mais apropriado pra quem?

Para todo mundo. Muita gente imagina que é só para a terceira idade, e de fato, eles apreciam sim, mas lá você vê pessoas de toda e qualquer idade.
Muitos casais estão em lua de mel, muitas famílias inteiras com mães, pais, filhos e avós. As crianças são muito bem supervisionadas com monitores para distraí-las e assim darem um tempinho para os pais curtirem o momento.

Como se vestir em um cruzeiro?

Isso foi algo que me chamou a atenção já no primeiro que eu fiz. Existem pessoas de todos os estilos. Você passa por pessoas elegantíssimas com vestidos longos e os homens de terno enquanto que você está de bermuda e chinelos. É muito democrático. E todo mundo convive bem assim, cada um na sua, com liberdade. Obviamente haverá o jantar de gala ou o jantar com o comandante o de a gente dá uma caprichada.

Quais são as desvantagens de fazer um cruzeiro?

Não dá pra só falar dos pontos positivos não é mesmo!? Vamos lá.

Alguns reclamam que as taxas portuárias encarecem o preço final, é assim que acontece com um pacote aéreo. Você vê um preço ali no site e acha barato mas esquece de ler as letrinhas miúdas onde diz, taxas não inclusas. Com o cruzeiro é igual. Sempre veja o valor total, com as taxas.

Quando você fechar o seu passeio de cruzeiro e não morar perto do porto, provavelmente terá de ir até lá de avião ou carro e isso tornará o passeio mais caro. Isso deve ser levado em conta.

Ao fazer o embarque a possibilidade de haver fila é grande, pois são muitos passageiros. Talvez você não goste de ficar ali em pé, no calor, esperando para entrar.

Alguns reclamam da comida pois não acham ser possível fazer tanta comida pra tanta gente com qualidade. Eu não achei isso. Era tudo muito bom.

A piscina e a jacuzzi são sempre muito disputadas e a água é salgada.

As paradas do navio são muito rápidas e isso deixa pouco tempo pra você conhecer a cidade pra onde está indo, é tudo muito corrido. Tem que planejar antes os lugares que quer visitar e não esquecer que o navio não espera ninguém.

As cabines também podem dar uma certa claustrofobia e realmente elas não são muito grandes.

Considerações finais sobre fazer um cruzeiro

Viajar de cruzeiro tem um preço bom por tudo que se oferece ali. Você encontra de tudo lá, mas nem por isso vai usar tudo, por exemplo: se você usar o SPA vai gastar mais do que se fosse em um SPA onde mora, é muito caro. Existem outros restaurantes além dos que já estão inclusos, mas que você paga à parte, além de ser caro, não tem a mínima necessidade.
Usar a internet é outra coisa cara e que não funciona. De um tempo, faça um detox digital.

E as famosas lojinhas? Minha sugestão é que se você quer algo como um perfume por exemplo, pesquise antes o preço aqui, no lugar pra onde vai (se for um cruzeiro internacional talvez seja mais barato comprar em terra) e dentro do navio, então, veja se compensa. Outra dica é que essas lojinhas sempre fazem liquidação no último dia de navegação.

Algo muito importante são as gorjetas. No último que fiz o camareiro disse que as vezes eles passam até seis meses sem ver a família trabalhando pra tentar juntar uma graninha. Está certo é o trabalho deles, mas eles são sempre muito gentis e dedicados. Reserve o deles.

Fiquem espertos com aquelas fotos com o comandante que a gente tira e depois eles tentam vender. O preço é bem alto e na minha opinião, foto é o que não vai faltar na sua viagem.

Em resumo, acho que um cruzeiro tem tudo pra agradar. Quase impossível que a pessoa não encontre alguma coisa agradável pra se fazer lá dentro. Embora só tenha feito dois na minha vida, não tenho do que reclamar, claro que um contratempo ou outro sempre vai ter, mas nada sério.

Espero fazer outros cruzeiro. E você vai fazer ou já fez algum cruzeiro? O que achou, você gostou? Sim ou não? Conta pra gente.

Abraços.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro4 semanas ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro4 semanas ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro4 semanas ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro4 semanas ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro4 semanas ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro4 semanas ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro4 semanas ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro4 semanas ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro4 semanas ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro4 semanas ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Trending