Connect with us

Dicas valiosas

Vale a pena morar em Portugal?

Published

on

Morar em Portugal

Morar em Portugal -Nos últimos dois ou três anos tem-se falado muito em conhecer ou até mesmo morar em Portugal. Mas é claro que junto com a vontade de se mudar para um outro país surgem também muitas perguntas. (Inclusive fizemos um post sobre isso: Vale a pena morar fora do Brasil?) Neste artigo reunimos algumas das curiosidades de Portugal e dúvidas sobre se mudar para lá.

Vantagens de se morar em Portugal

Idioma

Acho que uma das primeiras coisas que pensamos quando se fala em ir morar em Portugal é que o idioma é praticamente o mesmo; e de fato é bem parecido. Mas não ache que você vai chegar lá entendendo tudo. Uma vez estive ouvindo uma palestra na Europa, mas o palestrante era de Portugal e confesso que fiquei “boiando” em algumas palavras. Claro que no dia a dia se fala muito rápido e talvez você tenha que se adaptar a isso. Mas não vejo como um empecilho para sua mudança.

A história de Portugal

O nome do país vem da sua segunda maior cidade Porto, cujo nome latino-celta era Portus Cale. Portugal expandiu sua influência nos séculos XV e XVI sobre a África, Ásia, Oceania e América do Sul, tornando-se a potência econômica, política e militar mais importante do mundo. No entanto, a importância internacional do país foi bastante reduzida durante o século XIX, especialmente após a independência do Brasil, sua maior colônia.

O clima em Portugal

Portugal tem clima pra todos os gostos. Você pode desfrutar das praias quentes ao Sul. Ou até mesmo esquiar na Serra da Estrela por exemplo. As estações do ano lá são bem definidas, com 40 graus de temperatura em um dia de verão, e a menos 10 em regiões de montanha em dias frios. No país venta bastante e, as chuvas também podem durar dias.

Saúde em Portugal

A maioria das pessoas usa o sistema público de saúde, que é de boa qualidade, com hospitais bem equipados, mas que você terá que pagar um valor por ela. Dependendo do que você for fazer paga uma taxa pelo serviço. Por exemplo: uma consulta custa em torno de 5 euros (hoje o euro está em torno de R$ 3,90). Sendo que algumas pessoas são isentas de taxas, como aqueles com doenças graves e gestantes.

Digamos que estou apenas passeando em Portugal ou se já moro lá, posso usar a saúde pública de lá? Sim! Antes você precisa pedir o PB4 ainda no Brasil.

Aqui temos o link para solicitar o PB4 gratuitamente: Ministério  da Saúde.

Segurança em Portugal

Se você estiver pensando em se mudar para Portugal porque não existe criminalidade, não é bem assim. Existe crime lá sim, porém, se comparado ao Brasil no quesito segurança, então Portugal  é o paraíso. Os índices de criminalidade são muito baixos e os crimes violentos menores ainda. De acordo com a Global Peace Index (GPI), Portugal é considerado o terceiro país mais pacífico do mundo. Só pra se ter uma ideia o Brasil está em 108º lugar. Precisa dizer mais alguma coisa?

Os crimes de maior número em Portugal tem sido o de violência doméstica e os de furto de objetos incluindo celulares. Inclusive por conta do aumento de turistas na região esse tipo de roubo também tem aumentado.

Ao compararmos os números no quesito segurança, não podemos nos esquecer que Portugal é 20 vezes menor que o Brasil, portanto é normal ter menos registro de crimes. Em 2015 foram 102 homicídios em Portugal contra 59.080 no Brasil.

Como é o custo de vida em Portugal?

Acho que isso vale pra todo lugar em que você queira morar. Quanto mais próximo do centro, acesso ao transporte público, como metrô, ônibus, trem, mercado, shopping, escolas, mais elevado também é custo do aluguel de imóveis. Você pode optar por morar em bairros não tão longe disso tudo, tipo uns 10 km de distância, e pagar menos no aluguel.

Também existe a possibilidade de alugar um imóvel já com os móveis ou não. Se você for ficar por um bom tempo é mais vantajoso alugar sem os móveis e com o tempo ir comprando aos poucos.

Os preços variam de um imóvel no centro com dois quartos entre 500 a 600 euros, e em bairros um pouco mais distantes entre 300 e 350 euros.

A alimentação em Portugal é cara?

Comer em Portugal, quer seja em casa, ou fora, não costuma ser caro. Como no Brasil, existem muitas opções de lugares, possibilitando concorrência e bons preços. Os mercados lá oferecem uma espécie de produto chamado “marca branca” que são mercadorias com a marca do próprio mercado. São mais baratos e de boa qualidade. Custam entre 30% e 40% mais baratas. No Brasil também existe isso, ao menos no mercado Dia e Coop eu já vi.

Vamos calcular que pra um casal por mês eles gastem entre 200 a 300 euros com mercado. Se optar por comer fora de vez em quando vai gastar ente 6 e 10 euros por pessoa.

Como é a culinária de Portugal?

Quando penso na culinária portuguesa já me vem à mente as azeitonas, (amo todas as azeitonas), azeites, Pastel de Belém e o Bacalhau.

A alimentação dos portugueses é bem saudável, composta de peixes e frutos do mar, legumes, saladas e com preços bem convidativos. O quilo do bacalhau custa em torno de 6 euros. Aqui, especialmente próximo à Páscoa, é muito difícil encontrar um a menos de R$ 100.

Um dos principais pratos de Portugal é a sardinha assada na grelha servida com pimentões verdes assados e batatas cozidas.

O bacalhau é a comida típica de Portugal e é o peixe mais consumido no país. Eles comem em inúmeras receitas, desde o assado tradicional que conhecemos aqui, ao cru, como em uma espécie de ceviche.

O Pastel de Belém que lá na verdade é Pastel de Nata atrai turistas do mundo todo.

Essas aqui são apenas algumas iguarias locais que já me deixaram com água na boca, imagina estando lá!

Existe também uma vasta infinidade de opções de vinhos. Pra todos os paladares e bolsos. Se você for a um mercado já poderá comprovar isso. Com cerca de 7 a 10 euros já se compra um bom vinho na região do Porto.

Como é a educação em Portugal?

Em Portugal as crianças terão uma educação de alta qualidade, não importando se será pública ou particular. Se a criança for pequena será mais fácil se adaptar mas se já passou do 5 ano talvez demore um pouquinho mais. Contudo pra isso as escolas contam com profissionais preparados. Além de que dois colegas de turma também ajudam.

No ensino básico em escolas públicas não há mensalidades, os pais pagam cerca de 50 euros por mês pela alimentação. Uma escola particular pode variar entre 80 e 400 euros.

Agora, se você já é um adulto e quer fazer uma graduação lá, é possível através do setor de Relações Internacionais da sua universidade aqui do Brasil. Você pode estudar por 3 a 12 meses. Você também pode se candidatar direto no site da faculdade de Portugal que você escolheu. Estudar e morar em Portugal pode custar entre 1.037,50 e 7.000,00 euros.

Como obter um visto para estudar em Portugal?

Depois que você for aceito em uma universidade portuguesa deve ir até o consulado de Portugal mais próximo a você e ter em mãos:

Carta de aceitação da universidade; um seguro saúde (já falamos do PB4 aqui, pode ser ele); passaporte com validade superior a seis meses; necessidade de comprovar que você tem meios financeiros para se manter no país; carteira de vacinação com vacinas em dia; certidão negativa de antecedentes criminais; comprovante de hospedagem em Portugal, como uma reserva de hotel por exemplo.

Aqui estão alguns dos principais links de consulados de Portugal de algumas capitais (São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador)):

http://consuladoportugalsp.org.br
https://www.consuladoportugalbh.org.br
https://www.consuladoportugalportoalegre.com
http://consuladoportugalrj.org.br
http://cidadaniaportuguesabr.com.br/consulado-portugues-salvador/

Como trabalhar em Portugal?

Todas as informações que vimos acima são excelente, mas se não tivermos dinheiro ou emprego, fica difícil morar em Portugal ou em qualquer outro lugar e usufruir de tudo o que lugar oferece. Então, afinal como trabalhar em Portugal?

Pra se trabalhar em Portugal o melhor é quando você já tem uma proposta de trabalho, depois disso vá até o Consulado de Portugal no Brasil e peça o visto de trabalho.

Se você não tem um trabalho lá ainda mas quer morar em Portugal pode tentar pelos sites de multinacionais como Nestlé, Microsoft, L’oreal, IBM.

Independente do trabalho que você for fazer é interessante que fale além do português, o inglês e o espanhol.

O salário fica em torno de 500 euros para serviço de atendentes, segurança, tirando os impostos e 1.000 euros se for na área de tecnologia ou medicina.

O que as pessoas dizem sobre morar em Portugal?

Ao pesquisar sobre tantas e tantas pessoas que decidiram deixar seu país para morar em Portugal, vi que muitas na verdade estavam em busca de praticamente os mesmos objetivos. Qualidade de vida, segurança e oportunidades. Todas relatam que não vivem em um paraíso, precisam trabalhar, estudar, sentem saudades da família. Porém, conseguem ver o resultado do esforço delas. A grande maioria só vem de férias e logo volta a morar em Portugal.

Acho que podemos aprender muito com a cultura e tudo mais que os portugueses puderem nos ensinar.

Quem mora em Lisboa é?

Segundo o dicionário Aurélio, quem mora em Lisboa é lisboeta. Porém, há mais verbetes para designar quem mora em Lisboa, capital de Portugal. Lisboeta portanto significa de, ou pertencente ou relativo a Lisboa.

Quem é natural ou habitante de Lisboa além de lisboeta, pode ser chamado de lisboano, lisboense, lisbonense, lisbonino, lisbonês, lisboês, olisiponense. E tem até um termo jocoso que é alfacinha.

E você, já visitou Portugal? Estudaria ou gostaria de morar em Portugal? Conte pra gente!

Blogueira, empresária, mulher, irmã, filha, dona de casa e amante de gatos. Gosta de estar atualizada com tudo que ocorre no Brasil e no Mundo por meio da leitura e das mídias disponíveis. Expressa seu conhecimentos através da arte da escrita.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Em Destaque

Copyright © Emprega Brasil. Todos os direitos reservados.