Gerentes de marketing e comunicação salário e atribuições CBO 1423 – Emprega Brasil
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Cargos e salários

Gerentes de marketing e comunicação salário e atribuições CBO 1423

Gerentes de marketing e comunicação salário e atribuições CBO 1423
  • Jornada de trabalho: 43h
  • Piso salarial: R$4.914,40
  • Salário médio: R$6.921,69
  • Maior salário: R$10.460,26
  • Salário hora: R$32,34
  • CBO 1423

Nesse artigo você vai encontrar todas as informações sobre o cargo de “Gerentes de comercialização, marketing e comunicação salário e atribuições – CBO 1423” realizada pela “Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp e Ministério do Trabalho”.

  • Tabela Salarial;
  • Atribuições do cargo;
  • Formação e experiência;
  • Condições gerais para exercício do cargo;
  • Descrição das atividades;
  • Recursos para exercício do cargo;
  • Cargos relacionados

Dica: Para encontrar o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) da sa profissão, abra sua carteira de trabalho na página de registros profissionais).

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral; implementam atividades e coordenam sua execução; assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional; desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

ELABORAR PLANO ESTRATÉGICO DAS ÁREAS DE NEGÓCIOS E /OU RELACIONAMENTOS

  1. Estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
  2. Estabelecer política comercial;
  3. Pesquisar mercado;
  4. Analisar tendências do mercado;
  5. Analisar fatores econômico-financeiros;
  6. Estabelecer metas e indicadores de desempenho;
  7. Planejar ações para promoção da imagem institucional;
  8. Planejar campanhas publicitárias;
  9. Planejar campanhas de vendas;
  10. Planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
  11. Identificar necessidade de recursos;
  12. Elaborar orçamentos;
  13. Planejar racionalização do uso de recursos;
  14. Revisar planos;
  15. Detectar expectativas e necessidades;
  16. Pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
  17. Analisar contexto;
  18. Elaborar recomendações de ações e soluções;
  19. Sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
  20. Participar de políticas e procedimentos de comunicação;
  21. Analisar fatores políticos e sociais;
  22. Analisar cenários;
  23. Sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);

IMPLEMENTAR ATIVIDADES DE NEGÓCIOS E RELACIONAMENTOS

  1. Negociar com clientes;
  2. Implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
  3. Relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
  4. Implementar campanhas institucionais e publicitárias;
  5. Recomendar doações e/ou patrocínios;
  6. Realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
  7. Realizar campanhas de vendas;
  8. Assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
  9. Criar programas e ações de fidelização de clientes;
  10. Implementar serviços de atendimento a clientes;
  11. Subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
  12. Realizar ações para ampliação de participação no mercado;
  13. Determinar faixas de preços para comercialização;
  14. Contratar serviços de terceiros;
  15. Subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
  16. Negociar com partes interessadas;
  17. Analisar demanda do cliente;
  18. Analisar a demanda regulatória do interessado;

IMPLANTAR AÇÕES DE RELAÇÕES PÚBLICAS E OUVIDORIA

  1. Sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
  2. Participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
  3. Participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
  4. Mediar conflitos;
  5. Administrar conflitos entre partes;
  6. Realizar escuta ativa;
  7. Analisar demanda reclamatória;
  8. Encaminhar solicitações aos responsáveis;
  9. Monitorar mídias;
  10. Dar retorno aos públicos (feed-back);
  11. Checar informações para divulgação;
  12. Participar da elaboração de projetos educacionais;
  13. Estabelecer diálogo;
  14. Cobrar ações;

COORDENAR ATIVIDADES DE NEGÓCIOS E RELACIONAMENTOS

  1. Monitorar metas e indicadores de desempenho;
  2. Coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
  3. Monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
  4. Acompanhar atuação da concorrência;
  5. Monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
  6. Coordenar serviços de atendimento a clientes;
  7. Acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
  8. Avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa;
  9. Gerir nível de satisfação do cliente;
  10. Monitorar a execução de serviços de terceiros;
  11. Monitorar contratos

ASSESSORAR DIRETORIA E SETORES DA ORGANIZAÇÃO

  1. Dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
  2. Dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
  3. Assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
  4. Assessorar nos contatos com a imprensa;
  5. Assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
  6. Elaborar relatórios;
  7. Redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
  8. Negociar condições e prioridades de projetos;
  9. Representar empresa publicamente;
  10. Atender a auditoria interna e externa;
  11. Avaliar alternativas de soluções;
  12. Realizar estudo de viabilidade;
  13. Promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

ADMINISTRAR RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS

  1. Captar recursos;
  2. Administrar orçamentos;
  3. Otimizar custos e recursos;
  4. Autorizar pagamentos;
  5. Gerir lucratividade;

GERENCIAR RECURSOS HUMANOS

  1. Dimensionar equipe;
  2. Definir perfis profissionais;
  3. Identificar necessidade de contratação de pessoal;
  4. Examinar currículos;
  5. Entrevistar candidatos;
  6. Gerenciar equipes;
  7. Delegar atribuições;
  8. Cobrar resultados da equipe;
  9. Avaliar desempenho;
  10. Formular plano de incentivos;
  11. Avaliar nível de satisfação da equipe;
  12. Detectar necessidades de capacitação profissional;
  13. Gerenciar remanejamentos;
  14. Listar atividades de cargos / funções;

ATUAR EM PROCESSO DE DECISÃO POLITICA

  1. Participar da formulação de políticas públicas;
  2. Elaborar estratégia de relações governamentais;
  3. Estabelecer estratégia de relação governamental;
  4. Elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
  5. Elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
  6. Gerir riscos regulatórios/ normativos;
  7. Monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
  8. Analisar risco regulatório/normativo;
  9. Planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
  10. Analisar impacto normativo;
  11. Elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
  12. Sugerir proposições legislativas/normativas;
  13. Solicitar notas técnicas as áreas competentes;
  14. Mapear processo de decisão;
  15. Informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
  16. Organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
  17. Defender os interesses do representado no processo decisório;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

  1. Liderar pessoas;
  2. Demonstrar capacidade de negociação;
  3. Tomar decisões;
  4. Demonstrar capacidade de abstração;
  5. Trabalhar em equipe;
  6. Demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
  7. Demonstrar capacidade de síntese;
  8. Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  9. Demonstrar flexibilidade;
  10. Agir com empatia;
  11. Demonstrar capacidade de organização;
  12. Demonstrar habilidades comunicativas;
  13. Demonstrar criatividade;
  14. Saber ouvir;
  15. Demonstrar visão sistêmica;
  16. Pensar estrategicamente;

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Telefones fixo e celular;
  2. Microcomputador e periféricos;
  3. Internet e correio eletrônico (e-mail);
  4. Veículos;
  5. Fax;
  6. Material impresso e publicitário para consulta;
  7. Material de escritório;
  8. Sala de reuniões;
  9. Rádio-comunicação;
  10. Data-show;
  11. Cartão de visitas;

CARGOS RELACIONADOS

  1. Gerente comercial – Encarregado de supermercado, Gerente de divisão comercial, Gerente de exportação e importação, Gerente técnico comercial;
  2. Gerente de comunicação – Gerente de assuntos corporativos, Gerente de comunicação corporativa, Gerente de comunicação social, Gerente de relações corporativas, Gerente de relações institucionais, Gerente de relações públicas;
  3. Gerente de marketing – Gerente de coordenação de marketing, Gerente de departamento de marketing, Gerente de divisão de marketing;
  4. Gerente de marketing e vendas, Gerente de produtos;
  5. Gerente de vendas – Gerente de departamento de vendas, Gerente de exportação, Gerente de mercado, Gerente de área de vendas, Gerente distrital de vendas, Gerente geral de vendas, Gerente nacional de vendas, Gerente regional de vendas;
  6. Relações públicas – Especialista de comunicação em relações públicas, Profissional de relações públicas;
  7. Analista de negócios;
  8. Analista de pesquisa de mercado – Analista de estudos de mercado, Analista de informações de mercado, Analista de inteligência de mercado, Analista de marketing, Analista de mercado;
  9. Ouvidor – Ombudsman;
  10. Profissional de relações institucionais e governamentais – Defensor de interesses ( relações governamentais), Profissionais de relações institucionais, Profissional de relações governamentais;

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Ana Luisa Diniz Cintra;
  • Ana Maria Van Loon Bodê Da Costa Dourado;
  • Antonio Carlos Mendes Parra;
  • Arthur Bernardo Neto;
  • Caio Leonardo Bessa Rodrigues;
  • Cesar Carlos Wanderley Galiza;
  • Christina Krader Thornton;
  • Cláudio Wilson Batista Ribeiro;
  • Danilo Mendes Da Silva Junior;
  • Delivaldo Alves Da Cunha;
  • Eduardo Ribeiro Galvão;
  • Guilherme Magalhães Da Cunha Costa;
  • Marcus Vinicius Moreira Sanfelice;
  • Renault De Freitas Castro;
  • Rodrigo Navarro De Andrade;
  • Sandra Castellano;
  • Stella Christina Silveira Cruz;
  • Teresa Sanches Ferreira;
  • Vera Regina De Almeida Vasconcellos Biojone;

INSTITUIÇÕES

  • Abradee;
  • Abralatas;
  • Acnielsen Do Brasil Ltda.;
  • Bmw;
  • Centro De Convenções Rebouças – Hosp Das Clínicas;
  • Cni;
  • Cultura Inglesa;
  • Dominium;
  • Dow Agrosciences Industrial Ltda.;
  • Empresa Brasileira De Correios E Telégrafos (Ect);
  • Empresa Brasileira De Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero);
  • Itaúsa Empreendimentos S.A.;
  • Laboratórios Pfizer Ltda.;
  • Mattos Engelberg Adavogados;
  • Mtsc=acpc= Ltda.;
  • Pincéis Tigre S.A.;
  • Saint Gobain Abrasivos;
  • Sindicato Nacional Da Indústria De Máquinas;

Instituição Conveniada Responsável

Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp

Fonte: Ministério do Trabalho

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